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    Cronograma

    CRONOGRAMA  - DIDÁTICA II

     2º. semestre de 2020 - FEUSP




    Profa. Dra. Rita Gallego
    Monitora: Profa. Ms. Marina Costa




    Setembro

    19

    Organização da disciplina: Formulário- impressões sobre a didática e expectativas referentes à disciplina / Indicações sobre o objeto da Didática; Formação dos grupos; Filme: “Ser e Ter”. 

      26

    Dos modos de organização da disciplina (Programa, atividades, avaliação...) 

    • Discussão inicial entre os grupos: questões destacadas no filme “Ser e Ter”; 

    • Discussão de alguns dados gerais da reflexão inicial e da dinâmica da disciplina, bem como suas principais atividades;

    • Discussão coletiva do filme: “Ser e Ter”(2002). 

    Outubro

    02

    A produção de estudos sobre ensino e aprendizagem: a Didática

    📖Leitura principal: 

    AZANHA, José Mario Pires. Uma reflexão sobre a Didática. 3º Seminário A Didática em questão. Atas, vol. I, 1985, p. 24-32.

    • Discussão: Nuvem coletiva – Didática e suas representações 

    09

    SEMANA DA EDUCAÇÃO -  FEUSP

    16

    Plantão de dúvidas (Marina)

    23

    O que sabem (ou “devem” saber) os professores

    Discussão inicial entre os grupos

    📖Leitura principal: 

    Tardif, M., LESSARD, C., LAHAYE, L. Os professores face ao saber – esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação. Porto Alegre, 1991, n. 4, p. 215-233.

    📚 Leituras complementares

    Tardif, M., RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4214.pdf

    CATANI, D B., BUENO, B. O., SOUSA, C. P. de (orgs.). A vida e o ofício dos professores. São Paulo: Escrituras, 1998.

    HUBERMAN, Michael. O Ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1992, p. 31-61.

    📽️Indicações de filmes: O menino que descobriu o vento (Direção: Chiwetel Ejiofor, Malawi, Reino Unido, França, EUA,  2019)/Entre os muros da escola/Além da sala de aula. 

    📝ATIVIDADE:  Postagem do grupo no Padlet da disciplina

    📝ATIVIDADE:  Relato de Memória 1 -  Meus professores marcantes

    30

    Feriado

    Novembro

    06

    Questões de ensino - perspectivas de análise: Gestão de tempos e espaços nos processos de ensino-aprendizagem: espaço(s) escolar(es) - I

    Discussão inicial entre os grupos

    📖Leitura principal: 

    Cultura escolar – 3 conceitos (Julia, Frago e Escolano)

    GALLEGO, R. de C., SILVA, V. B. da. A gestão do tempo e do espaço na escola. Material produzido para a REDEFOR/SEE/SP, 2012.

    📚 Leituras complementares

    FRAGO, A. V., ESCOLANO, A. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. Introdução e Capítulo 1 “Arquitetura como programa. Espaço-escola e currículo” (p. 7-57)

    📝ATIVIDADE:  Relato de Memória 2: Lembranças dos espaços e tempos de aprender / Como professor(a): Meus modos de gerir os tempos e espaços de ensinar e aprender

    🔎Pesquisa: imagens/fotos de diferentes espaços escolares        

     

    13

    Questões de ensino - perspectivas de análise: Gestão de tempos e espaços nos processos de ensino-aprendizagem: tempo(s) escolar(es) - II

    Discussão inicial entre os grupos

    📖Leitura principal: 

    Cultura escolar – 3 conceitos (Julia, Frago e Escolano)

    GALLEGO, R. de C., SILVA, V. B. da. A gestão do tempo e do espaço na escola. Material produzido para a REDEFOR/SEE/SP, 2012.

    📚 Leituras complementares

    FRAGO, A. V., ESCOLANO, A. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. Introdução e Capítulo 1 “Arquitetura como programa. Espaço-escola e currículo” (p. 7-57)

    📝ATIVIDADE:  Relato de Memória 2: Lembranças dos espaços e tempos de aprender / Como professor(a): Meus modos de gerir os tempos e espaços de ensinar e aprender

    🔎Pesquisa: imagens/fotos de diferentes espaços escolares      

    Novembro

    20

    Ponto facultativo: Consciência negra

    27

    O que é aprender? I

    Discussão inicial entre os grupos

    📖Leitura principal: 

    MEIRIEU, Philippe. O que é aprender? ___ Aprender... sim, mas como? Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 47-69.

