Programação

  • Olá, a terceira semana da disciplina EDM699 – Introdução ao Letramento Midiático e Informacional inicia-se.

    A Semana 3 traz uma abordagem sobre questões relacionadas às Fake News e a Educação. Esta semana tem os seguintes objetivos:

    1. Discutir as características das Fake News e estratégias de identificação;

    2. Fomentar o debate sobre práticas de letramento midiático e informacional na escola;


    O texto selecionado nos aproxima da ideia de Fake News científica e traz à tona os aspectos que influenciam na sua credibilidade. Na investigação, a articulação de um discurso persuasivo, a renda familiar e a escolaridade aparecem como fatores determinantes desse fenômeno, além de encontrarmos um perfil de sua ocorrência e as suas relações com o letramento científico.    

    Discussão que pode ser importante no atual momento que o movimento anti-vacina ressurge com apoio das mídias sociais. Portanto, conhecer as características das Fake News pode ajudar na elaboração de estratégias de enfrentamento, e a Educação surge como um campo importante no contexto atual.

    a)  Gomes, S. F., Penna, J. C. B. de O. e Arroio, A. Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento. Ciência & Educação, Bauru, v. 26, 2020.

    (https://www.researchgate.net/publication/342885785_Fake_News_Cientificas_Percepcao_Persuasao_e_Letramento)


    Nosso encontro on-line está agendado para 30 de setembro de 2020, com início às 09h00 até 10h30 e apoiado pelo Google Meet no link meet.google.com/hyz-vpwo-xou. Após o encontro será disponibilizado o arquivo de apresentação utilizado.

     

    Para saber mais:

    - Is media literacy an urgent issue in education for all?

    https://www.researchgate.net/publication/321127647_Is_media_literacy_an_urgent_issue_in_education_for_all

    O artigo localiza o papel da mídia em perspectiva crítica, explicitando as contradições e as possibilidades inerentes aos seus usos. Ao inserir o tema da mídia no contexto educacional, por meio da disseminação das novas tecnologias, o faz dentro de uma visão de letramento midiático voltado a formação de consumidores e produtores de mídia conscientes e engajados na construção de sociedades democráticas.    


    - A pós-verdade é uma notícia falsa

    https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/146577

    O artigo propõe que o novo é o Facebook, o Google e o Twitter, não a tentativa de contar mentiras ou falsificar informações, o que sempre existiu na história do mundo.

     

    Atividades:

    Atividade de análise sobre Fake News e discurso de ódio

    Para realizar esta atividade reflexiva, escolha duas notícias de cada agrupamento a seguir (2 sobre Fake News e 2 sobre discurso de ódio). Siga as orientações para a realização da atividade. As orientações completas estão disponíveis no link abaixo.

    Após a realização da atividade peço por gentileza que disponibilizem no link de “entrega” para que possamos entender os significados atribuídos sobre o assunto. Salve o arquivo com seu nome e a data de realização. (Por exemplo: Maria_30102020), para acompanharmos os registros individuais.

    Prazo de entrega 14/10/2020 11h00 am.

    Bom trabalho e fiquem bem!