Fornecer subsídios teóricos e metodológicos que possibilitem identificar e analisar manifestações gráficas e da cultura material enquanto elementos da memória e da identidade coletiva. Estimular investigações que contribuam para uma melhor compreensão e valorização das origens daquilo que conhecemos hoje como design gráfico, em particular no Brasil e na América Latina. Estudar as coincidências e dissonâncias entre a linguagem visual presente em objetos e artefatos impressos produzidos em diferentes partes do Brasil e em outros países, buscando identificar tendências, influências e gostos comuns ou peculiares. Proporcionar uma melhor compreensão das relações entre história, memória e identidade no campo do design. Contribuir para a compreensão do design como uma faceta do fenômeno maior da cultura, e da relevância dos estudos sobre sua história para as práticas contemporâneas de projeto.

1.      Temática

A transição entre conceitos clássicos de industrialização e a introdução das tecnologias digitais de produção, particularmente, na produção do design e arquitetura contemporâneos.

2.      Objetivo da Disciplina

  • Promover uma reflexão detida a respeito das questões que cercam a transição entre conceitos clássicos de industrialização e a introdução das tecnologias digitais de produção, particularmente, na produção do design e arquitetura contemporâneos.
  • Discutir o papel das redes colaborativas na pesquisa e desenvolvimento das tecnologias digitais de fabricação.
  • Realizar leituras a respeito da contemporaneidade e seus paradigmas, referenciando-as em projetos de objetos e obras emblemáticas, cujas características sejam pertinentes ao campo das tecnologias digitais aplicadas ao design e arquitetura.
  • Desenvolver seminários a respeito dos fundamentos teóricos abordados, como meio de se estabelecer uma base conceitual.
  • Desenvolver seminários propositivos, como oportunidade para aplicação dos conceitos estudados.

3.      Justificativa

Nos últimos anos as tecnologias digitais incentivaram designers e arquitetos a explorar geometrias complexas em seus projetos, que levaram à investigação de novos processos de fabricação, desafiando os princípios da estandardização que, até então, dominavam os meios de produção desde a Segunda Grande Guerra. É fato que a tecnologia digital tem sido associada à teoria e ao desenvolvimento de uma produção contemporânea não padronizada, tanto no Design como na Arquitetura.

Com o advento dos processos digitais de fabricação, através de máquinas CNC (Controle Numérico Computadorizado), somados aos sistemas CAD (Computer Aided Design), CAE (Computer Aided Engineer) e CAM (Computer Aided Manufacturing), que juntos proporcionam a integração de projeto, engenharia e manufatura auxiliados por computador, as técnicas tradicionais de produção vêm passando por uma autêntica revolução, todavia não acabada, porém indicando uma tendência de quebra de paradigma a ser acompanhada com atenção nas áreas de formação e pesquisa em Design e Arquitetura.

Com isso acredita-se ser possível vislumbrar as inúmeras possibilidades oferecidas pela fabricação digital no desenvolvimento da arquitetura industrializada e de outros campos de aplicação, particularmente voltados ao projeto de produto para o edifício.

a) promover debates e reflexões sobre os impactos das tecnologias da informação e de comunicação no processo de desenvolvimento de produtos e serviços considerando iniciativas voltadas à cidade, cidadania e sustentabilidade; b) aprofundar tópicos de ambientes digitais, como propriedades, características, paradigmas, conceitos e tecnologias; c) abordar metodologias e práticas clássicas e ágeis para o projeto de ambientes digitais; d) incentivar reflexão sobre o projeto/design em contextos e escalas variadas que compreendem o humano, o corpo, o objeto, o ambiente e a cidade, em ações voltadas a causas públicas e sociais. e) promover a reflexão sobre sustentabilidade nas dimensões: econômica, social e ambiental no contexto das organizações que possuem o design como diferencial competitivo; f) fomentar reflexão com ênfase em impactos no humano e social; auxiliar o aluno a pensar em sua identidade e sua forma de inserção na sociedade, a fim de ampliar o entendimento da atuação profissional considerando a capacidade de projetar para vários contextos, escalas, plataformas, ambientes, para o cidadão, a cidade e qualidade de vida e ambiental; g) auxiliar alunos na pesquisa de design e contextos digitais voltados ao social.
Desenvolver estudos teóricos e práticos no campo do projeto visual dando ênfase aos procedimentos experimentais que promovam a articulação entre linguagens e os vários elementos do design visual. Abordar o projeto visual como processo e construção de linguagem, tendo em vista o contexto contemporâneo do design, suas novas materialidades e meios de representação relacionados aos meios tradicionais.
Objetivos da disciplina: a) Investigar as novas relações entre arte e cidade a partir das mediações promovidas pelo design de interface b) Compreender e discutir as interlocuções contemporâneas entre arte e design no campo das mídias digitais c) Discutir e mapear as particularidades do design de interface no contexto das estéticas dos bancos de dados d) Propor e explorar formas de ocupação dos espaços públicos com plataformas de visualização de dados e acesso a informação e) Capacitar e fomentar a leitura e a crítica dos modelos de cidades inteligentes fundados em sistemas de vigilância
a) Promover a reflexão sobre as diferentes manifestações do design enquanto indutor da inovação em produtos, serviços e processos.
b) Analisar as potencialidades do design enquanto viabilizador de inovações tecnológicas provenientes das diferentes áreas da engenharia.
c) Abordar metodologias clássicas e ágeis para o projeto e desenvolvimento de inovações.
d) Incentivar a reflexão sobre as práticas do design nos níveis operacional, tático e estratégico nas organizações.
e) Promover a identificação dos resultados obtidos com a aplicação dessas práticas considerando indicadores de sustentabilidade econômica, social e ambiental no contexto das organizações que possuem o design como promotor da inovação.
f) Contribuir com os alunos na pesquisa sobre o design e suas diferentes interfaces com outras áreas de conhecimentos.
Considerando o indivíduo como ponto central da ação projetual do design, a disciplina tem como objetivo apresentar os princípios e métodos relacionados à abordagem do design centrado no usuário, design centrado no humano e design centrado na experiência dos usuários, bem como sua aplicação na análise e no desenvolvimento de projetos, tanto na área do design e produto como na de comunicação visual. Pretende aprofundar as competências na problematização e o domínio das técnicas de investigação acerca da tríade sujeito / cenário / objeto, capacitando o pesquisador a analisar o design do cotidiano privilegiando a leitura com foco no sujeito e suas ações e interações com os objetos, espaços e sistemas de comunicaçã