Programação

  • Olá, esta é a quinta semana da disciplina EDM699 – Introdução ao Letramento Midiático e Informacional.

    A Semana 5 visa promover experiências formativas para que professores, alunos e população em geral possam desenvolver suas habilidades de exercício do pensamento crítico, contribuindo para que todos fiquem menos vulneráveis ao consumo que fazem das mídias em geral. Os objetivos da semana são:

    1.     Problematizar a circulação de propagandas em mídias sociais e TV;

    2.     Refletir sobre a importância do letramento midiático para combater a leitura ingênua das peças publicitárias;

     

    As técnicas de propaganda são projetadas para atrair e prender a atenção das pessoas. É importante ser capaz de reconhecer e resistir a técnicas persuasivas que podem ser usadas para atalho ou bloqueio do pensamento crítico.

    Mas quais técnicas persuasivas tendem a tomar atalho, bloquear ou interferir no pensamento crítico?

    Hoje pretendemos reconhecer quatro técnicas comuns usadas na propaganda e também identificar exemplos de propaganda em publicidade, relações públicas, entretenimento, advocacia e educação.

     

    PARA INÍCIO DE CONVERSA: TÉCNICAS DE PROPAGANDA

    As técnicas de propaganda são projetadas para atrair e prender a atenção, ativando emoções fortes e promovendo um ou outro pensamento para criar um senso de urgência. A propaganda pode ser uma ferramenta poderosa para ativismo, mas a maneira como as pessoas respondem à propaganda pode ser imprevisível. Às vezes, as pessoas têm dificuldade em reconhecer e resistir às técnicas de propaganda quando fortes técnicas emocionais bloqueiam o pensamento crítico.

     

    Técnica 1: Ativar emoções fortes

    A propaganda joga com as emoções humanas para direcionar o público para o objetivo desejado. Os espectadores sentem uma curiosidade, carinho, amor, raiva, poder, humor, inspiração, tristeza, esperança e até orgulho. Pesquisas mostraram que informações e eventos são mais memoráveis quando ligados a uma forte emoção. O cineasta entendeu como adaptar psicologicamente as mensagens para ativar as emoções das pessoas, a fim de criar reações fortes que suprimem o pensamento crítico.

     

    Técnica 2: Responder às necessidades e valores do público

    A propaganda eficaz transmite mensagens, temas e linguagem que atraem diretamente, e muitas vezes exclusivamente, grupos específicos e distintos. Por exemplo, para os jovens há um apelo através da bajulação, reconhecendo como eles usam as mídias sociais para documentar todas as partes de suas vidas e se conectar com pessoas de todo o mundo. O vídeo ativa um senso de idealismo, ao sugerir que ações pequenas e bem coordenadas podem causar um grande impacto nos políticos. O vídeo comunica solidariedade geracional, sugerindo que os adolescentes ocidentais podem ajudar os adolescentes de outras regiões do mundo. Ao criar mensagens que apelam diretamente às necessidades, esperanças e medos de adolescentes e jovens, que desejam um futuro melhor para seus próprios filhos, o vídeo torna-se mais pessoal e relevante para o público-alvo.

     

    Técnica 3: Simplificar informações e ideias

    A propaganda bem-sucedida conta histórias simples, muitas vezes usando narrativas, metáforas, imagens e repetições. Fatos e opiniões são usados estrategicamente, pois a propaganda pode usar informações precisas e verdadeiras, ou meias-verdades, opiniões, mentiras e falsidades. Usando o poder da linguagem e das imagens, o vídeo pega uma questão global complexa e, usando um rótulo simples, a transforma em uma marca.

     

    Técnica 4: Atacar oponentes

    A propaganda pode servir como uma forma de guerra política e social para identificar e difamar os oponentes. Atacar os oponentes também incentiva o pensamento de "ou-ou" ou "nós-eles". Coloca os espectadores em um pedestal, posicionando-os como heróis, ativando sentimentos de orgulho coletivo. No final do vídeo, provoca o julgamento, onde o que fazemos ou não fazemos, no momento, afetará todas as gerações vindouras. O uso hábil de vídeos e mídias sociais pode ser poderoso, embora as consequências do uso da propaganda possam ser imprevisíveis.

     

    A propaganda prospera na ignorância...

    Quando a propaganda parece informação, as pessoas podem não ter o contexto para avaliar sua qualidade. Muitas empresas criam e distribuem boletins de notícias, projetados para parecer notícias e jornalismo. Como uma importante forma de relações públicas, os comunicados à imprensa fornecem informações, mas também comunicam o ponto de vista da empresa ou do autor que as criou. Experimentamos muitas formas de propaganda como um tipo de informação. Reunindo informações de muitas fontes diferentes e examinando o contexto da propaganda contemporânea, as pessoas aprofundam sua capacidade de avaliar as mensagens que recebem.

