Programação

  • Olá, entramos na nona semana da disciplina EDM699 – Introdução ao Letramento Midiático e Informacional.

    A Semana 9 propõe a realização de um workshop da Vila Sésamo com a participação de professores de diferentes regiões do Brasil.  Os objetivos da semana são:

    1. Conhecer práticas de ensino sobre o tema em diferentes contextos;

    2. Refletir sobre a inserção dos recursos midiáticos na sala de aula:



    Para começo de conversa...

    Em razão da proliferação das mídias e das novas tecnologias, foram provocadas mudanças decisivas nos processos da comunicação nas últimas décadas (UNESCO, 2018). Atualmente a televisão e a internet são as principais plataformas que moldam comportamentos e divulgam informações para a população, inclusive às crianças. O tempo médio que elas passam em frente às telas está aumentando progressivamente, de modo que em 2018 chegou à 6h38 e - desde então - ultrapassou a jornada média que uma criança brasileira passa diariamente na escola (IBOPE, 2018).

    É nesse contexto que têm se intensificado os estudos no campo de interface entre mídia e educação. No entanto, na maioria das vezes, se concentram na delimitação dos territórios, com posicionamentos que entendem que a escola estaria a favor do conhecimento e as mídias do entretenimento. Em vez disso, a discussão proposta pela Vila Sésamo se concentra no diálogo entre essas dimensões, buscando identificar quais são os desafios e as oportunidades para a implementação de programas transmidiáticos.

    Nesse contexto, esse roteiro busca preparar os estudantes para a atividade síncrona que ocorrerá com equipe da Sésamo e com representantes das Secretarias de Educação envolvidas no projeto “Sonhar Planejar, Alcançar: Fortalecimento financeiro para famílias”, desenvolvido desde 2015 pela Sésamo em 5 capitais brasileiras.

    Num primeiro momento o roteiro traz uma breve apresentação da Sésamo, considerada uma vanguarda na construção de propostas de mídia e educação. Em seguida serão indicados links para os materiais do projeto: a) Boletim Informativo do projeto “Sonhar, Planejar, Alcançar; b) Link para a playlist “Sésamo - Nós Podemos”. E, por fim, é sugerido uma estrutura para a elaboração de um projeto didático inspirado nos materiais do projeto da Sésamo.

     

    Vila Sésamo: pioneirismo em mídia e educação

     

    Na década de 1960 surgiram os primeiros estudos, liderados pelo Carnegie Institute, que buscavam compreender de que forma as mídias poderiam contribuir para a educação das crianças. Com base nos resultados dessas pesquisas, a Children’s Television Workshop foi criada em 1968, nos Estados Unidos. Tratava-se da primeira instituição de mídia que assumia a missão de promover o desenvolvimento intelectual e cultural de crianças de três a seis anos de idade. Um ano depois foi criada a Sesame Street, considerada até hoje o maior clássico da programação televisiva infantil no mundo. O título original, Sesame Street, sugeria uma espécie de “abre-te Sésamo” para o mundo, já que o propósito era educar através de uma linguagem audiovisual divertida e simples.

    Desde o seu surgimento, o programa se fundamentava em pesquisas para definir a abordagem educacional e para avaliar o impacto na aprendizagem das crianças. A primeira temporada da Sesame foi avaliada pela Educational Testing Service, da Universidade de Princeton (Nova Jérsei), que realizou testes entre crianças que eram telespectadoras assíduas e crianças que raramente assistiam. Os pesquisadores concluíram que quanto mais as crianças assistiam a Sesame Street, mais aprendiam sobre as diversas áreas do conhecimento apresentadas e melhor respondiam às experiências escolares futuras.

    O sucesso de Sesame Street fez com que sua exibição alcançasse mais de 130 países. No Brasil, a primeira temporada foi produzida em 1972 a partir de uma parceria entre a TV Cultura e a TV Globo. As duas temporadas seguintes foram respectivamente ao ar em 1974 e 1975, ambas dirigidas e produzidas pela TV Globo. No entanto, durante quase quatro décadas, a Vila Sésamo perdeu seu espaço. Numa busca desenfreada por audiência e altos índices no IBOPE, a maior parte das emissoras optaram por uma programação focada no entretenimento, sem necessariamente um compromisso com a qualidade educacional e cultural do conteúdo veiculado para as crianças.

    Foi no início do século XXI que as grandes emissoras voltaram a preocupar com o componente educativo. Vila Sésamo voltou ao Brasil em outras duas temporadas: 2007-2011, produzida e exibida pela TV Cultura; e 2017-2019, produzida e exibida pela TV Cultura e a TV Brasil. Ao longo dessa trajetória o programa abrasileirou-se de tal modo, que poucas pessoas sabem que é a versão adaptada de um programa norte-americano.

