Medicina Social
O objetivo da disciplina é oferecer aos estudantes uma introdução aos métodos bioestatísticos. A disciplina tem foco nas técnicas de estatística descritiva e inferencial, com ênfase na seleção adequada de ferramentas e interpretação de resultados. Ao final da disciplina, os estudantes devem estar aptos a: • Organizar, resumir e descrever dados qualitativos e quantitativos. • Diferenciar correlação e concordância. • Definir e diferenciar populações e amostras. • Definir e diferenciar parâmetros e estatísticas. • Interpretar uma variedade de testes de hipóteses. • Obter e interpretar intervalos de confiança para médias populacionais e proporções. • Escolher um método adequado para comparar proporções entre dois grupos. • Construir um intervalo de confiança 95% para a diferença entre médias populacionais. • Diferenciar “significância estatística” e “significância clínica”. • Conduzir análises estatísticas simples.
Capacitar os alunos do Programa de Pós Graduação a desenvolver pesquisas originais em serviços de saúde focando aspectos como 1) estudo e avaliação da demanda e utilização de serviços ambulatoriais e hospitalares; 2) saber desenhar investigações e aplicar metodologias adequadas nas pesquisas em serviços de saúde; 3) saber interpretar resultados dos sistemas de informações em saúde à avaliação da assistência.


Docentes: Prof Dr Juan Stuardo Yazlle Rocha
Prof Dr. Milton Roberto Laprega     

Compreender as políticas de saúde como políticas sociais. Estudar os elementos que caracterizam as políticas de saúde. Analisar criticamente as políticas de saúde no Brasil. Delinear as perspectivas das mudanças na área da saúde no Brasil e no mundo.
O conceito de qualidade e de gestão da qualidade se desenvolveu ao longo do século XX, tornando-se um modelo de referência para a tomada de decisão para os gestores dos mais variados setores. Assim, o objetivo desta disciplina é promover o resgate histórico de tais conceitos, discutindo suas aplicações especificamente na área da saúde. Pretende-se que ao final da disciplina, os alunos tenham desenvolvido uma visão crítica desses modelos de gestão da qualidade, bem como das vantagens e limitações dos mesmos na área de saúde.
Análise crítica da educação tradicional. Teorias da Educação. Compreender os fundamentos pedagógicos da e-learning. Modelar cursos tradicionais para incorporar a utilização das TIC. Promover a utilização crítica das TIC no ensino-aprendizagem em saúde. Aproximar a educação do cotidiano do trabalho em saúde.