Programação

  • 27/10/2020

    Texto 3: Almeida_Silva_2017

    Exemplo da utilização da modelagem no Ensino de Matemática.


    • O texto deve ser lido antes do encontro síncrono de Experimentação e Modelagem. Também antes do encontro síncrono, cada aluno deve realizar as duas interações abaixo:

      1. Endereçar ao menos uma questão sobre o texto da semana correspondente para discussão no fórum.
      2. Interagir pelo menos em uma questão endereçada por um colega.

    • Daremos início a uma discussão sobre modelagem matemática, pandemia, desenvolvimento de vacinas, antivirais e possíveis mediações na sala de aula. Nas próximas duas semanas, cada um deve ler o texto do Jornal da USP, escutar o podcast Luz no Fim da Quarentena, após o quê seguir as indicações abaixo e participar ativamente do fórum.  

      https://jornal.usp.br/universidade/equacao-de-vida-como-a-matematica-modela-a-pandemia/

      A partir do texto sobre modelos matemáticos construídos com base em dados da pandemia de COVID-19, discuta quais são as possibilidades e limitações de tratar o tema "modelagem matemática" na sala de aula. Há possibilidade de leitura e interpretação do texto de modo a "traduzi-lo" para a linguagem matemática na sala de aula ? Comente especificamente a frase "A solução exata mesmo para o fim da pandemia depende do desenvolvimento da vacina".

      https://open.spotify.com/episode/6sfhfKZUWq8UVf6qNHAoz2?si=pHOnxhjLQ0-4p1QLNellyA

      A partir da entrevista sobre os tipos de vacina em desenvolvimento para prevenção de COVID19, discuta quais são as possibilidade e limitações de tratar o tema "SARS-COV2" na sala de aula. Há possibilidade de escutar o áudio e "traduzi-lo" para a linguagem científica na sala de aula ? Comente especificamente a frase "A solução exata mesmo para o fim da pandemia depende do desenvolvimento da vacina".