Programação
-
Estão disponíveis algumas imagens do material prático que os alunos irão observar no laboratório durante as aulas de anatomia da cabeça e do pescoço, como material de apoio para revisar as estruturas anatômicas.
-
Roteiro contendo as estruturas anatômicas a serem observadas durante cada aula prática do curso de Anatomia da Cabeça e Pescoço (já entregue aos alunos na primeira aula prática).
-
Resumos de assuntos importantes abordados durante as aulas teóricas de Anatomia Topográfica da Cabeça e do Pescoço.
-
Biologia de Desenvolvimento da Cabeça - aspectos gerais
Desenvolvimento do sistema nervoso central
- placa neural e fechamento do tubo neural
- vesículas encefálicas e os seus derivados
- desenvolvimento do mielencéfalo (ponte e cerebelo)
- desenvolvimento do cortex
- crista neural e nervos cranianos
- osteogênese endocondral e intramembranoso do crânio
- malformações congênitas
Sites indicados para consulta
http://www.med.unc.edu/embryo_images - site com imagens de microscopia eletrônica de varredura de embriões de camundongo, ilustra processos de desenvolvimento de diferentes orgãos e sistemas
http://ehd.org/virtual-human-embryo - site para consulta ampla, apresenta imagens de reconstruções 3D de tomografias de embriões de estados Carnegie, com todos os planos de cortes de órgãos internos
http://www.embryology.ch/indexen.html - site com material didático de embriologia, organizado por universidades suiças, inclui textos, imagens e questões teste interativas
-
Desenvolvimento do Olho
- formação da vesícula óptica e do cálice óptico
- desenvolvimento das retinas neural e pigmentar
- desenvolvimento do cristalino
- desenvolvimento da córnea
- desenvolvimento da iris e das pálpebras
- malformações congênitas
-
Desenvolvimento do ouvido
- ouvido interno a partir do placóide auditivo (ducto endolinfático, sistema vestibular, cóclea)
- ouvido médio (primeira bolsa faríngea/recesso tubotimpánico, origem embrionário dos ossos internos)
- meato acústico externo e aurícula
- malformações congênitas
-
Arcos e bolsas faríngeos e os seus derivados
- arcos faríngeos e as suas contribuições (cartilagem, musculatura, nervos associados)
- desenvolvimento da língua
- tireóide
- tonsilas palatinas, timo e paratireóides
- malformações congénitas
-
Desenvolvimento da face, cavidade nasal, palato e da hipófise
- saliências frontonasal, maxilares e mandibulares
- cavidades nasais, epitélio nasal e conexão com bulbo olfatório, Síndrome de Kallmann
- palato primário e secundário
- malformações congênitas da face
- desenvolvimento da hipófise a partir do infundíbulo e do divertículo hipofisário
-
-
O tema dos seminários é a importância e modo de ação do virus Zika como fator causador de na malformações no desenvolvimento embrionário do sistema nervoso central.
Foram escolhidos dois trabalhos publicados em revistas científicas para apresentação em forma de seminário:
Garzéz et al. (2016) Zika virus impairs growth in human neurospheres and brain organoids. Science 352, 816-818
esse artigo apresenta um modelo celular que revela o neurotropismo do virus e como causa morte celular em células neurais
Weisblum et al. (2017) Zika virus infects early- and midgestation human maternal decidual tissues, inducing distinct innate tissue responses in the maternal-fetal interface. Journal of Virology 91, e01905-16
esse artigo apresenta dados que ilustram as diferenças nas respostas da placenta de diferentes fases do desenvolvimento frente à infeção viral
Nos dias Dia 27/11 (turma A) e 28/11 (Turma B) serão apresentados dois trabalhos científicos em forma de seminário. Para tal, cada turma será dividido em 4 grupos, 12-13 alunos cada.
Turma A e Turma B:
Grupos 1 - preparam apresentação do Seminário 1 (Garzéz et al., 2016)
Grupos 2 - preparam apresentação do Seminário 1 (Garzéz et al, 2016)
Grupos 3 - preparam apresentação do Seminário 2 (Weisblum et al, 2017)
Grupos 4 - preparam apresentação do Seminário 2 (Werisblum et al, 2017)
Entre os grupos 1 e 2 será realizado um sorteio para qual grupo deve apresentar seminário; o mesmo sorteio será feito para os grupos 3 e 4.
Cada seminário deve ser apresentado e discutido dentro de no máximo uma hora.
-
-
-
-
Embrião humano de 9 semanas, a lâmina mostra o desenvolvimento das seguintes estruturas: vesículas encefálicas com plexos coróides, olho, ouvido interno e médio, gânglio do nervo trigêmeo
-
A lâmina de embrião humano de 9 semanas mostra as seguintes estruturas: cortex cerebral e região talámica do diencéfalo, mielencéfalo, fundo do olho com nervo óptico, gânglio do nervo trigêmeo, cartilagem occipital, projeção nasal, lábio superior e inferior com sulco lábio-gengival, glândula salivar
-
A lâmina de embrião humano de 9 semanas mostra as seguintes estruturas: região basal do diencéfalo com hipófise, cortes do mesencéfalo, cerebelo e ponte do metencéfalo, cartilagem da base craniana e das vértebras cervicais, seio nasal, lábios superior e inferior com sulco lábio-gengival, osso mandibular, palato secundário, língua cartilagem da laringe, tireóide
-
A lâmina de embrião humana de 9 semanas mostra as seguintes estruturas: base do diencéfalo com hipófise, mesencéfalo, cerebelo e ponte, cartilagem da base do crânio e do atlas, cavidade bucal com palato secundário, lábios e sulco lábio-gengiva e osso mandibular, língua, cartilagem da laringe, tireoide
-
-
-
-
-
-
-