Programação
-
-
Envie suas dúvidas por aqui. O seu questionamento pode ser útil para os seus colegas.
-
-
Programa atualizado em 07/08/2020
-
-
-
Cronograma atualizado em 19/08/2020
-
Endereço para seminários de discussão de resultados dos exercícios.
-
-
-
- AMBROSE, Gavin & HARRIS, Paul. Imagem. Porto Alegre: Bookman, 2009.
-
- DONDIS, Donis. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
-
- JARDI, Enric. Pensar com Imagens. São Paulo: Gustavo Gili, 2018.
-
- LUPTON, Ellen. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
-
-
-
-
Objetivos:
Ferramentas:
Exercitar a representação gráfica a partir dos conceitos apresentados na AULA 1:- Conotação e Denotação
- Sinédoque, metáfora e metonímia
- Refletir sobre a composição, figura e fundo, mudanças de escala.
- Lápis grafite, giz pastel.
- Canetas de várias espessuras.
- Tinta nanquim.
- Papel sulfite ou canson A4.
- Câmera do celular.
Etapas:
1. Escolha 3 elementos da natureza (vivos) em diferentes escalas:
Exemplo: semente de uma fruta + Animal de pequeno porte + Árvore
2. Observe os elementos em pelo menos 4 ângulos e/ou distâncias diferentes.
3. Reproduza os elementos em 4 campos cada, de 7 cm x 7 cm cada.
4. Digitalize as pranchas e envie pelo e-disciplinas:
a) A imagem das pranchas completas em .jpg
b) Cada frame, quadrado, salvo em .jpg individualmente para postagem no Instagram da disciplina (.zip).Importante: A linguagem de representação é livre, mas o objeto observado não pode ser dissecado, aberto ou manipulado. Deve estar 100% preservado.
-
-
Tema: como abrir/cortar/descascar/preparar uma fruta ou legume.
Objetivos:
Exercitar o princípio de Continuidade Visual (AULA 2). Explicar, por meio de uma sequência de imagens, como abrir/cortar/descascar/preparar uma fruta ou legume.
Critérios para avaliação:
- Coerência da narrativa (roteiro)
- Harmonia Visual cromática (filtros, tonalidades, etc.)
- Linguagem do traço.
- Ângulo das tomadas e alinhamento.
- Acabamento dos quadros.
Ferramentas:
- Lápis grafite, giz pastel.
- Canetas de várias espessuras.
- Tinta nanquim.
- Papel sulfite ou canson A4.
- Câmera do celular.
- Software que permita ilustração: Adobe Illustrator ou Google Draw.
Etapas:
- Escolha uma fruta/legume.
- Realize e observe como manipular a fruta/legume antes do preparo.
Exemplo: como descascar e separar em gomos uma laranja. - Crie um roteiro: divida o processo em etapas (pelo menos 4).
- Faça a manipulação do elemento (aproveite para identificar e registrar aspectos estruturais, de constituição e formais) e fotografe com o celular cada cena do roteiro.
- À mão ou no computador, desenhe sobre as fotos o passo a passo definido.
- Reproduza cada passo fotografados em campos de 7 cm x 7 cm cada.
- Reproduza cada passo desenhado em campos de 7 cm x 7 cm cada.
- Digitalize as pranchas e envie pelo e-disciplinas:
a) A imagem das pranchas completas em .jpg
b) Cada frame, quadrado, salvo em .jpg individualmente para postagem no Instagram da disciplina (.zip).
Importante: Caso não tenha acesso a um software de ilustração, faça o desenho simplificado das imagens captadas com papel vegetal, sobre as fotos impressas de cada passo definido no roteiro.
-
-
Objetivos:
- Exercitar a composição: elementos e divisão do espaço.
- Exercitar a estruturação visual e materialização de pensamento indutivo e/ou dedutivo.
- Exercitar os princípios da Gestalt.
Critérios para a avaliação:
- Coerência e clareza na intenção e conclusão do pensamento indutivo e/ou dedutivo.
- Composição: elementos, uso de princípios da Gestalt e divisão do espaço.
- Riqueza nas 4 variações apresentadas.
Ferramentas:
- Elemento(s) da natureza ou objetos
- Câmera do celular.
Etapas:
1. Pesquise pensamentos indutivos e/ou dedutivos que possam ser ilustrados por meio de imagens. Defina o conceito que irá representar.
2. Componha uma cena com objetos e/ou elementos da natureza para comunicar este pensamento. Exemplo: limão, cachaça, gelo e açúcar, juntos, podem significar uma futura “caipirinha”.
3. Estude a composição antes de fotografar segundo os princípios da Gestalt e de Composição explicados nos screencasts.
4. Posicione a câmera e ajuste a posição dos objetos para compor a cena de forma harmônica e garantir que a comunicação da ideia seja assertiva, com riqueza visual.
5. Fotografe a cena.
6. Digitalize 4 variações da cena, alternando conceitos da Gestalt e/ou de composição (alinhamento, divisão de espaços, posição, etc.) e envie pelo e-disciplinas:
a) As 4 imagens numa prancha A4 em .jpg
b) Cada frame, quadrado, salvo em .jpg individualmente para postagem no Instagram da disciplina (.zip).Importante: a ideia ou o conceito a comunicar não deve estar explícito na cena. No caso da caipirinha, ela não faz parte da fotografia. Apenas os ingredientes dão a conotação que será comunicada. A conclusão será feita pelo observador.
