Programação

  • Olá, chegamos na quarta semana da disciplina EDM699 – Introdução ao Letramento Midiático e Informacional

    A Semana 4 propõe uma reflexão sobre Fake News, discurso de ódio e Educação, evidenciando a relevância desses temas no contexto atual. Os seguintes objetivos constituem a semana:

    1. Ampliar os conhecimentos acerca das Fake News que promovem o discurso de ódio;

    2. Produzir discussões acerca da pertinência e das implicações dessa abordagem nas práticas docentes;


    O texto sugerido apresenta uma discussão sobre a relação entre “Fake News” e discurso de ódio de autoria de Marcelo ANDRADE e Magda PISCHETOLA publicado na revista E-curriculum da PUC-SP. No referido texto são mencionado dois materiais que foram analisados que seguem os links abaixo.

    a)   ANDRADE, M.; PISCHETOLA, M. O discurso de ódio nas mídias sociais: a diferença como letramento midiático e informacional na aprendizagem. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 4, p. 1377-1394, out./dez. 2016.

    https://www.researchgate.net/publication/319402208_O_DISCURSO_DE_ODIO_NAS_MIDIAS_SOCIAIS_A_DIFERENCA_COMO_LETRAMENTO_MIDIATICO_E_INFORMACIONAL_NA_APRENDIZAGEM

    b) compartilhamos os dois materiais que foram utilizados no estudo, a seguir:

     Bolsonaro - Mostrando a real situação da educação

    Revista NOVA ESCOLA checa discurso de Bolsonaro sobre

     

    Para saber mais:

    As oportunidades proporcionadas pela Internet ofuscam muito os desafios. Sem nos esquecermos disso, ainda podemos resolver alguns dos problemas que surgem. O discurso de ódio online é um desses problemas. Mas o que exatamente é discurso de ódio online e como podemos lidar com isso de forma eficaz?

    Essa complexidade exige uma abordagem informada e diferenciada para identificar e limitar o “discurso de ódio”. Esse é especialmente o caso no que diz respeito ao mundo da expressão online, como explica esta publicação organizada pela UNESCO.

    https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000233231

                Nesta coletânea organizada pela UNESCO, poderá encontrar mais informações sobre as relações entre o Letramento midiático e informacional contribuindo para os direitos humanos, combatendo a radicalização e o extremismo.

    https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246371.page=25

     

    Fake Check

    O detector de Fake News Fake Check é uma plataforma que foi criada pela junção de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Diferentemente de uma agência, a plataforma utiliza aprendizagem de máquina e inteligência artificial para avaliar se um texto é verdadeiro ou falso.

     

    Atividades:

    Atividade de desconstrução do discurso de ódio.

    Após a leitura do texto sugerido, e dos dois vídeos analisados no estudo, participe do fórum da semana que tem como discussão: Combater o discurso de ódio que tem sido propagado pelas mídias sociais é uma função da escola? O professor está preparado para esse papel?


    Teremos um horário reservado semanalmente para Plantão de apoio da disciplina, este horário é reservado semanalmente para plantão de apoio, se houver necessidade de ajuda, dúvidas, esclarecimentos, acerca das atividades e conteúdos das disciplina.
    É uma atividade opcional.
    Quartas-feiras (11h00-12h00).

    meet.google.com/uyy-pyab-twt


    Bom trabalho e fiquem bem!