Programação

    • UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

      FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

      Departamento de Projeto / Grupo de Disciplinas de Programação Visual

      AUP 0336 LINGUAGEM VISUAL GRÁFICA

      2o semestre de 2020

      Docentes:

      Prof. Dr. Feres Lourenço Khoury | fkhoury@usp.br

      Monitoras:

      Amanda Yumi Hayashi Vitório | ayumihv@usp.br

      Gabrielle Mendes de Souza Delgado | gabsmendes1305@usp.br

      OBJETIVOS

      Desenvolver a capacidade do estudante de analisar e operar a linguagem gráfica

      relacionada à paisagem e temas propostos relacionando texto/ imagem, com vistas

      ampliar suas possibilidades de expressão visual, caracterizando um trabalho

      autoral;

      Experimentar estratégias e procedimentos criativos no desenvolvimento da imagem

      gráfica.

      Explorar recursos de reprodução gráfica (carimbo, estêncil, fotografia e meios

      digitais) para expressão de uma ideia relacionada aos temas propostos.

      Provocar o pensamento poético e crítico sobre questões da imagem, seu

      significado e sua expressão por meios gráficos e fotográficos.

      PROGRAMA / MÉTODO

      Realização de exercícios de leitura visual da paisagem

      Realização de exercícios de expressão gráfica, incluindo práticas do desenho

      Realização de exercícios de expressão fotográfica ou em mídias eletrônicas.

      Realização de exposições e seminários sobre os trabalhos desenvolvidos.

      AVALIAÇÃO

      Participação contínua às aulas teóricas e práticas e exposições.

      Desenvolvimento dos exercícios, realização de pesquisas e trabalhos práticos.

      Atendimentos on line

      DESENVOLVIMENTO

      A disciplina propõe o desenvolvimento de projetos autorais, individuais ou em

      duplas, pautado na leitura dos temas propostos. O processo está estruturado em 2

      etapas, conforme segue abaixo nos tópicos:


  • Exercicio 1

    Exercício 1 – Linguagens gráficas

    Exercício voltado a experimentações com técnicas gráficas (carimbo, estêncil,

    colagem etc.) para despertar a imaginação e a leitura qualificada da imagem

    gráfica. Organizar o repertório para o desenvolvimento de projeto visual em torno

    do tema “EXPERIÊNCIA DA PAISAGEM” .A retomada desta narrativa, implica em

    um aprofundamento visual e imaginativo do tema iniciado na disciplina anterior

    sobre a paisagem AUP 608, ampliando novas proposições visuais e verbais.

    Procedimento: havendo possibilidade de caminhar pelo bairro, estabelecer uma

    nova relação entre o caminhar, os lugares, os cantos e outros olhares. Assim

    pode-se colher material pelas ruas registrando sinais gráficos a partir de,

    fotografias, desenhos e outros de forma coletar material e organizar em projeto

    sobre a experiência visual da paisagem.


    Proposta: A partir das escolhas técnicas e coletas de material gráfico visual,

    desenvolver um caderno/livro/sanfona, estudando as características do mesmo, de

    modo que temporalidade e espacialidade (sequência) organizem-se pelas

    características do próprio suporte/livro e pelas diferentes possibilidades do

    imaginário do objeto/tema – este irá criar a representatividade do livro. O estudante

    terá um formato mínimo A4 ( podendo ser outro ver abaixo), o material, capa ou

    invólucro irá integrar a sequência de imagens.

    Técnica livre: desenho , colagem fotografia, fotomontagem e meios digitais e

    outras

    Dimensão mínima A4

    • Exercício 1 – Linguagens gráficas

      Exercício voltado a experimentações com técnicas gráficas (carimbo, estêncil,

      colagem etc.) para despertar a imaginação e a leitura qualificada da imagem

      gráfica. Organizar o repertório para o desenvolvimento de projeto visual em torno

      do tema “EXPERIÊNCIA DA PAISAGEM” .A retomada desta narrativa, implica em

      um aprofundamento visual e imaginativo do tema iniciado na disciplina anterior

      sobre a paisagem AUP 608, ampliando novas proposições visuais e verbais.

      Procedimento: havendo possibilidade de caminhar pelo bairro, estabelecer uma

      nova relação entre o caminhar, os lugares, os cantos e outros olhares. Assim

      pode-se colher material pelas ruas registrando sinais gráficos a partir de,

      fotografias, desenhos e outros de forma coletar material e organizar em projeto

      sobre a experiência visual da paisagem.


      Proposta: A partir das escolhas técnicas e coletas de material gráfico visual,

      desenvolver um caderno/livro/sanfona, estudando as características do mesmo, de

      modo que temporalidade e espacialidade (sequência) organizem-se pelas

      características do próprio suporte/livro e pelas diferentes possibilidades do

      imaginário do objeto/tema – este irá criar a representatividade do livro. O estudante

      terá um formato mínimo A4 ( podendo ser outro ver abaixo), o material, capa ou

      invólucro irá integrar a sequência de imagens.

