Diagrama de temas
-
-
Olá, pessoal!!
Deixo aqui, um documento de apresentação de estágio, caso haja necessidade.
Abraço,
Carla
-
Olá, pessoal!
Poste aqui a forma como será elaborado seu portfólio/diário de bordo e ainda, link para acompanhamento (em caso de plataforma virtual)
Abraço,
Carla
-
Olá, pessoal! Desejo que estejam bem!
Seguem as orientações para elaboração do jogo didático, que será considerado como atividade avaliativa.
Abçs,
Carla
-
Olá, pessoal!
Segue link para que possam consultar se as atividades entregues estão ok. Muitos ainda não informaram o link para o acompanhamento da elaboração do diário de bordo/portfólio da disciplina.
Abraço,
Carla
-
Orientações:
Olá, pessoal! Seguimos para a reta final do nosso curso.
O relatório de estágio deverá versar sobre a sua experiência de estágio sob o viés do tema escolhido para estudo, tal como explicado em aula.
A escrita deverá seguir formato de artigo científico de revista da área de ensino de ciências/Educação. Para tanto, busque na internet revistas da área e no site escolhido, busque por "diretrizes para autores" ou equivalente e siga a norma da revista. Seguem exemplos
Revista Insignare Scientia
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/about/submissions
Revista Experiências em ensino de Ciências
https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/information/authors
Revista Investigações em Ensino de Ciências
https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/about/submissions#onlineSubmissions
Estes são apenas exemplos, existem outras possibilidades e formatos. Busquem o que melhor se adeque ao relato de vocês.
Qualquer dúvida, me procurem!
Um abraço,
Carla
PS. Prazo final para envio: 22/07/2022
-
Olá, pessoal!! Desejo que estejam bem!
Postarei aqui, as indicações de leituras para as aulas, orientações para trabalho, avaliações e informações gerais do curso. Esta também será uma ferramenta de comunicação entre nós.
Sejam todes bem vindes ao nosso curso!
Abraço,
Carla.
Programa do Curso: https://docs.google.com/document/d/1z7jnduuXgVFJFBEqkRpn3XTRFgN_PY42w9bIKBIx2J8/edit?usp=sharing
-
Aula presencial para as duas turmas!!
Noturno - Aula inaugural
Vespertino - Aula inaugural
VISITE O SITE DA FEBRACE
-
FEBRACE - Aula Gravada (eDisciplinas)
A gravação da apresentação dos trabalhos e avaliação ficará gravada e disponível para visualização.
Materiais para consulta:
Acervo de trabalhos apresentados na FEBRACE 2021
Orientação:
Assista o vídeo da abertura da FEBRACE e escolha 3 trabalhos do acervo para responder o formulário disponível em: https://forms.gle/47ET8iXcpbZf5jRAA
Boa semana!!
Carla
-
Análise dos documentos orientadores da educação no estado de SP - Currículo Paulista, Materiais EFAPE
EFI e EFII
https://efape.educacao.sp.gov.br/
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
-
Análise dos documentos orientadores da educação no estado de SP - BNCC e Novo Ensino Médio
https://efape.educacao.sp.gov.br/
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/materiais-de-apoio-2/
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
-
Atividade de reposição de aula da semana 5:
Elaboração de síntese a partir da leitura dos seguintes materiais:
"O ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: HISTÓRIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DESAFIOS ATUAIS". Autores: Fabrício do Nascimento, Hylio Laganá Fernandes, Viviane Melo de Mendonça. Revista HISTEDBR On-line. 2010
Vídeo:Diálogo Sem Fronteira - Sociedade, História e Educação no Brasil - Dermeval Saviani https://www.youtube.com/watch?v=O1tpIpAOZos&ab_channel=Di%C3%A1logoSemFronteira.
Proposta de temas para estágio - organização de grupos
Políticas públicas
Currículo EFI
Currículo EFII
Currículo EM e novo ensino médio
Profissão docente
Espaços, estrutura, materiais e suporte
Métodos de ensino
Ser aluno na aula de Ciências/Biologia
Como atua a gestão escolar nas aulas de ensino de ciências/ Biologia
A importância do ATPC e/ou reuniões pedagógicas para a formação e atuação da/o professora/o na aula de Ciências/Biologia
Interdisciplinaridade no ensino de Ciências/Biologia
Projetos e eletivas em diálogo com ensino de Ciências/Biologia
Estudo do meio e ensino de Ciências/Biologia
Uso do livro didático no ensino de Ciências/Biologia
Monitoria, visita guiada e o setor educativo em museus e centros de Ciência
-
Um grupo (até 4 pessoas) por tema.
-
Pesquisa sobre temas de estágio (atividade online)
-
Ensino de Ciências - De que se trata?
Por que ensinar Ciências? Para quem ensinar Ciências?
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Lúcia Helena Sasseron [sasseron@usp.br] Anna Maria Pessoa de Carvalho [ampdcarv@usp.br] Faculdade de Educação – Universidade de São Paulo
Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/844768/mod_resource/content/1/SASSERON_CARVALHO_AC_uma_revis%C3%A3o_bibliogr%C3%A1fica.pdf-
Materiais didático-científicos e a história do ensino de ciências naturais em São Paulo (1880-1901) Reginaldo Alberto Meloni1 ORCID: 0000-0002-4664-1079 Wiara Rosa Rios Alcântara1 ORCID: 0000-0003-0752-8257
Texto indicado para leitura complementar.
-
Quem pode ensinar ciências na escola?
Profissão docente
-
Ciência só se aprende na escola?
Movimento CTSA e Museus de Ciências e Tecnologia
-
Apresentação e aplicação dos jogos didáticos desenvolvidos pelos alunos - 1a avaliação
-
Neste tópico, vamos discutir questões relacionadas à produção de material didático, formação docente e educação em espaços não formais, em continuidade às aulas passadas. Nosso encontro se dará no IB, mediado pela Profa. Eliana Maria Beluzzo Dessen, do
Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco
Estaremos nas salas:
A turma da tarde, na sala de anatomia e noturno, na Microscopia 1
-
Aula será no dia 13/06 - 19h30, na sala 130 (Lab_Arte) do Bloco B da FEUSP, para as turmas do vespertino e noturno.
Palestra com a Profa. Msc. e Iyalorixá Solange Maria da Silva e Professora e Vice-diretora Jatiaci Para Mirim da Escola Indígena Djekupe Amba Arandy (Jaraguá/SP)
Será emitido certificado de participação no evento.
Não haverá encontro no dia 15/06.
O vídeo abaixo está disponível direto no youtube, basta clicar no link. 👇
-
Mesa-redonda com convidados no dia 20/06 - transmissão canal FEUSP.
Início: 19h
Professores Convidados:
Profa Gláucia Miranda, Prof. GABRIEL BACHUR CINTRA, Prof. RIcardo Santoro e Prof. Mauro Pontes
Transmissão pelo canal FEUSP do Youtube :
Haverá lista de chamada e será emitido certificado do evento.
-
Materiais e métodos - oficina de objetos e modelos
Oficina com com a participação da Profa Dra. Prof. Dra. Marcia Lourenço - Muzeu de Zoologia da USP
-
Apresentação experiências de estágio
-
Apresentação experiências de estágio