     

    Elementos-chave do contexto:

    - Mensagem: Qual é a natureza das informações e ideias que estão sendo expressas?

    - Técnicas: Quais símbolos e estratégias retóricas são usados para atrair a atenção e ativar a resposta emocional? O que os torna eficazes?

    - Meios de comunicação e formato: como a mensagem chegou às pessoas e qual a sua forma?

    - Ambiente e contexto: onde, quando e como as pessoas podem ter encontrado a mensagem?

    - Receptividade do público: como as pessoas podem pensar e se sentir sobre a mensagem e quão livres são para aceitá-la ou rejeitá-la?

     

    Por que abordar o tema da propaganda é importante na educação contemporânea?

     

    Durante o século 20, houve muito discurso público sobre propaganda. Infelizmente, nos últimos anos, o estudo da propaganda diminuiu em muitos contextos educacionais. Ao mesmo tempo, estamos cercados mais do que nunca por uma exposição quase constante à publicidade, ao ciclo de notícias de 24 horas e a uma variedade cada vez maior de mídias de informação e entretenimento. As teorias de desinformação, disputa de narrativas, partidarismo e conspiração fazem parte do ambiente da mídia. Com o volume significativo de mensagens em nossas vidas diárias chegando de muitas formas e de tantos canais diferentes, pode ser difícil reconhecer a propaganda.

    Hoje, as pessoas podem se sentir sobrecarregadas com toda a mídia em nossas vidas, o que pode levar a um fenômeno de "desativação" em que estamos expostos à propaganda, mas não reconhecemos ativamente como isso está influenciando nossas emoções, atitudes, conhecimento e comportamento.

    O pensamento crítico sobre a propaganda e o entendimento das intenções da propaganda são responsabilidades cruciais da cidadania no século XXI. Ao entrar em uma discussão sobre propaganda contemporânea, somos convidados a pensar sobre o poder da comunicação e nossas responsabilidades como autores e público. A discussão de novas formas de propaganda permite examinar questões sobre o uso e o impacto potencial de novas mídias e tecnologias.

    As crianças são consideradas sensíveis e vulneráveis à publicidade, por isso a propaganda para esse público deve ser regulada cuidadosamente.

    Por ser um público vulnerável e persuadido com facilidade, as crianças são vistas pelas empresas como parte relevante do mercado. Para o Idec, tendo como base o artigo 37 do CDC (Código de Defesa do Consumidor), a publicidade direcionada ao público infantil é abusiva pois se aproveita da deficiência de julgamento da criança. O Conselho Federal de Psicologia afirma que “além da menor experiência de vida e de menor acúmulo de conhecimentos, a criança ainda não possui a sofisticação intelectual para abstrair as leis (físicas e sociais) que regem esse mundo, para avaliar criticamente os discursos que outros fazem a seu respeito”.

    Ciente da importância do monitoramento dessas práticas, o Idec, em parceria com outras organizações da sociedade civil e grupos de pesquisa científica relacionados ao tema de publicidade de alimentos, lançou em 2019 o Observatório de Publicidade de Alimentos (OPA), com o principal objetivo de receber denúncias de publicidades abusivas ou enganosas de alimentos.


    • Atividades:
    • Atividade 1. “Um comercial de televisão para o comunismo”
    • Atividade 2. Onde encontrar propaganda
    • Atividade 3. Análise Crítica

    Após a realização da atividade peço por gentileza que disponibilizem no link de entrega para que possamos entender os significados atribuídos sobre o assunto.

    Salve o arquivo com seu nome e a data de realização. (Por exemplo: Maria_13102020), para acompanharmos os registros individuais no drive.

     

    PARA SABER MAIS

    Os recursos abaixo ajudarão você a aprender mais sobre como a análise crítica da propaganda é incorporada ao ensino e aprendizagem em todo o mundo, bem como sobre a atualidade desse debate.

    https://www.ushmm.org/propaganda/. Explora a propaganda histórica neste site desenvolvido no Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos.

     

    . Criança, A Alma do Negócio, documentário que apresenta importantes reflexões sobre as relações entre infância e consumo.

     

    https://publicidadedealimentos.org.br/.  Link de acesso para o Observatório de Publicidade de Alimentos (OPA), iniciativa do Instituto Brasileiro de defesa do Consumidor (Idec). 

     

    https://propaganda.mediaeducationlab.com/node/1 Projeto americano de análise de propaganda da Profa. Renne Robbs.

     

    Teremos um horário reservado semanalmente para Plantão de apoio da disciplina, este horário é reservado semanalmente para plantão de apoio, se houver necessidade de ajuda, dúvidas, esclarecimentos, acerca das atividades e conteúdos das disciplina.
    É uma atividade opcional.
    Quartas-feiras (11h00-12h00).

    meet.google.com/uyy-pyab-twt


    Bom trabalho e fiquem bem!