Programação
-
-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
Departamento de Projeto / Grupo de Disciplinas de Programação Visual
AUP 0336 LINGUAGEM VISUAL GRÁFICA
2o semestre de 2020
Docentes:
Prof. Dr. Feres Lourenço Khoury | fkhoury@usp.br
Monitoras:
Amanda Yumi Hayashi Vitório | ayumihv@usp.br
Gabrielle Mendes de Souza Delgado | gabsmendes1305@usp.br
OBJETIVOS
Desenvolver a capacidade do estudante de analisar e operar a linguagem gráfica
relacionada à paisagem e temas propostos relacionando texto/ imagem, com vistas
ampliar suas possibilidades de expressão visual, caracterizando um trabalho
autoral;
Experimentar estratégias e procedimentos criativos no desenvolvimento da imagem
gráfica.
Explorar recursos de reprodução gráfica (carimbo, estêncil, fotografia e meios
digitais) para expressão de uma ideia relacionada aos temas propostos.
Provocar o pensamento poético e crítico sobre questões da imagem, seu
significado e sua expressão por meios gráficos e fotográficos.
PROGRAMA / MÉTODO
Realização de exercícios de leitura visual da paisagem
Realização de exercícios de expressão gráfica, incluindo práticas do desenho
Realização de exercícios de expressão fotográfica ou em mídias eletrônicas.
Realização de exposições e seminários sobre os trabalhos desenvolvidos.
AVALIAÇÃO
Participação contínua às aulas teóricas e práticas e exposições.
Desenvolvimento dos exercícios, realização de pesquisas e trabalhos práticos.
Atendimentos on line
DESENVOLVIMENTO
A disciplina propõe o desenvolvimento de projetos autorais, individuais ou em
duplas, pautado na leitura dos temas propostos. O processo está estruturado em 2
etapas, conforme segue abaixo nos tópicos:
-
Exercício 1 – Linguagens gráficas
Exercício voltado a experimentações com técnicas gráficas (carimbo, estêncil,
colagem etc.) para despertar a imaginação e a leitura qualificada da imagem
gráfica. Organizar o repertório para o desenvolvimento de projeto visual em torno
do tema “EXPERIÊNCIA DA PAISAGEM” .A retomada desta narrativa, implica em
um aprofundamento visual e imaginativo do tema iniciado na disciplina anterior
sobre a paisagem AUP 608, ampliando novas proposições visuais e verbais.
Procedimento: havendo possibilidade de caminhar pelo bairro, estabelecer uma
nova relação entre o caminhar, os lugares, os cantos e outros olhares. Assim
pode-se colher material pelas ruas registrando sinais gráficos a partir de,
fotografias, desenhos e outros de forma coletar material e organizar em projeto
sobre a experiência visual da paisagem.
Proposta: A partir das escolhas técnicas e coletas de material gráfico visual,
desenvolver um caderno/livro/sanfona, estudando as características do mesmo, de
modo que temporalidade e espacialidade (sequência) organizem-se pelas
características do próprio suporte/livro e pelas diferentes possibilidades do
imaginário do objeto/tema – este irá criar a representatividade do livro. O estudante
terá um formato mínimo A4 ( podendo ser outro ver abaixo), o material, capa ou
invólucro irá integrar a sequência de imagens.
Técnica livre: desenho , colagem fotografia, fotomontagem e meios digitais e
outras
Dimensão mínima A4
-
Exercício 1 – Linguagens gráficas
Exercício voltado a experimentações com técnicas gráficas (carimbo, estêncil,
colagem etc.) para despertar a imaginação e a leitura qualificada da imagem
gráfica. Organizar o repertório para o desenvolvimento de projeto visual em torno
do tema “EXPERIÊNCIA DA PAISAGEM” .A retomada desta narrativa, implica em
um aprofundamento visual e imaginativo do tema iniciado na disciplina anterior
sobre a paisagem AUP 608, ampliando novas proposições visuais e verbais.
Procedimento: havendo possibilidade de caminhar pelo bairro, estabelecer uma
nova relação entre o caminhar, os lugares, os cantos e outros olhares. Assim
pode-se colher material pelas ruas registrando sinais gráficos a partir de,
fotografias, desenhos e outros de forma coletar material e organizar em projeto
sobre a experiência visual da paisagem.
