Programação
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Neste espaço estão disponíveis o plano de ensino e os roteiros para as atividades solicitadas durante o semestre
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Neste espaço ficam disponíveis os materiais de aulas em PDF
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Classificação dos brinquedos
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Pesquisa: levantamento de dados
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Conceito de Projeto e Moodboard
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Estereotomia do produto - brinquedos
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Desenhos técnicos e renderings
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Marca e identidade visual
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Neste espaço ficarão disponíveis os pdfs dos textos de leitura obrigatória.
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Ler Pesquisa de mercado. Análise dos descascadores de batata concorrentes p. 152-159
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Ler Three levels of design: visceral, behavioral and reflective p. 63-92
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Ler Image Boards p. 230
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Ler Produtos industriais p. 38-40
Ler Categorias de produtos p. 41-53 -
Ler Elements of the packaging design / Typography p. 64 / Color p.83 / Imagery p.91
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Neste espaço estão textos complementares que possam auxiliar nas pesquisas durante o semestre.
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Aula 1:
Bertoldo, J.V. ;Ruschel, M.A.M. Jogo, brinquedo e brincadeira: uma revisão conceitual. Laboratório de Brinquedos e Jogos
Garon, D. Classificação e análise de materiais lúdicos: o sistema ESAR.
Bocacina, E.A.; Ribeiro, M.A. H.W. Uma viagem histórica da infância à história da vida a partir da obra "Jogos Infantis" de Pieter Brueghel.
Classificação dos brinquedos
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Leitura opcional
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leitura opcional
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Neste espaço estão as referências audiovisuais sobre diversos temas que serão abordados durante o semestre
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Filme Território do Brincar
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Filme sobre o brincar e a infância - Plataforma Videocamp
Complementar
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Ver Temporada 2 EP Lego
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Brinquedo musical
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Trabalho desenvolvido em 2018 na disciplina optativa Design de brincadeiras e brinquedos
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Video da montagem da casinha de papelão (Cristine Brondani
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Neste espaço serão entregues as atividades individuais a serem desenvolvidas durante o semestre.
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Elaborar painel de referências sobre brinquedos e brincadeiras que marcaram a infância com imagens e pequeno texto explicativo. Formato: PDF, 1 slide.
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Colocar os dados da pesquisa no site colaborativo da disciplina (será explicado na aula do dia 4/9)
Atividade em grupo
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Upload de PDF do mural de conceito e Moodboard, em uma única prancha. Entrega dia 11/9, sexta feira, até 18:00 horas.
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Upload de PDF do Mural com 5 partidos desenvolvidos por cada aluno (o Mural desta etapa deve ser individual). Desenhos digitalizados.
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Pesquisa e análise de produtos similares / análogos:
Etapa 1: leitura do texto do Baxter (descascador de batatas) - após a leitura do texto, fazer pesquisa exploratória sobre produtos similares ou análogos aos do partido escolhido pelo grupo. Após esta pesquisa preliminar, selecionar um produto para cada membro do grupo analisar.
Etapa 2 - análise do produto: o grupo deve ler o texto do Bruno Munari (ficha de análise) e elaborar uma ficha personalizada para o grupo, a partir das informações dos 2 textos (Baxter e Munari). Não precisa ter todos os tópicos que constam na ficha do Munari.
Etapa 3: cada aluno vai analisar um produto existente.
A análise deve ser entregue em PDF.
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- Relatório do Projeto em PDF
- Apresentação no Site (não é necessário incluir nenhum arquivo para esta parte - será avaliado diretamente no site da disciplina)
Critérios de avaliação
Apresentação oral e site: peso 2
Qualidade da solução: peso 4
Relatório: peso 2
Representação (render + desenhos técnicos): peso 2 -
5 partidos para a marca e elementos de identidade visual para o brinquedo
Entrega em PDF horizontal contendo 5 páginas (uma por partido) -
- Vídeo de 1 minuto (aproximadamente) para apresentação da marca e identidade visual do produto brinquedo.
Deve conter: conceito, logotipo, símbolo (se houver), marca completa, diagrama de construção, alfabeto padrão e alfabeto complementar, padrão de cores, grafismos, direção de arte para fotografia, etc. Subir o vídeo no site da disciplina.
Exemplo: Fisher-Price Brand Animation <https://vimeo.com/363346765>
- Arquivo Illustrator (.AI) formato A3 horizontal com marca versão completa em cores: CMYK, Pantone, RGB e PB com legenda.
Transformar tipografias em curvas.
Subir o arquivo AI no e-disciplinas
Critérios de avaliação
Vídeo: peso 3
Qualidade da solução: peso 6
Arquivo AI: peso 1 -
Fotografar os exercícios feitos em aula (cubo / faca de corte e análise de embalagem cartonada) e colocar em um único PDF.
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Projeto projeto gráfcio e estrutural da embalagem do brinquedo.
Entrega até segunda-feira 7/12às 14:00 horas.
Devem ser entregues:
a. planta técnica (PDF e AI) da faca
b. arte final com a faca (PDF e AI)
c. Mock up da embalagem estrutural (sem projeto gráfico) montado - (modelo volumetrico) - fotografias
d. Rendering da embalagem com o brinquedo.
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