Nome:
Turma:
Atividade:
Roteiro:
Plano de Aula:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Mariana De Marchi, Walter Leopoldo

Turma:

9A

Atividade:

Câmara escura

Roteiro: Documento do Word 2007 5º Roteiro_ Câmara_Escura.docx
Plano de Aula:

Objetivos:
Fazer com que o aluno compreenda a ideia da propagação retilínea da luz, aprendendo a lidar com sua representação utilizada na óptica geométrica. Também, espera-se que seja possível entender o processo de formação de imagens em uma câmara escura, relacio-nando estes conceitos ao funcionamento de câmeras fotográficas e do olho humano.


Dinâmica da atividade:
- Organização dos alunos: grupos de 2 a 4 alunos.
- Distribuição dos roteiros e realização do experimento.
- Recolhimento dos roteiros preenchidos.


Possíveis dificuldades:
Entender o porquê da inversão da imagem e da variação de seu tamanho.


Respostas esperadas:
Espera-se que o aluno entenda as representações utilizadas na óptica geométrica, a ma-neira como os raios se comportam, o motivo da inversão das imagens e da variação de seu tamanho em relação à distância.


Avaliação:
Checagem conceitual das respostas, discussão da atividade com os alunos e observação de suas reações ao realizarem o experimento.


Nome:

Bruno Ting

Turma:

8B

Atividade:

O sitema digestório

Roteiro: Documento do Word 2007 Roteiro 5.docx
Plano de Aula:

O objetivo desta experiência é ensinar aos alunos alguns princípios básicos de como funciona a digestão dos alimentos em nosso corpo. Assim, a primeira parte da experiência consistirá inicialmente em mostrar ao aluno que o amido é uma molécula constituída de uma enorme quantidade de partes menores, partes estas do qual é feito justamente o açúcar de cozinha. Em seguida, o experimento deve mostrar que o iodo muda de cor somente na presença destas partes menores. Para tanto, serão usados três copinhos de café, um contendo açúcar e os outros dois contendo amido. Será colocado iodo no copinho com açúcar e em um com amido. Espera-se que o iodo mude de cor somente no copo com açúcar e que os estudantes percebam isso. Por fim, ao se acrescentar saliva ao amido e colocar iodo, este mudará de cor, mostrando que a saliva funciona como um primeiro mecanismo para a digestão do amido em nosso corpo. A esperança é que esta ideia fique clara para os alunos.

A segunda experiência procura mostrar a importância do ato de mastigar na digestão alimento. Serão colocados dois comprimidos efervescentes em água, um inteiro e outro triturado. O comprimido triturado se dissolve bem mais rapidamente, mostrando que uma superfície de contato maior aumenta a velocidade da reação. Após este experimento os alunos devem relacioná-lo com a mastigação e sua importância para uma digestão mais eficiente.  


Nome:

Sofia, Gabriela e Natasha

Turma:

9B

Atividade:

Câmara Escura

Roteiro: Documento do Word 2007 Câmara Escura.docx
Plano de Aula:

Objetivos:
Fazer com que o aluno compreenda a ideia da propagação retilínea da luz, aprendendo a lidar com sua representação na forma de óptica geométrica. Também, espera-se que seja possível entender o processo de formação de imagens em uma câmara escura, relacionando estes conceitos ao funcionamento de câmeras fotográficas e do olho humano.


Dinâmica da atividade:
A sala será dividia em grupos de 2 a 4 estudantes. Distribuiremos os roteiros e o material necessário para a realização do experimento (velas, câmara escura,...). Pediremos aos grupos para seguirem o roteiro, enquanto acompanhamos as atividades.


Respostas esperadas:
Espera-se que o aluno entenda as representações utilizadas na óptica geométrica, a maneira como os raios se comportam, o motivo da inversão das imagens e da variação de seu tamanho em relação à distância.


