2° Plano de Aula - 2/2013
Tema: Tipos de solo
1.Embasamento Teórico
Na superfície terrestre podemos encontrar diversos tipos de solo: argiloso, arenoso, humoso e calcário. Cada tipo possui características próprias, tais como densidade, formato, cor, consistência e formação química.
Nesta aula vamos estudar dois tipos: arenoso e argiloso.
-Solo Argiloso
Possuí consistência fina e é impermeável a água. Um dos principais tipos de solo argiloso é a terra roxa, encontrada principalmente nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
-Solo Arenoso
Possui consistência granulosa como a areia. Muito presente na região nordeste do Brasil, sendo permeável à água.
2. Procedimento
1.1– Apresentar o conteúdo teórico na forma de discussão, visto que eles já tiveram esta aula com a professora Marimar.
1.2 – Separar os alunos em duplas ou trios, entregar um roteiro para cada aluno e explicar o procedimento experimental , em seguida entregar o material a ser utilizado.
1.3 – Auxiliar cada grupo enquanto a experiência é realizada para solucionar possíveis dúvidas que possam ocorrer durante a montagem dos experimentos.
1.4 – Abrir uma discussão com a sala a respeito dos resultados obtidos, fazendo com que cada grupo exponha a sua conclusão.
1.5 – Após esta discussão, será proposto a resolução do questionário presente no roteiro.
3. Estratégia
Primeiramente faremos uma breve explicação sobre quais tipo de solo eles conhecem, e quais especificamente vamos abordar nesta aula para nossa experiência
Criaremos a discussão direcionada para questionar a importância de cada tipo de solo, e também onde esses tipos de solo são encontrados
Escolhemos dividir em trios ou duplas, para estimular o trabalho coletivo, uma vez que eles terão que montar juntos todo o aparato experimental.
Os roteiros deverão ser preenchidos individualmente.
Para o atendimento de dúvidas, faremos de forma coletiva, uma vez que a sala se mostrou comunicativa e não mostrando nenhuma dificuldade em perguntar na frente de todos.
4. Avaliação
A avaliação será feita através da participação e do questionário contido no roteiro, onde avaliaremos se eles conseguiram entender os tipos de solo existentes, e a diferença entre eles quando em contato com água.