    📚Leitura Complementar: 

    MEIRIEU, Philippe. Entre grupos homogêneos e grupos heterogêneos, entre adaptação às necessidades de cada um e enriquecimento pelas diferenças, intercalar permanentemente os modos de reagrupamento. _______ O cotidiano da escola e da sala de aula – o fazer e o compreender. Porto Alegre: Artmed, 2005.

    📝ATIVIDADE:  Relato de Memória 3: Meus modos de aprender / Como entendo a aprendizagem dos(as) meus/minhas alunos(as)

    Dezembro

    04

    O que é aprender? II

    Discussão inicial entre os grupos

    📖Leitura principal: 

    MEIRIEU, Philippe. O que é aprender? ___ Aprender... sim, mas como? Porto Alegre: Artmed, 1998, p. 47-69.

    📚Leitura Complementar: 

    MEIRIEU, Philippe. Entre grupos homogêneos e grupos heterogêneos, entre adaptação às necessidades de cada um e enriquecimento pelas diferenças, intercalar permanentemente os modos de reagrupamento. _______ O cotidiano da escola e da sala de aula – o fazer e o compreender. Porto Alegre: Artmed, 2005.

    📝ATIVIDADE:  Relato de Memória 3: Meus modos de aprender / Como entendo a aprendizagem dos(as) meus/minhas alunos(as)

     

    Dezembro

        11

    Disciplina, relações pedagógicas e os processos de ensino-aprendizagem

    Discussão inicial entre os grupos

    📖Leituras principais

    GUIMARÃES, Carlos Eduardo. A disciplina no processo ensino-aprendizagem. Didática, São Paulo, 1982, 18: 33-39. 

    NOBLIT, George W. Poder e desvelo na sala de aula. Revista da FEUSP, São Paulo,  jul-dez/1995, v. 21, nº 2, p. 119-137.

    📚Leituras Complementares: 

    BOHOSLAVSKY, Rodolfo A psicopatologia do vínculo professor-aluno: o professor como agente socializador. In: PATTO, M. Helena de S. (org.). Introdução à Psicologia Escolar. São Paulo: T. A. Queiroz Ed., 1991, p. 320-341.

    DUBET, François. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Revista Brasileira de Educação, nº 5-6, maio-dez/1997, 222-231.

    📽️Indicação de filmes: Dúvida; Vem Dançar.

    📝ATIVIDADE:  Relato de Memória 4: Quais as minhas marcas como aluno(a) ao longo da trajetória escolar?/ Minha relação com os(as) alunos(as) e as impressões sobre seus comportamentos

      18

    Avaliação da aprendizagem: para que e quando avaliar? 

    Discussão inicial entre os grupos

    📖Leitura principal

    PERRENOUD, Philippe. “Não mexa na minha avaliação! Uma abordagem sistemática da mudança”. ______ Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999, (p. 145-159).

    📚Leituras Complementares: 

    BOURDIEU, Pierre & Saint-Martin, Monique. As categorias do juízo professoral. CATANI, Afrânio & NOGUEIRA, Maria Alice (orgs.). Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 185-216.

    BISSERET, Noëlle. A ideologia das aptidões naturais. DURAND, J. C. (org.). Educação e hegemonia de classe. Rio de Janeiro: Zahar, 1979, p. 31-67.

    CATANI, D. B., GALLEGO, R. de C. Avaliação. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

    📽️Indicação de filmes: Clube do imperador; Pro dia Nascer Feliz; Entre os muros da escola; Um sonho possível

    📝ATIVIDADE -Relato de Memória 5: A avaliação em minha trajetória escolar: sentidos para aprendizagem (experiências mais e menos positivas)/Meus modos de avaliar a aprendizagem dos alunos

    DISCUSSÃO DOS TRABALHOS FINAIS

    Janeiro

    08

    Plantão de dúvidas sobre os trabalhos finais

     Janeiro

    15

    Entrega trabalho final,  reflexão individual e fechamento síncrono


    Observação: O cronograma é passível de adequações, de acordo com as necessidades apresentadas ao longo do semestre. Atente às possíveis mudanças!