Clínica Médica
Ao término do desenvolvimento da disciplina, o pós-graduando deverá ter adquirido conhecimentos básicos sobre princípios e condições de funcionamento de métodos de avaliação educacional de habilidades clínicas, aplicáveis ao monitoramento do desenvolvimento do estudante e do profissional em formação. O pós-graduando deve também adquirir bom grau de familiaridade com a execução prática de protocolos de observação, que se apliquem à avaliação formativa e somativa do desempenho clínico. Espera-se, ainda, que o pós-graduando adquira noções das recomendações internacionais para avaliações de alta qualidade e como programas institucionais de avaliação do estudante e do profissional em formação podem ser constituídos, de modo a que os métodos mais avançados possam ser colocados em prática.
1. Compreender os mecanismos envolvidos na imunossupressão associada a transplantes de órgãos sólidos (Rim, pâncreas e fígado) 2. Reconhecer as principais síndromes infecciosas e agentes etiológicos mais freqüentes nas infecções associadas à imunossupressão em transplantes de órgãos sólidos, com ênfase na apresentação clínica, métodos diagnósticos e terapêuticos. 3. Propiciar condições para a avaliação crítica do processo diagnóstico das infecções nos pacientes imunocomprometidos, incluindo as limitações e indicações dos principais testes diagnósticos. 4. Propiciar condições para o uso racional da terapia antimicrobiana em pacientes imunocomprometidos.
Entender o estudo das fases da cicatrização, avaliando as modificações clínicas e imunológicas dos tecidos durante a evolução de lesões ulceradas; ampliar os conhecimentos e variar as metodologias aplicadas à cicatrização em modelo in vivo, in vitro e ex vivo além de focar nos conhecimentos sobre a utilização de métodos para o estudo da cicatrização. Além disso, a disciplina oferecerá conceitos sobre cultura 2D de células (fibroblastos, queratinócitos, células tronco mesenquimais) e cultura 3D por meio de suportes tridimensionais (scaffolds) para diversas área da engenharia tecidual, na tentativa de estudar biocurativos/bioenxertos.

O curso visa proporcionar aos estudantes das áreas de saúde e biológicas, os conceitos básicos sobre a estrutura dos cromossomos, os princípios da citogenética clássica e molecular, assim como sua aplicação clínica na pesquisa e prática clínica em hematologia.

Fornecer ao aluno bases para o entendimento e a utilização de ferramentas quantitativas e funcionais em pesquisa clínica com exames de imagem do tórax, principalmente a tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM) aplicados à avaliação do sistema respiratório e cardiovascular.
Abordar os principais aspectos ligados à epidemiologia, imunidade/interação parasita-hospedeiro, aspectos filogenéticos, diagnóstico e manejo da infecção e doença causada pelo Mycobacterium tuberculosis e por outras Micobactérias Não Tuberculosas (MNT) de relevância clínica.
Objetivo geral: Ao término do desenvolvimento desta disciplina, espera-se que o estudante adquira habilidades e competências que o capacitem a atuar com segurança no campo da educação superior. Objetivos específicos: Ao término do desenvolvimento desta disciplina, espera-se que o estudante esteja capacitado a: Compreender as várias teorias educacionais aplicáveis à educação do adulto; Enumerar os fatores que afetam positiva ou negativamente o ambiente de aprendizagem; Compreender os princípios básicos para o desenvolvimento dos currículos dos programas educacionais na área da saúde; Enumerar diferentes formatos de currículos estabelecidos conforme diferentes concepções; Analisar criticamente os métodos mais usuais de ensino e aprendizagem, comparando os mais tradicionais com propostas mais inovadoras; Compreender os princípios e as formas de utilização dos métodos de aprendizado ativo, com base na análise de problemas reais de saúde; Compreender o papel da avaliação formativa no reforço do aprendizado e enumerar diferentes técnicas para a sua prática; Compreender os princípios e o significado da avaliação do aprendizado e enumerar diferentes técnicas para a sua prática; Compreender os princípios e o significado da avaliação da qualidade e da eficácia dos processos educacionais na área da saúde e enumerar as diferentes maneiras de implementá-la.