Programação

  • Olá, esta semana iniciamos a disciplina EDM699 – Introdução ao Letramento Midiático e Informacional.    

    A semana 1 apresenta como tema principal uma reflexão sobre o processo de expressão audiovisual sob a perspectiva da experiência. Como objetivos desta semana temos:

    1. Apresentar a disciplina;

    2. Introduzir a prática de expressão audiovisual;


    A disciplina visa à introdução das relações entre mídia, tecnologia e educação em contexto contemporâneo (escolar e social) destacando a relevância e a confiabilidade da informação sem quaisquer obstáculos ao pleno usufruto dos cidadãos em relação aos seus direitos à liberdade de expressão e ao direito à informação.

    Principais tendências das pesquisas na área; políticas de acesso às novas mídias; habilidades para produção do conhecimento; alfabetização midiática e informacional; uso de audiovisuais para fins pedagógicos; uso de tecnologias digitais como espaços de aprendizagem e expressão.

    Recorrendo ao trabalho de construção de projetos didáticos com mídia, contribuindo para que os alunos da disciplina tornem-se autores de programas, projetos e conteúdos educacionais nas diferentes mídias. Também busca atingir alguns objetivos da Declaração de Grünwald (1982), da Declaração de Alexandria (2005) e da Agenda de Paris da UNESCO (2007).

    Desenvolver subsídios para que os profissionais da educação se posicionem criticamente a respeito de sua prática e do papel desempenhado pelas tecnologias digitais de comunicação na criação de um novo ambiente educacional.

    Apresentamos os objetivos da disciplina:

    ·         Identificar aspectos teóricos e práticos referentes aos meios de comunicação no contexto das diferentes mídias e no uso integrado das linguagens de comunicação: sonora, visual, impressa, audiovisual, informática e telemática, destacando sua articulação com os processos de ensino e aprendizagem;

    ·         Elaborar propostas pedagógicas concretas para utilização dos acervos tecnológicos disponibilizados à escola no desenvolvimento de atividades curriculares nas diferentes áreas do conhecimento no contexto escolar e social;

    ·         Estimular a formação do leitor crítico, autoria na produção e a criação de projetos de uso integrado das diferentes mídias disponíveis e favorecendo o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para seu manejo, assim como na gestão em tecnologia educacional;

    ·         Criar oportunidades de acesso e permanência aos espaços do ensino e à utilização de novas mídias e das tecnologias da informação e da comunicação, atualizando as linguagens e renovando as estratégias didáticas articuladas com o letramento midiático e informacional.

     

    Como uma primeira aproximação, no início da disciplina, sugerimos a leitura do seguinte texto que explora os impedimentos e as possibilidades da experiência, passando por conceitos de conhecimento, informação, opinião, tempo e trabalho, bem como, nos aproxima das ideias de sujeito e de saber da experiência propostas por Jorge Larrosa.

    a) Larrosa, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20–28, 2002. (http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf)


    Atividades:

    Responder o questionário sobre seu consumo midiático no link a seguir para conhecermos melhor o grupo de alunos matriculados na disciplina: https://forms.gle/9aCFWGeWdGqDoANG9

    Após a leitura do texto, propomos que realize uma primeira experiência de expressão audiovisual, com o auxílio de um dispositivo eletrônico com câmera, produzindo um vídeo de no máximo 01 minuto de duração sobre a temática da experiência. Como o arquivo do vídeo de 1 minuto é razoavelmente pequeno, disponibilize no link indicado para a entrega da atividade “Experiência 1 – Vídeo Minuto".

    Prazo de entrega da atividade “Experiência 1 – Vídeo Minuto”.: até dia 22-09-2020 (11h00 a.m.)

    Teremos um horário reservado semanalmente para Plantão de apoio da disciplina, este horário é reservado semanalmente para plantão de apoio, se houver necessidade de ajuda, dúvidas, esclarecimentos, acerca das atividades e conteúdos das disciplina.
    É uma atividade opcional.
    Quartas-feiras (11h00-12h00).

    meet.google.com/uyy-pyab-twt


    Bom trabalho e fiquem bem!