• Fechar

    Estágio: possibilidades de realização


    • Possibilidades de Estágio em Didática, de acordo com a

      REORGANIZAÇÃO DO CALENDÁRIO E DAS AÇÕES DA GRADUAÇÃO PARA 2020, realizada em 13 de maio de 2020[1]

      5. Considerando que todas as nossas disciplinas com estágio têm natureza “teórico-prática”, durante o período em que as medidas protetivas emanadas pelos órgãos de saúde estiverem em vigor serão consideradas válidas atividades que contemplem práticas remotas, tais como:

      5.1 Análise de materiais didáticos, inclusive aqueles produzidos para o ensino remoto pelas redes estaduais, municipais, escolas particulares e cursinhos populares.

      5.2 Criação de plataforma de apoio para estudantes da Educação Básica (algo como um “plantão de dúvidas” com estagiários/as).

      5.3 Apoio a professoras(es) na elaboração de materiais didáticos para Educação Básica, inclusive aqueles produzidos para o ensino remoto.

      5.4 Produção independente de materiais didáticos de apoio para a Educação Básica, inclusive aqueles voltados ao ensino remoto (Labeduc e/ou Feusp em tempos de pandemia).

      5.5 Entrevistas com professores, gestores, famílias e estudantes para compreender suas atividades regulares, bem como levantar como estão vivenciando esse momento de ensino remoto.

      5.6 Produção de ensaios reflexivos (reflexão teórico-prática) sobre o ensino remoto e seus desdobramentos na qualidade social da educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Av. da Universidade, 308 – CEP: 05508-040 – São Paulo/SP (11) 3091-3517 – fe@usp.br - www.fe.usp.br

      5.7 Modalidades e atividades de estágio a serem enfatizadas: estágios coordenados (combinando atividades ligadas a mais de uma disciplina da licenciatura); estágios investigativos; estágios de produção coletiva de materiais de apoio para o ensino de diferentes componentes curriculares [basicamente, o que já acontece, com exceção da ideia dos estágios coordenados], análise de relatórios e/ou outras formas de registro de experiências de estágio produzidas em semestres anteriores, desenvolvidas em situações de ensino presenciais.



      [1] Marcos Garcia Neira (Diretor); Vinício de Macedo Santos (Vice-Diretor); Rosângela Gavioli Prieto (Presidenta da Comissão de Graduação); Roni Cleber Dias de Menezes (Coordenador da CoC Pedagogia); Claudia Valentina Assumpção Galian (Coordenadora da CoC Licenciaturas) e Vivian Batista da Silva (Coordenadora da Comissão de Estágios, Estudos Independentes e TCC).


    • PDF

      Estágio: possibilidades de realização

    • PDF

      Estágio: mensagem aos alunos e professores (FEUSP, jul/2020)

    • Possibilidade de estágio remoto na EMEF Infante Dom Henrique / Futura Espaço de Bitita:

      Para realizar o estágio, a/o estudante deverá se inscrever até o dia 27/09 no link:

      No formulário há todas as orientações para a inscrição e as condições para realização do estágio. Dentre as condições, destacamos a participação obrigatória na reunião on-line de recepção no dia 02/10 (sexta) às 14h, a compreensão de que se trata de um estágio colaborativo e o compartilhamento do relatório final com a escola.

      Como as escolas estabeleceram um limite de estagiárias/os que receberão, caso haja mais inscritas/os do que as vagas disponíveis, será realizado sorteio. A lista de estudantes contempladas/os será divulgada no dia 30/09 no site da FEUSP.

      Agradecemos a divulgação junto às/aos suas/seus estudantes e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

      Bom semestre a todas/os!

      Educadoras do Programa de Formação de Professores - FEUSP
      (11) 3091-3210
             2648-1126


    • Possibilidade de realização do estágio na EMEF Ibrahim Nobre.

      Para realizar o estágio, a/o estudante deverá se inscrever até o dia 24/9 no link:

      No formulário há todas as orientações para a inscrição e as condições para realização do estágio. Dentre as condições, destacamos a participação obrigatória na reunião on-line de recepção no dia 30/9 (quarta) às 14h, a compreensão de que se trata de um estágio colaborativo e o compartilhamento do relatório final com a escola.

      Como as escolas estabeleceram um limite de estagiárias/os que receberão, caso haja mais inscritas/os do que as vagas disponíveis, será realizado sorteio. A lista de estudantes contempladas/os será divulgada no dia 28/9 no site da FEUSP.