Programação
-
Olá, a terceira semana da disciplina EDM699 – Introdução ao Letramento Midiático e Informacional inicia-se.
A Semana 3 traz uma abordagem sobre questões relacionadas às Fake News e a Educação. Esta semana tem os seguintes objetivos:
1. Discutir as características das Fake News e estratégias de identificação;
2. Fomentar o debate sobre práticas de letramento midiático e informacional na escola;
O texto selecionado nos aproxima da ideia de Fake News científica e traz à tona os aspectos que influenciam na sua credibilidade. Na investigação, a articulação de um discurso persuasivo, a renda familiar e a escolaridade aparecem como fatores determinantes desse fenômeno, além de encontrarmos um perfil de sua ocorrência e as suas relações com o letramento científico.
Discussão que pode ser importante no atual momento que o movimento anti-vacina ressurge com apoio das mídias sociais. Portanto, conhecer as características das Fake News pode ajudar na elaboração de estratégias de enfrentamento, e a Educação surge como um campo importante no contexto atual.
a) Gomes, S. F., Penna, J. C. B. de O. e Arroio, A. Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento. Ciência & Educação, Bauru, v. 26, 2020.
Nosso encontro on-line está agendado para 30 de setembro de 2020, com início às 09h00 até 10h30 e apoiado pelo Google Meet no link meet.google.com/hyz-vpwo-xou. Após o encontro será disponibilizado o arquivo de apresentação utilizado.
Para saber mais:
- Is media literacy an urgent issue in education for all?
O artigo localiza o papel da mídia em perspectiva crítica, explicitando as contradições e as possibilidades inerentes aos seus usos. Ao inserir o tema da mídia no contexto educacional, por meio da disseminação das novas tecnologias, o faz dentro de uma visão de letramento midiático voltado a formação de consumidores e produtores de mídia conscientes e engajados na construção de sociedades democráticas.
- A pós-verdade é uma notícia falsa
https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/146577
O artigo propõe que o novo é o Facebook, o Google e o Twitter, não a tentativa de contar mentiras ou falsificar informações, o que sempre existiu na história do mundo.
Atividades:
Atividade de análise sobre Fake News e discurso de ódio
Para realizar esta atividade reflexiva, escolha duas notícias de cada agrupamento a seguir (2 sobre Fake News e 2 sobre discurso de ódio). Siga as orientações para a realização da atividade. As orientações completas estão disponíveis no link abaixo.
Após a realização da atividade peço por gentileza que disponibilizem no link de “entrega” para que possamos entender os significados atribuídos sobre o assunto. Salve o arquivo com seu nome e a data de realização. (Por exemplo: Maria_30102020), para acompanharmos os registros individuais.
Prazo de entrega 14/10/2020 11h00 am.
Bom trabalho e fiquem bem!