Kursthemen
-
AGENDA
AGOSTO
7 - PALESTRA: TEORIA MUSICAL DO SÉC. XVII - DELPHIM REZENDE PORTO
14 - AULA 1: ESTILOS VOCAIS DO SÉC. XVII
21 - AULA 2: ESTILOS INSTRUMENTAIS DO SÉC. XVII
28 - AULA 3: MÚSICA FRANCESA NO SÉC. XVII
SETEMBR0
4 - AULA 4: MÚSICA NO MUNDO REFORMADO NO SÉC. XVII
11 - FERIADO: SEMANA DA PÁTRIA
18 - ENCONTRO DE POÉTICA MUSICAL DOS SÉCS. XVI, XVII E XVIII –
INSTITUTO GOETHE - RUA LISBOA, 974 - PINHEIROS
Cf. PROGRAMAÇÃO COMPLETA EM WWW.RETORICAMUSICAL.WORDPRESS.COM
25 - AULA 5: ESTILOS VOCAIS NO INÍCIO DO ´SECULO XVIII
OUTUBRO
2 - AULA 6: ESTILOS INSTRUMENTAIS DO SÉCULO XVIII
9 - AVALIAÇÃO I
16 - AULA 7: MÚSICA NO MUNDO REFORMADO NO SÉCULO XVIII
23 - FUVEST – NÃO HAVERÁ AULA NO CMU
30 - FERIADO - DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO
NOVEMBRO
6 – PALESTRA MÚSICA ÁRABE - FUNDAÇÃO TARAB
13 - AULA 8: TENDÊNCIAS MUSICAIS POR VOLTA DE 1750
20 - FERIADO - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
27- AVALIAÇÃO II
-
PALESTRANTE: DELPHIM REZENDE PORTO
-
PROGRAMA AULA 1:
F. Caccini - Le Nuove Musiche (Florença, 1601), Nuove Musiche e Nuova Maniera di Screverle (Florença, 1614)
"Amor ch'attendi"
"Belle Rose porporine"
"Amarilli mia bella"
"Movetevi à pietà"
G. Kapsberger - Libro Primo di Vilanelle à 1, 2 et 3 voci accomodate per qual si voglio strumento con l'intavolatura di Chitarrone et alphabeto per la Chitarra spagnola (Roma, 1610)
"Avrilla mia"
S. D'India - Le Musiche di Sigismondo D'India Nobile'Parmelitano da cantar solo nel Clavicordo, Chitarone, Arpa dopia et altri Istromenti simili (Milão, 1609)
"Vostro fui, vostro son e sarò vostro"
"Cruda Amarilli"
C. Monteverdi
"Sì ch'io vorrei morire" (quarto livro de madrigais, 1603)
"Cruda Amarilli" (quinto livro de madrigais, 1605)
"Zefiro torna" (sétimo livro de madrigais, 1651)
"L'Orfeo" (Favola in Musica, 1607)- prólogo e ato I
"Lamento d'Arianna" (fragmento de drama perdido, 1608)
-
Girolamo Frescobaldi
Recercar quarto, sopra mi, re, fa, mi (1615)
Cento Partite sopra Passacagli (1637)
Toccata nona Non senza fatiga si giunge al fine (1627)
Biagio Marini.
Sinfonia Sesto Tuono Corrente Seconda, de "Sonate, Symphonie, Canzoni, Pass’emezzi, Baletti,
Correnti, Gagliarde, & Rettornelli" (Veneza, 1629)
Giovanni Battista Fontana.
Sonata VI (tocada com violino)
Sonata II (tocada com cornetto)
de "Sonate a 1. 2. 3., per il violino, o cornetto" (Veneza, 1641)
Dario Castello.
Sonata 17 a 4 in eccho (2 violinos, 2 cornettos e b.c.) (obs: o 2º violino e o 2º cornetto só realizam
o “eco"), de "Sonate concertate in stilo moderno" (Veneza, 1621)
Louis Couperin (1636-1661).
Suíte em Fá maior
Prélude (non mesuré)
Allemande
Grave
Courante
Sarabande
Branle de Basque
Gaillarde
Chaconne Tombeau de Monsieur Blancrocher
Johann Jakob Froberger (1616-1667).