-
-
Desenho Vetorial e Princípio da Proximidade (Gestalt)
Composição Visual com Pensamento Indutivo/Dedutivo a partir de formas simplificadasObjetivo: construir uma composição única, por meio de ilustração digital ou analógica, a partir de elementos pequenos. Combinados, estes elementos/formas, seguindo o princípio da PROXIMIDADE da Gestalt (SCREENCAST 6), comunicarão um pensamento dedutivo/indutivo. A intenção é deixar explícita a ideia a comunicar. Lembrem-se de levar em consideração os princípios básicos da composição, como divisão do espaço, equilíbrio, tensão, etc.
Critérios de avaliação:
- Clareza no pensamento indutivo/dedutivo que deseja comunicar. 5,0 pt.
- Aplicação do conceito de Proximidade, segundo o Princípio da Gestalt. 2,5 pt.
- Composição: divisão de espaço, eixos de orientação e centralidade. 2,5 pt.
Ferramentas:
- Software que permita ilustração: Adobe Illustrator ou similar.
- Alternativa: material para desenho feito à mão, a ser fotografado ou escaneado.
Etapas:
- Defina o pensamento indutivo/dedutivo a comunicar.
- Crie o conceito gráfico do conjunto.
- Defina quais serão os elementos que, combinados e dispostos segundo o princípio da proximidade, trarão a conotação desejada.
- Desenhe os elementos (digitalmente ou manualmente).
- Finalize o quadro, digitalize (se for o caso) e envie em formato .jpg pelo Moodle.
-
Será realizado durante o semestre todo.
Etapas:
- Escolher um ângulo de um determinado ponto, para fixar a câmera do celular. Exemplos: vista superior da mesa de refeições; vista de uma janela.
- Registrar pelo menos 1 imagem por semana (ao final do semestre, ter pelo menos 14 imagens) deste mesmo ângulo.
- Armazenar a sequência de imagens semana a semana.
- Para a entrega 1, montar em prancha A4 sequência com 4 imagens ou mais e enviar via e-disciplinas.
- Para a entrega final, montar em prancha A4 sequência com 12 imagens ou mais e Stopmotion (vídeo ou gif animado com a sequência de imagens) e enviar via e-disciplinas.
Atenção: o mesmo ângulo deve se repetir por todo o semestre, para que seja produzida uma sequência com a mesma base, contendo variações de iluminação, objetos secundários, etc.
Haverá duas entregas do Diário de Imagens:
- Entrega 1 (parcial): sequência de 4 imagens — 26/10
- Entrega 2 (final): sequência de 12 imagens + Animação — 14/12
-
Etapas:
1. Escolher um ângulo de um determinado ponto, para fixar a câmera do celular. Exemplos: vista superior da mesa de refeições; vista de uma janela.
2. Registrar pelo menos 1 imagem por semana (ao final do semestre, ter pelo menos 14 imagens) deste mesmo ângulo.
3. Armazenar a sequência de imagens semana a semana.
4. Para a entrega 1, montar em prancha A4 sequência com 4 imagens ou mais e enviar via e-disciplinas.
-
Etapas:
Montar em prancha A4 sequência com 12 imagens ou mais e Stopmotion (vídeo ou gif animado com a sequência de imagens) e enviar via e-disciplinas.
Link para montar o Gif Animado ou Vídeo: https://ezgif.com/
-
PROJETO FINAL — Tema: Cartaz do Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira
Ferramentas:
- Instrumentos de desenho e escrita + Papel ou
- Software para manipulação de imagem e diagramação*.
- Materiais de apoio para elaboração de fotografias (opcional).
Conceitos a trabalhar:
- Princípios de composição: divisão de espaços, eixos de orientação.
- Princípios da Gestalt.
- Pensamentos indutivo / dedutivo.
- Conceitos de denotação e conotação.
Critérios para a avaliação:
- Aplicação dos princípios de composição. 2,5 pontos
- Uso e aplicação de princípios da Gestalt. 2,5 pontos
- Compreensão do pensamentos indutivo e dedutivo + conotação e denotação. 2,5 pontos
- Criatividade, inventividade, inovação. 2,5 pontos
Etapas:
- Leia atentamente o edital do Concurso do Cartaz do Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira.
- À mão ou em software de diagramação (Adobe InDesign ou Google Draw), crie um cartaz para o 34o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira utilizando composições gráficas de desenho, ilustração, pintura, fotografia, desenhos vetoriais e/ou híbridos das técnicas enumeradas apropriando-se dos conceitos de composição, princípios de divisão dos espaços, Gestalt e demais questões trabalhadas nos exercícios 1, 2, 3 e 4 da disciplina ao longo do semestre.
- Digitalizar o cartaz (se for feito à mão) e enviar 1 única opção em .jpg para o e-disciplinas.
-
-
Este é o espaço para reenvio dos exercícios 1 a 4, realizados ao longo do semestre. Para os alunos que desejarem aplicar as orientações dadas nos feedbacks escritos pelo Moodle e durante os seminários, será possível enviar novamente os exercícios. Importante:
1. NOMEAR os arquivos conforme o exercício, da seguinte forma: NOME_EX1.jpg
2. Enviar cada exercício em 1 única imagem, em JPG.O prazo final (sem exceções por ser uma segunda chance) para o reenvio dos exercícios é até às 23:59 do dia 30/11.
Estamos à disposição para esclarecer dúvidas pelo Fórum ou por e-mail.
-