      Técnica livre: desenho , colagem fotografia, fotomontagem e meios digitais e

      outras

      Dimensão mínima A4

      Atendimento- 31 de agosto até 12 de outubro de 2020

      Entrega- 19 de outubro no drive compartilhado


  • Exercício 2

    Etapa 2- A construção de um livro (duplas)

    Proposta: Construção de um livro a partir de um dos três temas abaixo:

    – Olhar para a Cidade ( Ex: Italo Calvino, Mário de Andrade)

    – A casa ( Sophie de Mello, Álvaro Miranda)

    – Muros ( Sophie de Mello, Konstantino Kavafis)


    Estratégia: A partir do tema escolhido, os alunos poderão selecionar um texto a ser

    composto e interpretá-lo relacionando imagem e texto, onde o texto também é

    gerador de imagem no projeto editorial. As imagens deverão ser autorais.

    O aluno irá propor novas organizações expressivas em uma narrativa sequencial

    organizada

    Sugestão de textos contidas no Drive, exemplo :

    ● Italo Calvino "Palomar no terraço"

    ● Mario de Andrade "Paisagem No4"

    ● Sophia de Mello Breyner Andresen

    ● e outros.

    19 de outubro explicação do Exercício 2.
    Atendimento do exercício 2- 09 de novembro até 07 de dezembro

    Entrega final- 04 de janeiro de 2021


  • Bibliografia

    BIBLIOGRAFIA

    Teoria: imagem, arte, arquitetura e cidade

    BASSANI, Jorge. As linguagens artísticas e a cidade: cultura urbana do século XX.

    São Paulo: Formarte, 2003.

    BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São

    Paulo: Brasiliense, 1989. (Obras Escolhidas, v.3).

    CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

    CARERI, Francesco. El caminhar como prática estética. Barcelona: Gustavo Gili

    AS, 2005.

    CANEVACCI, Massimo. Antropologia da comunicação visual. Rio de Janeiro:

    DP&A, 2001.

    COSTA, Carlos Zibel. Além das formas. Introdução ao pensamento contemporâneo

    no design, nas artes e na arquitetura. São Paulo: Anna Blume, 2010.

    FERRARA, Lucrecia D’Alessio. Olhar periférico: informação, linguagem, percepção

    ambiental. São Paulo: Edusp, 1993.

    HOFFMAN, Donald D. Inteligência Visual: como criamos o que vemos. Rio de

    Janeiro: Campos, 2000

    JACQUES, Paola Berenstein. Apologia da deriva: escritos situacionistas sobre a

    cidade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

    LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

    PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens Urbanas. São Paulo: Senac, 2012.

    TOLEDO, Benedito Lima de. São Paulo: três cidades em um século. São Paulo:

    Cosac Naify, 2004.

    Sintaxe da linguagem visual

    ARNHEIN, Rudolf. Arte e Percepção Visual. São Paulo Pioneira, 1995.

    DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

    KEPES, Gyorgy. Language of Vision. Chicago: Paul Theobald, 1945.


    MUNARI, B. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

    OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. Rio de Janeiro: Imago, 1999.

    Fotografia (teoria)

    ARTHUS-BERTRAND, Yann. 366 jours. Pour réfléchir à notre Terre. Paris: La

    Martinière, 2003.

    BADGER, G. Por que fotolivros são importantes. Zum, São Paulo, n. 8, p. 132-155,

    2015.

    BARTHES, Roland. A câmara clara. Lisboa: Edições 70, 2004.

    CADERNOS de Fotografia Brasileira. São Paulo 450 anos. São Paulo: Instituto

    Moreira Salles, 2004.

    DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. São Paulo: Papirus, 2004.

    FABRIS, Annateresa. Fotografia e arredores. Florianópolis: Letras

    Contemporâneas, 2009

    FERNÁNDEZ, H. Fotolivros latino-americanos. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

    FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da

    fotografia. Rio de

    ______. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São

    Paulo: Cosac Naify, 2007.

    ______. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo:

    Annablume, 2008.

    FONTCUBERTA, Joan. La cámara de Pandora: la fotografia después de la

    fotografía. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2010.

    FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. Ensaios para uma futura filosofia da

    fotografia. São Paulo: Editora Hucitec, 1985.

    GUERRA, Abílio. A fotografia de Nelson Kon. 2006. Disponível em:

    <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/06.068/389>. Acesso em:

    3 ago 2015.

    MACHADO, Arlindo. A ilusão especular. Uma teoria da fotografia. São Paulo:

    Gustavo Gili, 2015.

    MELO, Francisco I. S. H. Cidade, Fotografia, Tipografia. Tese de Doutorado. São

    Paulo: FAUUSP, 1994.

    REVISTA ZOOM.

    ROUILLE, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo:

    Senac, 2009

    SHORE, Stephen. A natureza das fotografias. Uma introdução. São Paulo: Cosac

    Naify, 2014.

    SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

    SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo:

    Senac, 2010.

    Fotolivros / Livros de fotografia

    ABREU, F. Aprox. 50.300.000. São Paulo: Vibrant, 2016.

    ANSBACH, R. A grande seca. São Paulo: Editora Madalena, 2015.

    BADGER, G.; PARR, M. The Photobook: a History. v. 1. Londres: Phaidon, 2004.

    BARROS, Geraldo de. Fotoformas. Munique: Prestel, 1999.

    BONDUKI, I. Linha vermelha. São Paulo: Tempo d’Imagem, 2017.

    ______. O conceito de sequência de Nathan Lyons. Dissertação (Mestrado em

    Artes Visuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São

    Paulo, 2015.

    CANABRAVA, Iatã. Uma outra cidade. São Paulo: Museu da Casa Brasileira;

    Editora Terceiro Nome; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.

    CHASTANET, François. Pixação: São Paulo Signature. Paris: XGPress, 2007.


    CHRIST, G.; DI BELLA, G. Marrocos. São Paulo: DOC Galeria, 2017.

    Fotoportátil: Antonio Saggese. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

    Fotoportátil: Luiz Braga. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

    Fotoportátil: Raul Garcez. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

    GERSTER, Georg. La Terre de l’Homme. Zurique: Atlantis, 1975.

    FRANK, Robert. The Americans. Nova York: Pantheon, 1959.

    JAGUARIBE, Claudia. Cidades. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

    KON, Nelson. Nelson Kon. São Paulo: Senac, 2004 (Coleção Senac de Fotografia,

    v. 6).

    MARIANI, Anna. Façades. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.

    MARTINELLI, Pedro. Gente x Mato. Carapicuíba, SP: Jaraqui, 2008.

    MASCARO, Cristiano. Cidades reveladas. São Paulo: Bei, 2006. (B)

    MASCARO, Cristiano. Luzes da cidade. São Paulo: DBA, 1996. [São Paulo]

    MIDDEL, C. Sharkification. São Paulo: Editora Madalena, 2016.

    LUISI, J. C. Touch. Montevidéu: El Ministerio Ediciones, 2016.

    PAPPALARDO, Arnaldo. Tensão calma. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

    POLIDORI, Robert. Fotografias. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2009.

    PIVA, Roberto. Paranoia. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2009.

    RIO BRANCO, Miguel. Silent Book. São Paulo: Cosac Naify, 1997.

    SALGADO, Sebastião. Terra. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

    SMITH, K. Structure of the Visual Book. Rochester: Keith Smith Books, 2010.

    WOLFENSON, Bob. Antifachada. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

    Livro imagem, livro objeto, design do livro

    500 HANDMADE BOOKS: inspiring interpretations of a timeless form. New York:

    Lark Books, 2008.

    DERDIK, Edith. Entre ser um e ser mil: o objeto livro e suas poéticas. São Paulo:

    Senac, 2013.

    FAWCETT-TANG, Roger. O livro e o designer I: embalagem, navegação, estrutura

    e especificação. São Paulo: Ed. Rosari, 2007.

    HASLAM, Andrew. O livro e o designer II como criar e produzir livros. São Paulo:

    Ed. Rosari, 2007.

    PAIVA, Ana Paula Mathias de. A aventura do livro experimental. São Paulo: Edusp,

    2009.

    SILVEIRA, Paulo. A página violada. Porto Alegre: Ed. Universidade / UFRGS, 2001.

    Filmografia

    Medianeras (Medianeras: Buenos Aires da Era do Amor Virtual). Direção: Gustavo

    Taretto, Argentina, 2011.

    O Homem ao Lado. Direção: Mariano Cohn e Gastón Duprat. Argentina, 2010.

    Paisagens Urbanas. Nelson Brissac Peixoto. Documentário. Brasil, s/d.

    O Fabuloso Destino de Amelie Poulain. Direção: Jean-Pierre Jeunet. França, 2001.

    Janela da Alma. Direção: João Jardim, Walter Carvalho. Documentário, Brasil,

    2002.

    O Cheiro do Ralo. Direção: Heitor Dhalia. Brasil, 2007.

    Sites

    https://ims.com.br/

    http://www.mis-sp.org.br/

    http://www.corpocidade.dan.ufba.br/dobra/02_02_artigo.htm

    http://www.desvirtual.com/

    ttp://vimeo.com/14250h394

  • Tópico 4

  • Tópico 5

  • Tópico 6

  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10