• Fechar

    Semana 10: Disciplina, relações pedagógicas e os processos de ensino-aprendizagem (GUIMARÃES e NOBLIT)


    Pintura de Emygdio de Barros, s/d. Museu de Imagens do Inconsciente

    Roteiro de atividades: semana 10

    Disciplina, relações pedagógicas e os processos de ensino-aprendizagem 

    1. 📖Leitura do texto: GUIMARÃES, Carlos Eduardo. A disciplina no processo ensino-aprendizagem. Didática, São Paulo, 1982, 18: 33-39https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5663195/mod_resource/content/1/guimar%C3%A3es.pdf

    2.  📖 Leitura do textoNOBLIT, George W. Poder e desvelo na sala de aula. Revista da FEUSP, São Paulo,  jul-dez/1995, v. 21, nº 2, p. 119-137: https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33570/36308

    3. 📽️ Assistir a vídeo aula (apoio para as leituras): "A disciplina no processo de ensino-aprendizagem" (Professoras Rita Gallego e Vivian Batista) 

    4. 📽️ Assistir a vídeo aula (apoio para as leituras): "A relação pedagógica": Poder e desvelo em sala de aula (Rita Gallego e Vivian Batista): 

    5. 💬ATIVIDADE: Postagem do grupo no Padlet sobre a leituras/discussões realizadas 

    6. 📝ATIVIDADE:  Relato de Memória 4: Quais as minhas marcas como aluno(a) ao longo da trajetória escolar?/ Minha relação com os(as) alunos(as) e as impressões sobre seus comportamentos - Orientações no bloco "Memórias...":https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=83326§ion=2&singlesec=2