Ajuda com Pesquisar cursos

Proporcionar uma introdução a técnicas modernas e aplicações interdisciplinares da Física Estatística ao estudo de sistemas biológicos (sistemas sensoriais, psicofísica), à computação (processamento de imagens e complexidade computacional), às telecomunicações (criptografia, códigos de correção de erros, modulação) à estatística (sistemas adaptativos e mineração de dados) e a sistemas econômicos (econofísica).

Introduzir conceitos e definições básicas que compõe a teoria utilizada para interpretar dados obtidos com a técnica de espalhamento de luz dinâmico.

Propiciar uma apreciação de conjunto dos fundamentos clássicos e dos desenvolvimentos recentes da física, para subsidiar uma avaliação crítica e uma possível revisão dos conteúdos instrucionais oferecidos nas disciplinas de física nos diferentes cursos superiores e médios, tanto no que se refere aos conceitos fundamentais da física clássica quanto aos desenvolvimentos da física contemporânea tomados como elementos de visões de mundo e como instrumental teórico para outras ciências e para a tecnologia.
Desenvolver técnicas de tratamento estatístico de dados experimentais bem como apresentar e demonstrar suas propriedades gerais, usando o formalismo da teoria de probabilidade. O estudante deverá, após o curso, ser capaz de tratar de forma rigorosa seus dados e, quando necessário, aprofundar seus conhecimentos e resolver problemas mais complexos.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP