Topic outline
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Escola e Conhecimento
Texto 2a: YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educ. Soc. Campinas, vol. 28, n. 101, p. 12871302, set./dez. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n101/a0228101.pdf Acesso em: 08 de janeiro de 2018.
Texto complementar 2b: CRAHAY, Marcel. Como a escola pode ser mais justa e mais eficaz? Cadernos Cenpec | Nova série, [S.l.], v. 3, n. 1, dez. 2013
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Texto 3a: MEIRIEU, Phillipe. Aprender… sim, mas como? (cap 2: O que é aprender? p.47-69). 7 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Texto 3b: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; SASSERON, Lúcia Helena. Sequências de ensino investigativas - SEIS: o que os alunos aprendem? In: Educação em ciências: epistemologias, princípios e ações educativas [S.l: s.n.], 2012.
Texto complementar 3c: LEITE, L.; ESTEVES, E. Ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas na Licenciatura em Ensino da Física e Química. In: Bento Silva e Leandro Almeida (Eds.). Comunicação apresentada no VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia. Braga: CIED - Universidade do Minho, p. 1751-1768, 2005.Boa semana, boa leitura e estudos para todas e todos!
Abraços
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Texto 4a: MACHADO, J. C. E.; Castellar, S. M. V. . O ensino de geografia física na Educação Básica: sobre a superação do obstáculo para aprendizagem. In: María Victoria Fernández Caso; Raquel Gurevich. (Org.). Didáctica de la geografía: prácticas escolares y formación de professores. 1ºed.Buenos Aires: Biblos, 2014, v., p. 229-250.
Texto 4b: MORAES, Jerusa Vilhena. Teoria e prática da Geografia escolar: a alfabetização e enculturação científica. p.221-242. In: Didática da Geografia: aportes teóricos e metodológicos. São Paulo: Xamã Editora, 2012.
Leitura Complementar:
Texto 4c: SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. especial, p. 49-67, 2015.
Texto 4d: SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2008.
Boa semana, boa leitura e estudos para todas e todos!
Abraços
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Texto 5a: NEHRING, Cátia Maria et al. As ilhas de racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 88-105, June 2000.
Texto 5b: COSTA, Cintia. Interdisciplinaridade: das concepções às representações de práticas de professores de Ciências, p.101-120. In: CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; MUNHOZ, Gislaine. Conhecimentos escolares e caminhos metodológicos. São Paulo: Xamã Editora, 2012.
Leitura complementar:
Texto 5c: SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, p. 474-492, Dec. 2007
Boa leitura e semana a todos.
Abraços. -
Texto 6a: SILVEIRA, Maria Laura. Uma situação geográfica: do método à metodologia. Revista Território, Rio de Janeiro, ano IV, n. 16, p. 21-28, jan.-jun. 1999.
Texto complementar 6b: CASO, Maria Victoria Fernandez. Discursos y práticas en la construción de un temario escolar en geografía. In: CASO, Maria Victoria Fernandez; GUREVICH, Raquel. Geografía nuevos temas, nuevas preguntas, Un temario para su enseñanza. Buenos Aires. Biblos, 2007. p17-36.
Boa semana e boa leitura!
Abraços. -
Texto 7a: CASTELLAR, S, M, V; DE PAULA, I, R.O papel do Pensamento Espacial na construção do Raciocínio Geográfico Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 10, n. 19, p. 294-322, jan./jun., 2020
Videoaulas complementares:
Videoaula: Cartografia e pensamento espacial na geografia - Parte II:
Videoaula : Cartografia e pensamento espacial na geografia - Parte III: https://youtu.be/6pfdJCq6Twg -
Nesta aula seguimos no debate sobre o texto e aulas complementares postados na semana anterior
Texto 7a: CASTELLAR, S, M, V; DE PAULA, I, R.O papel do Pensamento Espacial na construção do Raciocínio Geográfico Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 10, n. 19, p. 294-322, jan./jun., 2020
Traga mais questões, dúvidas e sugestões para o debate da aula, acesso nosso padlet:https://pt-br.padlet.com/kizzyresende/edm0422
Boa semana e estudo!
Abraços. -
Escolher um capítulo de um dos três trabalhos a seguir:
Texto 9a: MACHADO, J. C. E. Indicadores de aprendizagem da morfodinâmica: contribuição para o ensino da Geomorfologia na Educação Básica (sexto ao nono ano). Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Matemática e Tecnológica. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2019.
Texto 9b: SOUZA, L. R. D. de. Potencialidades do conceito de território e da argumentação para a formação cidadã em aulas de Geografia. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós Graduação em Educação Científica, Matemática e Tecnológica. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2019.
Texto 9c: CARLI, E. C. Prática Argumentativa no Ensino de Geografia: Um estudo a partir do conceito do território. Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2017.
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Texto 10a: RISETTE, Marcia. Os indicadores da alfabetização cartográfica. Pensando convergências entre a cartografia escolar e o pensamento espacial. Revista Anekumene, n16, p16-25. Colombia, Bogotá, 2018.
Textos complementares:
Texto 10b: CATANI, D. B; GALLEGO, R. C. Avaliação. São Paulo: UNESP, 2009.p.73-82.
Texto 10c: SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. D. Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de toulmin. Ciência & Educação (Bauru), v. 17, p. 97-114, 2011a
Boa semana e bons estudos.
Abraços. -
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