    Atualmente, para além da TV, os personagens também são utilizados em outras plataformas midiáticas (Youtube, games, mídias sociais, aplicativos etc.) e em projetos educacionais que ocorrem em escolas públicas e centros comunitários. Quem se responsabiliza por essas iniciativas de impacto social é a Sesame Workshop, uma organização sem fins lucrativos que trabalha com a divulgação de temas emergentes e relevantes ao redor do mundo, para as crianças e suas famílias. Todos os projetos são viabilizados por meio da captação de recursos com fundações e por meio da articulação de parcerias com governo e instituições da sociedade civil.

     

    Projeto “Sonhar Planejar, Alcançar: Fortalecimento financeiro para famílias”

     

    Orientações e atividades pré-workshop (preparativos)

    Sugerimos a leitura do boletim informativo para conhecer o projeto e explorar a playlist “Nós podemos” do canal no youtube.

     

    Boletim Informativo Vila Sésamo - Sonhar, Planejar, Alcançar: transformando vidas

    Dos produtores da Vila Sésamo, “Nós Podemos” é a mais nova série de 12 animações criadas para “Sonhar, Planejar e Alcançar”, uma iniciativa financiada pela MetLife Foundation. A série é estrelada por Elmo e seus amigos enquanto aprendem sobre tomar decisões, planejar, e sobre responsabilidade financeira. Juntos, eles solucionam problemas e encontram formas divertidas e criativas de economizar, reutilizar recursos e compartilhar o que cada um tem entre si, como amigos de verdade fazem.

     

    Para conhecer os demais materiais do projeto, visite o site: http://projetovilasesamodsop.com.br/.

     

    Orientações e atividades pós-workshop (produção) para realização individual ou em duplas

     

    Atividade de Planejamento de Projeto didático:

     

    Após a leitura do Boletim Informativo, assistir a Playlist e participar do workshop desenvolva um projeto didático (individual ou em dupla) a partir dos aspectos indicados e do roteiro sugerido a seguir.

    Lembre-se que um projeto didático contribui para a construção de um conhecimento com sentido e mais profundidade. Isso porque ele envolve uma situação-problema que propicia a articulação entre objetivos didáticos e propósitos sociais, uma vez que o produto final é algo a ser divulgado para um público previamente definido. Além disso, o projeto didático possibilita o diálogo entre conteúdos de diferentes áreas do conhecimento e pressupõe o envolvimento dos(as) alunos(as) em todas as etapas de desenvolvimento.

    A seguir, alguns pontos de atenção que podem ajudar no planejamento do projeto didático:

    ●      Qual é o foco do projeto didático? De que forma ele coloca em primeiro plano as curiosidades dos(as) alunos(as)?

    ●      De que forma o(a) professor(a) pode atuar como mediador no processo de construção do conhecimento?

    ○      Como potencializar a curiosidade dos(as) alunos(as) em relação ao tema do projeto?

    ○      Quais contextos investigativos e atividades exploratórias e podem ampliar os saberes que circulam no grupo?

    ○      De que modo as competências midiáticas podem ser exploradas no projeto?

    ○      De que modo a escuta dos estudantes colabora para atribuição de novos sentidos aos objetivos de aprendizagem?

    ●      Como criar questões mobilizadoras que permitam apresentar o tema no formato de um problema ou de uma pergunta que - para ser respondida - precisa de investigação para ir além do senso comum?

    ○      Elas dialogam com o interesse dos(as) alunos(as)?

    ○      Elas são abertas e permitem uma postura crítica dos(as) alunos(as)?

    ○      Elas permitem a exposição dos diferentes pontos de vista presentes no grupo, mesmo que divergentes?

    ○      Elas permitem um diálogo com situações e dilemas reais vividos pelos(as) alunos(as)?

    ○      Elas levam o grupo ao domínio de certas habilidades, conhecimentos e processos previstos no currículo escolar?

    ○      Elas podem ser respondidas levando em conta o tempo e os recursos/materiais disponíveis aos alunos(as)?

     

    Atividades:

    Atividade da semana

    Lembrete! Workshop Vila Sésamo no dia 11/11/2020, das 9 às 11h00 acontecerá o encontro síncrono com equipe da Vila Sésamo e representantes de Secretarias de Educação. Durante a atividade será tecida uma reflexão sobre como o projeto “Sonhar, Planejar, Alcançar” propõe a integração do uso das mídias na sala de aula e em experiências de educação remota em família.

    Nosso encontro on-line está agendado com apoio pelo Google Meet. meet.google.com/jkm-kwtx-wqj

    Entrega do Projeto didático no link

    Salve o arquivo com seu nome ou da dupla e a data de realização. (Por exemplo: Maria_11112020 ou Maria_e_João_11112020), para acompanharmos os projetos didáticos elaborados.

     

    Teremos um horário reservado semanalmente para Plantão de apoio da disciplina, este horário é reservado semanalmente para plantão de apoio, se houver necessidade de ajuda, dúvidas, esclarecimentos, acerca das atividades e conteúdos das disciplina.
    É uma atividade opcional.
    Quartas-feiras (11h00-12h00).

    meet.google.com/uyy-pyab-twt


    Bom trabalho e fiquem bem!