Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Adriana Caio Edson e Mariana

Turma:

2H

Atividade:

Quase um Cavaquinho

Plano de Aula:

Objetivo

Estudo das ondas mecânicas: propagação do som, frequência e comprimento de onda.

Pré-requisitos

Para melhor compreensão da atividade o aluno deve estar familiarizado com os conceitos de comprimento de onda e frequência. 

Conteúdo

Introdução ao estudo de Ondas Mecânicas

Procedimento

- Apresentação dos objetivos propostos

- Breve revisão conceitual: propagação do som, frequência e comprimento de onda.

- Organização da sala em grupos e distribuição do material

- Realização do experimento, problematização e análise da situação com base nas questões pertinentes ao roteiro.

- Preenchimento do roteiro.

- Conclusão

 

Resultado Esperado

Ao final da aula os alunos deverão relacionar corretamente as ideias de propagação do som, frequência e comprimento de onda.

 

Roteiro: Documento Word Quase_um_cavaquinho Adriana Caio e Edson.doc

Nome:

Bruna Alves e Stevan Olegário

Turma:

5° C e E

Atividade:

Tipos de Solo

Plano de Aula:

2° Plano de Aula - 2/2013

Tema:  Tipos de solo

 

1.Embasamento Teórico

Na superfície terrestre podemos encontrar diversos tipos de solo: argiloso, arenoso, humoso e calcário. Cada tipo possui características próprias, tais como densidade, formato, cor, consistência e formação química.

Nesta aula vamos estudar dois tipos: arenoso e argiloso.

-Solo Argiloso

Possuí consistência fina e é impermeável a água. Um dos principais tipos de solo argiloso é a terra roxa, encontrada principalmente nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

-Solo Arenoso

Possui consistência granulosa como a areia. Muito presente na região nordeste do Brasil, sendo permeável à água.

 

2. Procedimento

1.1– Apresentar o conteúdo teórico na forma de discussão, visto que eles já tiveram esta aula com a professora Marimar.

1.2 – Separar os alunos em duplas ou trios,  entregar um roteiro para cada aluno e explicar o procedimento experimental , em seguida entregar o material a ser utilizado.

1.3 – Auxiliar cada grupo enquanto a experiência é realizada para solucionar  possíveis dúvidas que possam ocorrer durante a montagem dos experimentos.

1.4 – Abrir uma discussão com a sala a respeito dos resultados obtidos, fazendo com que cada grupo exponha a sua conclusão.

1.5 – Após esta discussão, será proposto a resolução do questionário presente no roteiro.

 

3. Estratégia

Primeiramente faremos uma breve explicação sobre quais tipo de solo eles conhecem, e quais especificamente vamos abordar nesta aula para nossa experiência

Criaremos a discussão direcionada para questionar a importância de cada tipo de solo, e também onde esses tipos de solo são encontrados

Escolhemos dividir em trios ou duplas, para estimular o trabalho coletivo, uma vez que eles terão que montar juntos todo o aparato experimental.

Os roteiros deverão ser preenchidos individualmente.

Para o atendimento de dúvidas, faremos de forma coletiva, uma vez que a sala se mostrou comunicativa e não mostrando nenhuma dificuldade em perguntar na frente de todos.

 

4. Avaliação

    A avaliação será feita através da participação e do questionário contido no roteiro, onde avaliaremos se eles conseguiram entender os tipos de solo existentes, e a diferença entre eles quando em contato com água.

Roteiro: Documento PDF 2° Roteiro - Tipos de Solo.pdf

Nome:

Eusébio Adão/ Henrique Furia Silva/ Dhienes Rocha moura Quirino

Turma:

3ºA e 3ºC

Atividade:

Objetivo: Verificar as propriedades elétricas do seu aparelho móvel do tipo ''Celular'' e colocar a potência e o consumo de energia.

Plano de Aula:

Pré-requisitos: E´ importante que os alunos tenham algumas noções: de tensão elétrica, corrente elétrica e potência elétrica.

Dinâmica da aula: 1) Apresentação da atividade e entrega de um questionário referente ao experimento. 2) organização dos alunos: os aluno devem formar grupos de 5 alunos.

Conteúdo: Durante o experimento os alunos iram anotar os valores da voltagem, da corrente e consequentemente da potência de um celular, para calcula a energia consumida em um certo período de tempo. Além disso eles também devem saber que para carregar um celular não basta encaixar o carregador no celular, precisa ter compatibilidade entre as especificações elétricas.

Procedimento: os alunos irão abrir um celular, anotar os valores da corrente e da  voltagem.                                   

 Conclusão:                                                                     Alunos devem   saber calcular a energia consumida por um celular num certo perído de tempo, para isso precisam saber a corrente elétrica que circula o circuito do celular, e a tensão elétrica também. Para culcular a potência e em seguida a energia consumida por um celular.

Resultado esperado: Os alunos devem saber usar e saber calcular a energia consumida por um celular.

Roteiro: Documento PDF 37.pdf

Nome:

Patricia e Priscila

Turma:

1º I

Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro: Documento PDF planejamento.pdf

Nome:

Bruna Alves e Stevan Olegário

Turma:

5° C e E

Atividade:

Reconhecimento do solo

Plano de Aula:

PLANO DE AULA

 

Optamos por mudar nosso método de aula pois percebemos no primeiro experimento com essas turmas que eles não conseguiram ligar a atividade com a realidade e muito menos com a aula da professora.

Para contornar a situaçao decidimos primeiramente mostrar o que tem no mundo que eles vivem, com as mãos na massa, ou seja, nesta aula vamos levá-los ao jardim, para que eles mexam na terra, vejam o que ela contém, que bichos podem encontrar, que pedras, quais os tamanhos das folhas, etc…

Depois disso é que vamos na próxima aula trabalhar com experimento em sala de aula.




Roteiro: Documento PDF Roteiro 2 .pdf

Nome:

Cassiano, Claudemir e Eduardo

Turma:

2°F

Atividade:

"Quase um Cavaquinho"

Plano de Aula:

Objetivo:

            O Objetivo dessa experiência é introduzir de uma forma contextual o conceito de ondas mecânicas com a propagação do som.

Pré-requisito:

            Para a realização da aula, espera-se que os estudantes já estejam familiarizados com o conceito de comprimento de ondas e frequência.

Conteúdo:

-Ondas mecânicas

Procedimento:

- Organização da sala de aula, com cinco grupos e um "quase cavaqiunho" para cada um.

- Distribuição dos questionários e materiais a serem utilizados pelos estudantes;

- Explicação (com as respectivas orientações) sobre o procedimento experimental que será realizado em duas etapas;

- Execução do experimento;

- Cada integrante rodear os grupos para explicações e induções aos objetivos propostos;

- Anotação das observações e respostas das questões, por parte dos alunos;

- Discussão final (espaço para dúvidas e conclusões).

Roteiro: Documento Word Quase_um_cavaquinho.doc

Nome:

Diego e Rosangela

Turma:

1º H

Atividade:

Circuito das Bolinhas - roteiro original

Plano de Aula:

1- Material utilizado

Rampas com duas pistas de metal, 2 bolos de gude para cada rampa.

 

Objetivo: observar a conservação mecânica da energia.

 

- Fazer comparação no aumento ou diminuição da energia cinética.

- Com o trabalho de força buscar um ponto referencial e altura para realizar atividade observando a gravitação.

 

Pré requisito

Os alunos necessariamente terão que estar familiarizados com o estudo do movimento dos corpos.

 

Procedimento:

- Organizar cinco grupos com seis alunos, e três roteiros com questões para ser respondido em dupla.

- Entreguar uma rampa com duas bolinhas para cada  grupo.

 

Obs.: este experimento será dividido em duas etapas e apresentado em duas aulas.

 

 

 

Roteiro: