- Docente: Marcos da Costa Braga
- Docente: Priscila Lena Farias

1. Temática
A transição entre conceitos clássicos de industrialização e a introdução das tecnologias digitais de produção, particularmente, na produção do design e arquitetura contemporâneos.
2. Objetivo da Disciplina
- Promover uma reflexão detida a respeito das questões que cercam a transição entre conceitos clássicos de industrialização e a introdução das tecnologias digitais de produção, particularmente, na produção do design e arquitetura contemporâneos.
- Discutir o papel das redes colaborativas na pesquisa e desenvolvimento das tecnologias digitais de fabricação.
- Realizar leituras a respeito da contemporaneidade e seus paradigmas, referenciando-as em projetos de objetos e obras emblemáticas, cujas características sejam pertinentes ao campo das tecnologias digitais aplicadas ao design e arquitetura.
- Desenvolver seminários a respeito dos fundamentos teóricos abordados, como meio de se estabelecer uma base conceitual.
- Desenvolver seminários propositivos, como oportunidade para aplicação dos conceitos estudados.
3. Justificativa
Nos últimos anos as tecnologias digitais incentivaram designers e arquitetos a explorar geometrias complexas em seus projetos, que levaram à investigação de novos processos de fabricação, desafiando os princípios da estandardização que, até então, dominavam os meios de produção desde a Segunda Grande Guerra. É fato que a tecnologia digital tem sido associada à teoria e ao desenvolvimento de uma produção contemporânea não padronizada, tanto no Design como na Arquitetura.
Com o advento dos processos digitais de fabricação, através de máquinas CNC (Controle Numérico Computadorizado), somados aos sistemas CAD (Computer Aided Design), CAE (Computer Aided Engineer) e CAM (Computer Aided Manufacturing), que juntos proporcionam a integração de projeto, engenharia e manufatura auxiliados por computador, as técnicas tradicionais de produção vêm passando por uma autêntica revolução, todavia não acabada, porém indicando uma tendência de quebra de paradigma a ser acompanhada com atenção nas áreas de formação e pesquisa em Design e Arquitetura.
Com isso acredita-se ser possível vislumbrar as inúmeras possibilidades oferecidas pela fabricação digital no desenvolvimento da arquitetura industrializada e de outros campos de aplicação, particularmente voltados ao projeto de produto para o edifício.
- Docente: Paulo Eduardo Fonseca de Campos
- Docente: André Leme Fleury
- Docente: Cyntia Santos Malaguti de Sousa
- Docente: Clice de Toledo Sanjar Mazzilli
- Docente: Gustavo Orlando Fudaba Curcio
- Docente: Bruno Moreschi
- Docente: Giselle Beiguelman
- Docente: André Leme Fleury
- Docente: Rosana Vasques
- Docente: Denise Dantas