Puericultura e Pediatria
Permitir o entendimento dos processos de crescimento físico e desenvolvimento cognitivo e emocional da criança, reconhecendo-os com processos inderdependentes. Estudar os esquemas de avaliação do crescimento e desenvolvimento tanto em nível individual como coletivo, e reconhecer suas limitações. Permitir o diagnóstico dos distúrbios do crescimento e desenvolvimento como um modelo de avaliação das condições de vida e saúde do indivíduo e da coletividade.
Introduzir o aluno aos princípios básicos e estado da arte do método científico,inferências causal e estatística, além de desenhos de estudos observacionais e experimentais em humanos, estimulando-o assim no desenvolvimento da capacidade crítica e auxiliando-o a planejar estratégias(desenhos de estudo) para o desenvolvimento de pesquisas cientificas.
OBJETIVOS: Permitir o entendimento dos processos de crescimento físico e desenvolvimento psíquico da criança, reconhecendo-os como processos interdependentes. Estudar os métodos de avaliação do crescimento e desenvolvimento tanto em nível individual como coletivo, e reconhecer suas limitações. Permitir o diagnóstico dos distúrbios do crescimento e desenvolvimento como um modelo de avaliação das condições de vida e saúde do indivíduo e da coletividade.

JUSTIFICATIVA: Sendo a Pediatria a medicina do indivíduo em fase de crescimento e desenvolvimento, é fundamental que os pós-graduandos da área de Saúde da Criança e do Adolescente e de outras áreas que se ocupam com a criança sejam capazes de entender o processo de crescimento e desenvolvimento e sua associação com os fatores biológicos, sociais, econômicos e culturais.
  1. Entender os conceitos que explicam as relações entre a história social da infância e a criança como objeto de estudo, para compreender o papel dessas relações no surgimento da Pediatria como especialidade médica e da Saúde da Criança e do Adolescente como uma visão holística desse cuidado.
  2. Discutir a prática de atendimento à criança, valorizando o contato direto desta com o pediatra e com os profissionais de saúde como sendo de importância fundamental na recuperação da saúde e que pode ter grande impacto no desenvolvimento nessa fase da vida. 
  3. Discutir e formar conceitos básicos sobre as políticas sociais, particularmente no que se refere à questão da criança, da infância, da menoridade, da mão-de-obra infantil, da adolescência, do cuidado à saúde da criança e do adolescente, da medicalização do fracasso escolar, etc.
  4. Discutir as formas de divulgação dos achados dos estudos sobre a saúde da criança e do adolescente, bem como aprofundar as discussões que trabalham a interação entre a cultura humanística e cultura científica na saúde da criança.