-
Semana 12
IV. Capital cultural, avaliação e representações sobre
a excelência pedagógica: êxito e fracasso escolarImagens de Pavlofox, de Sasin Tipchai, de Engin Akyurt e de autor desconhecido.
📖 Leitura principal:
LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares. As razões do improvável. 1ª edição, 2ª impressão. São Paulo: Editora Ática, 2004, “Prelúdios”, p. 11-16, “O ponto de vista do conhecimento”, p. 17-46 e “Perfis de configurações” (trechos selecionados: variações sobre o mesmo tema e perfis 1 e 26), p. 71-89 e 313-333.
📖 Leitura complementar:
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. CATANI, Afrânio & NOGUEIRA,Maria Alice (orgs.) Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 71-80.
📺 Avaliação em nome das aprendizagens e Avaliação – lógica da excelência. Essas videoaulas, ministradas pelas professoras Rita de Cassia Gallego (FEUSP) e Vivian Batista da Silva (FEUSP), ajudam a iniciar essa discussão:
https://www.youtube.com/watch?v=bE4RZrNjh7c
https://www.youtube.com/watch?v=kmxfGYBD3Gc
🗃️ Para saber mais:
📽️ As representações sobre aprendizagem e os significados da avaliação. Na entrevista à professora Vivian Batista da Silva (FEUSP), eu teço considerações sobre as representações existentes acerca dos processos de aprendizagem e do conhecimento, procurando mostrar a sua importância para se compreender o desenvolvimento do trabalho do professor no que concerne aos sentidos atribuídos às atividades avaliativas.
https://youtu.be/wcNOUdus7Js
📚 PERRENOUD, Philippe. Não mexa na minha avaliação!. In: Avaliação - da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 2008. Disponível em:
-
Indicações para leitura (LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares):
- “Prelúdios”, p. 11-16,
- “O ponto de vista do conhecimento”, p. 17-46
- “Perfis de configurações” (Trechos selecionados: variações sobre o mesmo tema e perfis 1 e 26) p. 71-89 e 313-333.