Avaliação:
Checagem conceitual das respostas, discussão da atividade com os alunos e observação de suas reações ao realizarem o experimento.


Nome:

Sofia,Gabriela e Natasha

Turma:

7A

Atividade:

Do que nosso corpo é feito??

Roteiro: Documento Word Do que o nosso corpo é feito.doc
Plano de Aula:

Objetivos:
Fazer com que o aluno compreenda que nosso corpo é formado por diversas partículas, em especial o carbono. Queremos também introduzir a ideia de tabela periódica.


Dinâmica da atividade:
A sala será dividia em três grupos, para que cada uma possa acompanhar um grupo, já que o experimento conta com a utilização de fogo. Distribuiremos os roteiro e pediremos que eles realizem a atividade.


Respostas esperadas:
Espera-se que o aluno entenda que nosso corpo apresenta carbono, que é responsável pela queima de alguns elementos. Esperamos também que eles encontrem o carbono na tabela periódica e vejam que outros elementos também são vitais para a existência da vida.


Avaliação:
Checagem conceitual das respostas, discussão da atividade com os alunos e observação de suas reações ao realizarem o experimento.


Nome:

Mariana Cardoso Menquinelli e Ana Carolina de Oliveira Souza

Turma:

Atividade:

Energia

Roteiro: Documento do Word 2007 Fontes de Energia.docx
Plano de Aula:

Objetivos: Mostrar aos alunos os diferentes tipos de energia e fontes de energia.

Aula: No início da aula será relembrado todas as experiências já feitas e reforçar alguns conceitos apresentados.

Na segunda parte da aula iremos levantar os que os alunos acham que é energia e fontes de energia. Será distribuído um gráfico que mostra a representatividade de cada tipo de energia utilizada no mundo

Na terceira parte da aula entregaremos uma cruzadinha sobre energia que servirá para avaliar se os alunos compreenderam a aula.


Nome:

Ana Carolina Oliveira e Mariana Menquinelli

Turma:

6a série

Atividade:
Roteiro: Documento do Word 2007 Roteiro - Conservacao dos alimentos - mingau.docx
Plano de Aula:

O roteiro nessa aula não é para ser preenchido, apenas instruções para a execução da experiência. Durante a aula os passos como ferver a água, falar a respeito da geladeira e vedação devem ser discutidos com toda a sala.


Nome:

Thiago E Jean

Turma:

7B

Atividade:

Mastigar

Roteiro: Documento do Word 2007 mastigar.docx
Plano de Aula:
Essa aula que darei na mesma semana que farei oficina(16/09) será de reposição(isso já foi acertado tanto com a professora Vera quanto com a professora Solange).
A professora Solange vai trabalhar com os alunos sobre o tema sexualidade e pediu que eu levasse um filme, que será passado em uma outra aula, e que eu auxiliasse em uma atividade que será dada em aula que comentarei posteriormente em meu relato.
Mas também levarei um relatório caso de tempo de trabalharmos.

Nome:

Jean

Turma:

6A

Atividade:

Entendendo Dia e Noite

Roteiro: Documento do Word 2007 Entendendo o Dia e a Noite.docx
Plano de Aula:

Neste experimento, os alunos terão uma boa ideia de como se comporta a Terra em relação ao Sol e sua órbita. A proposta é que eles se localizem no planeta espetando um palito que representa um aluno situado em SP, e a partir daí começar uma análise que os farão entender todo o mecanismo de rotação da Terra e sua relação com as horas do dia.


Nome:

Jean

Turma:

8A

Atividade:

É importante mastigar bem

Roteiro: Documento do Word 2007 É importante mastigar bem.docx
Plano de Aula:

Neste simples experimento, os alunos serão levados a compreender o quão importante a mastigação é para nosso sistema digestório. Por uma simples comparação eles verão que, quanto mais triturado (mastigado) o alimento estiver antes de ser engolido, mais rápido ele será digerido e mais eficiente será o processo dentro de nosso organismo.