Proposta: A partir das escolhas técnicas e coletas de material gráfico visual,
desenvolver um caderno/livro/sanfona, estudando as características do mesmo, de
modo que temporalidade e espacialidade (sequência) organizem-se pelas
características do próprio suporte/livro e pelas diferentes possibilidades do
imaginário do objeto/tema – este irá criar a representatividade do livro. O estudante
terá um formato mínimo A4 ( podendo ser outro ver abaixo), o material, capa ou
invólucro irá integrar a sequência de imagens.
Técnica livre: desenho , colagem fotografia, fotomontagem e meios digitais e
outras
Dimensão mínima A4
Atendimento- 31 de agosto até 12 de outubro de 2020
Entrega- 19 de outubro no drive compartilhado
-
-
Etapa 2- A construção de um livro (duplas)
Proposta: Construção de um livro a partir de um dos três temas abaixo:
– Olhar para a Cidade ( Ex: Italo Calvino, Mário de Andrade)
– A casa ( Sophie de Mello, Álvaro Miranda)
– Muros ( Sophie de Mello, Konstantino Kavafis)
Estratégia: A partir do tema escolhido, os alunos poderão selecionar um texto a ser
composto e interpretá-lo relacionando imagem e texto, onde o texto também é
gerador de imagem no projeto editorial. As imagens deverão ser autorais.
O aluno irá propor novas organizações expressivas em uma narrativa sequencial
organizada
Sugestão de textos contidas no Drive, exemplo :
● Italo Calvino "Palomar no terraço"
● Mario de Andrade "Paisagem No4"
● Sophia de Mello Breyner Andresen
● e outros.
19 de outubro explicação do Exercício 2.
Atendimento do exercício 2- 09 de novembro até 07 de dezembro
Entrega final- 04 de janeiro de 2021
-
BIBLIOGRAFIA
Teoria: imagem, arte, arquitetura e cidade
BASSANI, Jorge. As linguagens artísticas e a cidade: cultura urbana do século XX.
São Paulo: Formarte, 2003.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São
Paulo: Brasiliense, 1989. (Obras Escolhidas, v.3).
CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CARERI, Francesco. El caminhar como prática estética. Barcelona: Gustavo Gili
AS, 2005.
CANEVACCI, Massimo. Antropologia da comunicação visual. Rio de Janeiro:
DP&A, 2001.
COSTA, Carlos Zibel. Além das formas. Introdução ao pensamento contemporâneo
no design, nas artes e na arquitetura. São Paulo: Anna Blume, 2010.
FERRARA, Lucrecia D’Alessio. Olhar periférico: informação, linguagem, percepção
ambiental. São Paulo: Edusp, 1993.
HOFFMAN, Donald D. Inteligência Visual: como criamos o que vemos. Rio de
Janeiro: Campos, 2000
JACQUES, Paola Berenstein. Apologia da deriva: escritos situacionistas sobre a
cidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens Urbanas. São Paulo: Senac, 2012.
TOLEDO, Benedito Lima de. São Paulo: três cidades em um século. São Paulo:
Cosac Naify, 2004.
Sintaxe da linguagem visual
ARNHEIN, Rudolf. Arte e Percepção Visual. São Paulo Pioneira, 1995.
DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
KEPES, Gyorgy. Language of Vision. Chicago: Paul Theobald, 1945.
MUNARI, B. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. Rio de Janeiro: Imago, 1999.
Fotografia (teoria)
ARTHUS-BERTRAND, Yann. 366 jours. Pour réfléchir à notre Terre. Paris: La
Martinière, 2003.
BADGER, G. Por que fotolivros são importantes. Zum, São Paulo, n. 8, p. 132-155,
2015.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Lisboa: Edições 70, 2004.
CADERNOS de Fotografia Brasileira. São Paulo 450 anos. São Paulo: Instituto
Moreira Salles, 2004.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. São Paulo: Papirus, 2004.
FABRIS, Annateresa. Fotografia e arredores. Florianópolis: Letras
Contemporâneas, 2009
FERNÁNDEZ, H. Fotolivros latino-americanos. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da
fotografia. Rio de
______. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São
Paulo: Cosac Naify, 2007.
______. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo:
Annablume, 2008.
FONTCUBERTA, Joan. La cámara de Pandora: la fotografia después de la
fotografía. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2010.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. Ensaios para uma futura filosofia da
fotografia. São Paulo: Editora Hucitec, 1985.
GUERRA, Abílio. A fotografia de Nelson Kon. 2006. Disponível em:
<http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/06.068/389>. Acesso em:
3 ago 2015.
MACHADO, Arlindo. A ilusão especular. Uma teoria da fotografia. São Paulo:
Gustavo Gili, 2015.
MELO, Francisco I. S. H. Cidade, Fotografia, Tipografia. Tese de Doutorado. São
Paulo: FAUUSP, 1994.
REVISTA ZOOM.
ROUILLE, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo:
Senac, 2009
SHORE, Stephen. A natureza das fotografias. Uma introdução. São Paulo: Cosac
Naify, 2014.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo:
Senac, 2010.
Fotolivros / Livros de fotografia
ABREU, F. Aprox. 50.300.000. São Paulo: Vibrant, 2016.
ANSBACH, R. A grande seca. São Paulo: Editora Madalena, 2015.
BADGER, G.; PARR, M. The Photobook: a History. v. 1. Londres: Phaidon, 2004.
BARROS, Geraldo de. Fotoformas. Munique: Prestel, 1999.
BONDUKI, I. Linha vermelha. São Paulo: Tempo d’Imagem, 2017.
______. O conceito de sequência de Nathan Lyons. Dissertação (Mestrado em
Artes Visuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São
Paulo, 2015.
CANABRAVA, Iatã. Uma outra cidade. São Paulo: Museu da Casa Brasileira;
Editora Terceiro Nome; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
CHASTANET, François. Pixação: São Paulo Signature. Paris: XGPress, 2007.
CHRIST, G.; DI BELLA, G. Marrocos. São Paulo: DOC Galeria, 2017.
Fotoportátil: Antonio Saggese. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
Fotoportátil: Luiz Braga. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
Fotoportátil: Raul Garcez. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
GERSTER, Georg. La Terre de l’Homme. Zurique: Atlantis, 1975.
FRANK, Robert. The Americans. Nova York: Pantheon, 1959.
JAGUARIBE, Claudia. Cidades. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
KON, Nelson. Nelson Kon. São Paulo: Senac, 2004 (Coleção Senac de Fotografia,
v. 6).
MARIANI, Anna. Façades. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.
MARTINELLI, Pedro. Gente x Mato. Carapicuíba, SP: Jaraqui, 2008.
MASCARO, Cristiano. Cidades reveladas. São Paulo: Bei, 2006. (B)
MASCARO, Cristiano. Luzes da cidade. São Paulo: DBA, 1996. [São Paulo]
MIDDEL, C. Sharkification. São Paulo: Editora Madalena, 2016.
LUISI, J. C. Touch. Montevidéu: El Ministerio Ediciones, 2016.
PAPPALARDO, Arnaldo. Tensão calma. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
POLIDORI, Robert. Fotografias. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2009.
PIVA, Roberto. Paranoia. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2009.
RIO BRANCO, Miguel. Silent Book. São Paulo: Cosac Naify, 1997.
SALGADO, Sebastião. Terra. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
SMITH, K. Structure of the Visual Book. Rochester: Keith Smith Books, 2010.
WOLFENSON, Bob. Antifachada. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
Livro imagem, livro objeto, design do livro
500 HANDMADE BOOKS: inspiring interpretations of a timeless form. New York:
Lark Books, 2008.
DERDIK, Edith. Entre ser um e ser mil: o objeto livro e suas poéticas. São Paulo:
Senac, 2013.
FAWCETT-TANG, Roger. O livro e o designer I: embalagem, navegação, estrutura
e especificação. São Paulo: Ed. Rosari, 2007.
HASLAM, Andrew. O livro e o designer II como criar e produzir livros. São Paulo:
Ed. Rosari, 2007.
PAIVA, Ana Paula Mathias de. A aventura do livro experimental. São Paulo: Edusp,
2009.
SILVEIRA, Paulo. A página violada. Porto Alegre: Ed. Universidade / UFRGS, 2001.
Filmografia
Medianeras (Medianeras: Buenos Aires da Era do Amor Virtual). Direção: Gustavo
Taretto, Argentina, 2011.
O Homem ao Lado. Direção: Mariano Cohn e Gastón Duprat. Argentina, 2010.
Paisagens Urbanas. Nelson Brissac Peixoto. Documentário. Brasil, s/d.
O Fabuloso Destino de Amelie Poulain. Direção: Jean-Pierre Jeunet. França, 2001.
Janela da Alma. Direção: João Jardim, Walter Carvalho. Documentário, Brasil,
2002.
O Cheiro do Ralo. Direção: Heitor Dhalia. Brasil, 2007.
Sites
https://ims.com.br/
http://www.mis-sp.org.br/
http://www.corpocidade.dan.ufba.br/dobra/02_02_artigo.htm
http://www.desvirtual.com/
ttp://vimeo.com/14250h394
-
-
-
-
-
-
-