Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Bruno Ting

Turma:

8B

Atividade:

Proteínas e digestão

Plano de Aula:

O objetivo desta experiência é fazer com que os alunos compreendam o fenômeno da digestão de proteínas e da desnaturação de enzimas. Para tanto serão formados grupos e cada um destes grupos receberá 3 copos. Um deles será usado como grupo controle, onde será colocado apenas água e pó de gelatina. Em outro copo haverá água, pedaços de abacaxi cru e pó de gelatina e no terceiro copo haverá água, caldo de abacaxi cozido e pó de gelatina. A ideia é que se não se forme a gelatina apenas no copo com o abaxi cru, devido à ação enzimática da bromelina, que destrói o colágeno, responsável pela consistência da gelatina. No copo com caldo de abacaxi cozido espera-se que haja formação de gelatina porque a bromelina terá sido desnaturada pelo calor e assim perderá a ação enzimática.

Haverá um tempo de espera de cerca de 20 a 30 minutos para a formação da gelatina. Como este tempo é curto, será comparada apenas a quantidade de gelatina formada no fundo dos copos.

O roteiro da experiência foi feito de modo curto propositalmente. Espera-se com isso ter mais tempo para a discussão dos resultados, uma vez que o raciocínio presente para entender o experimento é razoavelmente complexo. 

Roteiro: Documento Word Experiência 6.doc

Nome:

Thiago Curi Malaguetta

Turma:

7 B

Atividade:

Hábitos Alimentares

Plano de Aula:

Nessa aula irei procurar conhecer a turma e a professora por ser nova para mim, devido a mudanças de horários. Mas sobre o aspecto da aula em si, irei trabalhar o assuto hábito alimentar e alguns conceitos como : proteina, carboidratos e fibras, procurando explorar o conhecimento dos alunos sobre o assunto e também mostrar o como é importante uma alimentação diversificada. 

Coloquei um numero de questões razoaveis no relatorio por não conhecer a turma, então prefiro que eles não terminem o relatorio à ficarem ociosos.

Roteiro: Documento do Word 2007 habitos alimentares.docx

Nome:

Gabriela, Sofia e Natasha

Turma:

7° ano

Atividade:

Puberdade

Plano de Aula:

Por sugestão da prof. Wilma, vamos começar a fazer uma série de atividades sobre o tema reprodução, já que os professores estão trabalhando um projeto sobre sexualidade com os sétimos anos. 

 

Objetivos: Fazer com que o aluno se familiarize com as denominações dos órgãos dos sistemas reprodutores humanos e com o seu funcionamento.

Dinâmica da atividade: A sala poderá se organizar da maneira que quiser. Faremos, com o auxílio de um cartaz sobre sistema reprodutor presente na escola, uma breve explicação. Orientaremos os estudantes a utilizarem o livro, que contém um capítulo sobre reprodução com figuras e textos que trazem, de forma bem clara, as denominações utilizadas. A atividade consiste de brincadeiras bem lúdicas do tipo passatempo e deixaremos os alunos livres para fazê-la na ordem que quiserem e juntos, se preferirem.

Respostas esperadas: Espera-se que o aluno seja capaz de pesquisar no livro e no cartaz as denominações que devem ser completadas nas atividades. Algumas respostas podem trazer dúvidas e, por isso, o estudante contará com o apoio das estagiárias.

Avaliação: Checagem das respostas dos passatempos e acompanhamento da discussão mantida entre os alunos.

 

 

Roteiro: Documento do Word 2007 roteiro reprodução.docx

Nome:

Gabriela, Sofia e Natasha

Turma:

9º ano

Atividade:

Lentes

Plano de Aula:

Objetivos: Entrar em contato com o conceito de lentes e com doenças oftalmológicas.

Dinâmica da atividade: A sala será organizada em grupos. A primeira parte do roteiro consiste em uma revisão sobre o roteiro passado. Depois que os alunos responderem essa parte, cada grupo receberá um pote, uma bolinha de gude e papel filme e, com estes materiais, deverão construir uma lente que aumenta e outra que diminui o tamnho dos objetos. Ao final, há um pequeno texto sobre problemas oculares e uma questão que faz uma relação entre as lentes construídas e as doenças citadas.

Respostas esperadas: Espera-se que o aluno seja capaz de relembrar os conceitos do último roteiro. Além disso, espera-se que ele seja capaz de compreender o que é uma lente e suas utilizações. Algumas perguntas podem trazer dúvidas e, por isso, o estudante contará com o apoio das estagiárias.

Avaliação: Checagem das respostas e acompanhamento da discussão mantida nos grupos.

 

Roteiro: Documento do Word 2007 lentes.docx

Nome:

Adolfo Hamilton

Turma:

8º ano

Atividade:

Continuação Digestão

Plano de Aula:

Objetivo: Mostrar que há dois tipos de digestão que ocorrem na boca, a mecânica e a química.

Método: Faremos uso de um pacote de bolacha maizena e paralelamente desenvolveremos o experimento da agua de batata com iodo.

Avalilação: Planejamos fazer a avliação atraves de discussões e das respostas às perguntas que passaremos.

Roteiro:

Nome:

Adolfo e Hamilton

Turma:

6º ano

Atividade:

continuação formato da Terra → Dia e Noite

Plano de Aula:

Objetivo: Ilustrar o fenomeno dia e noite atraves da rotação da Terra

Método: Faremos uso de um vídeo com animação selecionado pelos estagiários; e ilustraremos as posições da Terra e do Sol fazendo uso de bolinhas de isopor.

Avaliação: Discussão com os alunos e interação com os materiais levados.

Roteiro:

Nome:


Mariana De Marchi e Walter Leopoldo

Turma:

9A

Atividade:

Lentes

Plano de Aula:

Atividade

Lentes

Objetivos

Fazer com que o aluno consiga visualizar o efeito da utilização de lentes e refletir sobre como podem ser usadas no seu dia-a-dia, mostrando ainda que existem diferentes tipos, adequados a diferentes situações.

Dinâmica da atividade

                - Organização dos alunos: grupos de 3 ou 4.

- Primeiro momento: entrega dos roteiros, leitura do texto de apoio e resposta da primeira questão.

- Segundo momento: entrega dos materiais e realização da primeira parte da atividade experimental.

- Terceiro momento: realização da segunda parte da atividade experimental.

- Quarto momento: leitura do texto final e resposta às questões sobre problemas da visão.

Possíveis dificuldades

Entender as questões relativas aos problemas de visão.

Respostas esperadas

Espera-se as respostas dos alunos reflitam o entendimento sobre a existência de diferentes tipos de lentes, mostrando que percebem as diferentes utilidades de cada tipo.

Avaliação

Checagem conceitual das respostas, discussão da atividade com os alunos e observação de suas reações ao realizarem o experimento.

Roteiro:

Nome:

Mariana Menquinelli

Turma:

Atividade:

Foguete de Garrada Pet

Plano de Aula:

Plano de Aula – 8° - Foguete de garrafa pet

 

Objetivos: O objetivo é conversar com a sala sobre as aulas para saber as expectativas deles em relação aos experimentos e tentar motvá-los.

Forma de avaliação: A forma de avaliação será o resultado da discução, esperamos que ele levantem sugestões para as próximas aulas.

Procedimento: Na primeira parte da aula levaremos-os para um pátio ou local aberto para fazermos os foguetes. Dividiremos eles em equipes.

Divisão das equipes:

Pensamos em trabalhar com equipes até o fim do ano, assim contabilizaremos pontos por participação até o fim do ano, o grupo vencedor ganhará um prêmio.

Para dividir as equipes colocaremos papéis coloridos em baixo de chocolates, os alunos que pegarem chocolates da mesma cor ficam no mesmo grupo. Como a turma é pequena trabalharemos com 4 grupos.

Atividade do foguete:

A atividade do foguete será uma tentativa de instigar a participação dos alunos.

Cada grupo fará um foguete, no final faremos uma corrida de foguetes, a equipe vencedora será a que obter o maior delocamento com o foguete.

No final cada grupo terá que explicar a experiência, dizer o que acham que acontece para o foguete deslocar-se.

O tempo estimado para essa atividade é 30 minutos.

Conversa em roda:

Na conversa iremos explicar que temos visto serta desmotivação por aprte dos alunos. Pediremos sugestões para melhorar as aulas e de experimentos. Levantaremos a hipótese de ajudar no projeto da feira de ciência. Nessa parte explicaremos os esquemas de grupos e pontuações. As pontuações serão por participação (respondendo perguntas e entregando roteiros).

 

Roteiro: Documento PDF Garrafa pet.pdf

Nome:

Ana Carolina Oliveira de Souza, Mariana Menquinelli

Turma:

Atividade:

Cultivando bactérias

Plano de Aula:

Cultivando Bactérias

 

Objetivo 
Verificar a existência de micróbios e como eles contaminam o meio de cultura.

 

Material (para o meio de cultura) 

1 pacote de gelatina incolor 

1 xícara de caldo de carne 

1 copo de água 

Dissolver a gelatina incolor na água, conforme instruções do pacote. Misturar ao caldo de carne 

 

Material (para a experiência) 

Duas placas de petri (ou duas tampas de margarina ou dois potinhos rasos), com o meio de cultura cobrindo o fundo 

Cotonetes 

Filme plástico 

Etiquetas adesivas 

Caneta 

 

Procedimento 
Os alunos passam o cotonete no chão ou entre os dentes, ou ainda entre os dedos dos pés (de preferência depois de eles ficarem por um bom tempo fechados dentro dos tênis!). Há ainda outras opções, como usar um dedo sujo ou uma nota de 1 real. O cotonete é esfregado levemente sobre o meio de cultura para contaminá-lo. Tampe as placas de petri ou envolva as tampas de margarina com filme plástico. Marque nas etiquetas adesivas que tipo de contaminação foi feita. Depois de três dias, observe as alterações. 


Explicação 
Ao encontrar um ambiente capaz de fornecer nutrientes e condições para o desenvolvimento, os microorganismos se instalam e aparecem. 

Esse ambiente pode ser alimentos mal-embalados ou guardados em local inadequado. O mesmo acontece com o nosso organismo: sem as medidas básicas de higiene, ele torna-se um excelente anfitrião para bactérias e fungos.

Plano de Aula

Discutir o que a mistura para cultivo das bactérias tem em comum com a nossa comida. Verificar se os alunos entenderam a respeito do processo de cozimento.

Discutir sobre os microorganismos que existem nos objetos e no nosso corpo, como nos pés e nas mãos. Verificar se foi entendido a necessidade das medidas de higiene e o que é o xulé como forma de cultura de microorganismos.

Roteiro:

Nome:

Jean

Turma:

6A

Atividade:

Afinal quem é que está no centro?

Plano de Aula:

Neste experimento, os alunos serão levados a refletir sobre os sistemas heliocentrico e geocentrico que são as duas maiores vertentes do pensamento em relação sistema solar. Eles farão análises com as bolas de isopor e simularão o movimento tanto do sol quanto da Terra para concluir qual dos dois faz mais sentido e é mais simples de ser entendido.

Roteiro: Documento do Word 2007 Afinal, quem é que está no centro.docx