Suíte em Ré Maior
Memento Mori Froberger “Méditation faite sur ma mort future la quelle se joue lentement
avec discretion”
Allemande
Gigue
Courante
Sarabande
-
Marc-Antoine Charpentier - Grand Motet
Te Deum
Prelude – Te Deum laudamus – Te Aeternum Patrem
François Couperin - Concert Deuxiéme (Concerts Royaux)
Prelude – allemande – air tender – air contrefugué – echos
Jean-Batpiste Lully – de” Le Bourgeouis Gentillhomme”
Air – Marche pour le céremonie des Turcs
Marin Marais –de “Pièces pour la Viole”
La Reveuse – Le Badinage – Muzettes I-II
Etienne Moulinié – air de cour “Enfin la Beauté”
Jean-Féry Rebel – ballet “Les Elements”
Le chaos – air pour les violons (la terre et l’eau) – chaconne (le feau) – air (ramage) – rossignols – rondeau (air pour l’amour) – loure – sicilienne – caprice – tambourins I e II
SUGESTÃO: Ópera O Burguês Fidalgo (Lully)
LINK:https://www.youtube.com/watch?v=a0Ra7Q6nseM
-
J. S. Bach – Durch Adams Fall ist ganz verdebt BWV 636
D. Buxtehude – Coral “Erhaltuns Herr, bei deinen Wort” BuxWV 185
D. Buxtehude – Fuga em Sol Maior
J. J. Froberger (1616-1667). “Méditation sur ma morte future la quele se joue lentement avec discretion”
J. Pachelbel – Coral “Wieschönleuchtet der Morgenstern”
J. Pachelbel – Magnificat fugue quartitoni
J. H. Schein – Cantata “Christ, unser Herr zum Jordan kam”
Suíte a 5 – Paduana (de BanchettoMusicale, 1617)
H. schütz – “Domine lábia meaaperies” (de SymphoniaeSacrae, 1629)
Geistliche Lieder, 1636
-
-
-
CARISSIMI, Giacomo (1605-1674). Cantata “Così volete”
BONONCINI, Giovanni (1670-1747). Serenata “La Nemica d’Amore fatta Amante”, 1747 (excertos)
- sinfonia
- recitativo (Clori)
- ária (Clori): Tormentata l’Alma mia
- recitativo (Tirsi, Clori)
- ária (Tirsi): Prigionera di finti legami
- recitativo (Tirsi, Clori)
- ária (Clori): Disprezzami così
- recitativo (Tirsi, Clori)
- ária-duetto: per te peno...per te moro...
RAMEAU, Jean-Philippe. Acte de Ballet, 1748. (excertos)
- Ária "Fatal Amour, Cruel vainqueur.
-
1. Arcangelo Corelli. Sonata op.5/4 em Fá Maior (da chiesa)
adagio - allegro - vivace - adagio - allegro
2. Arcangelo Corelli. Sonata op.5/7 em Ré Maior (da camera)
preludio (vivace) - corrente (allegro) - sarabanda (largo) - giga (allegro)
3. Arcangelo Corelli. Trio Sonata op.3/4 em si menor (da chiesa)
largo - vivace - adagio - presto
4. Arcangelo Corelli. Trio Sonata op.4/4 em Ré Maior (da camera)
preludio.grave - corrente.allegro - adagio - giga.allegro
5. Arcangelo Corelli. Concerto da chiesa n° 8
vivace/grave - allegro - allegro/adagio/allegro
6. Arcangelo Corelli. Concerto da camera n° 11
preludio - allemande - sarabanda - giga
7. Antonio Vivaldi. Concerto em Do Maior (RV 558)
para 2 flautas, 2 chalumeaux, 2 teorbas, 2 mandolinas, 2 violinos "in tromba
"in tromba marina" e violoncelo
allegro molto - andante molto - allegro
8. Antonio Vivaldi. Concerto em Do Maior "Il Piacere" (RV 180)
allegro - largo e cantabile - allegro
-
MÚSICA NO MUNDO REFORMADO NO SÉC. XVIII
Johann Sebastian Bach (1685-1750):
- Suíte Inglesa nº 1
- Suíte Inglesa nº 2
- Oferenda Musical BWV 1079
- Cantata BWV 131: Das Profundezas Clamo por Ti
-
-
FERIADO - DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO