Opções de inscrição

Percepção musical 4: programação para o semestre
Quintas-feiras, das 10:00 às 11:45 horas (14 aulas)



Calendário 2s/2012

09/08 – Benward Cap. 13 / Carr Cap. 9

16/08 – Benward Cap. 13 / Carr Cap. 9 / Entregar o Trabalho Mensal Benward Cap. 13: M13A (6-10), M13C (1-15), H13A (11-20), H13B (5-8), H13C (1-10), H13D (1-6), R13A (3-11), R13B (5-8).

23/08 – Avaliação de Leituras (Carr Cap. 9)

30/08 – Não haverá aula (XXII Congresso da ANPPOM)

06/09 – Feriado (Semana da Pátria)

13/09 – Benward Cap. 14 / Carr Cap. 10

20/09 – Benward Cap. 14 / Carr Cap. 10

27/09 – Benward Cap. 14 / Carr Cap. 10 / Entregar o Trabalho Mensal Benward Cap. 14: M14A (6-10), M14B (6-10), M14D (11-20), H14A (11-20), H14B (5-8), H14C (1), H14D (1-6), R14A (5-8).

04/10 – Avaliação de Leituras (Carr Cap. 10)

11/10 – Benward Cap. 15 / Carr Cap. 11

18/10 – Não haverá aula (semana do Vestibular)

25/10 – Benward Cap. 15 / Carr Cap. 11 / Entregar o Trabalho Mensal Benward Cap. 15: M15A (1-6), M15B (10-21), M15C (11-20), M15D (8-15), H15A (11-20), H15B (5-8), H15C (1-4), H15D (4-6),H15F (7-12), R15A (5-8).

01/11 – Avaliação de Leituras (Carr Cap. 11) e apresentação de um exercício dentre os incluídos nas p. 141-172 do livro Rítmica, ou qualquer dos exercícios do livro Rítmica Viva, de J. E. Gramani, ou ainda um exercício semelhante composto pelo grupo em performance que use sons não produzidos por instrumentos acústicos.

08/11 – Benward Cap. 16

15/11 – Feriado (Proclamação da República)

22/11 – Benward Cap. 16 / Entregar o Trabalho Mensal Benward Cap. 16: M16A (8-12), M16B (10-18), H16A (11-20), H16B (5-8), H16C (1-4), H16D (1-4), R16A (5-8).

29/11 – Avaliação escrita (Benward)

06/12 – Plantão de dúvidas sobre as avaliações



Bibliografia

BENWARD, Bruce e KOLOSICK, Timothy. Percepção musical: prática auditiva para músicos. Série didático-musical. Tradução da 7ed. Adriana Lopes da Cunha Moreira. SP: Edusp / Editora da Unicamp, 2008.

CARR, Maureen & BENWARD, Bruce. Percepção musical: leitura cantada à primeira vista. Série didático-musical. Tradução da 7ed. Adriana Lopes da Cunha Moreira. SP: Edusp / Editora da Unicamp, 2011.

GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. SP: Perspectiva, 2004.

(1) Os exercícios contidos no livro Percepção musical: prática auditiva para músicos devem ser resolvidos diariamente, através do acesso ao endereço http://www.mhhe.com/socscience/music/benward7/train.htm. Para salvar o conteúdo das gravações disponíveis nesse site e montar um CD para uso diário: cliquem com o botão direito do mouse sobre o exercício “Melody 1A”, depois escolham "salvar destino como" e o conteúdo já estará salvo em mp3; em seguida, cliquem com o botão direito do mouse sobre o exercício “Melody 2A”, escolham "salvar destino como" e assim por diante.

(2) Ao estudar os exercícios do livro Percepção musical: leitura cantada à primeira vista, seguir o planejamento que segue:



Andamentos e transposições (livro "Percepção musical: leitura cantada à primeira vista")

Unidade 9:
Seção A1: pulso = 60 (seja qual for a unidade de tempo; inicialmente, refere-se à semínima pontuada), com marcações de regência.
Seção A2: 1-2 (semínima = 110), 3 (semínima pontuada = 50), 4 (semínima = 120), 5 (semínima = 70, com md/me, executando com batidas de dedos as tercinas de semicolcheias), 6 (semínima pontuada = 50, com md/me). Com marcações de regência.
Seção C: 1 (3M desc Láb M), 2 (3m desc Lá M), 3 (3M asc Mi M), 4 (3m asc Mib M), 5 (4J asc Fá M), 6 (2M asc Ré M), 7 (3M asc Mi M), 8 (2M asc Ré M), 9 (2M desc Sib M), 10 (2m desc Si M).
Seção D1: 1 (2M asc Ré M), 2 (2M desc Mib M), 3 (3m desc Sol M), 4 (4J asc Mib M), 5 (3m asc Réb M), 6 (2M desc Réb M), 7 (2M asc Sib M), 8 (3M asc Si M), 9 (2M asc Sol M), 10 (2M asc Sol M).
Seção D2: 1 (3M asc Si m), 2 (2M asc Sol M), 3 (2m desc Fá# M).
Seção E1: 2, apresentar na prova.

Unidade 10:
Seção A1: pulso = 90 (seja qual for a unidade de tempo), com marcações de regência.
Seção A2: 1-5 (semínima = 70), 6-8 (semínima = 100, com md/me). Com marcações de regência.
Seção C: 1 (2M asc Sol M), 2 (3M asc Ré M), 3 (2M desc Mib M), 4 (3m asc Láb M), 5 (2m desc Mi M), 6 (3m desc Mi m), 7 (3m desc Si M), 8 (3M desc Dó M), 9 (2M asc Si M), 10 (2M desc Solb M), 11 (3M asc Mi M), 12 (3M asc Dó M).
Seção D: 1 (2M asc Fá# M), 2 (3M desc Lá m), 3 (3m desc Lá M), 4 (3m desc Ré M), 5 (3m desc Sol m), 6 (2m asc Sib M), 7 (2m desc Lá M), 8 (2M desc Lá M), 9 (3M desc Fá M), 10 (2m desc Si M).
Seção E1: 2, apresentar na prova.

Unidade 11:
Seção A1: pulso = 80 (seja qual for a unidade de tempo), com marcações de regência.
Seção A2: 1-4 (semínima pontuada = 70; na sala de aula, incluir um compasso de transição entre os exercícios 1 e 2), 5-6 (semínima = 110, com md/me). Com marcações de regência.
Seção C: 1 (4J desc), 2 (4J desc), 3 (4J desc), 4 (2M desc Fá M, semínima = 38), 5 (3m asc), 6 (3m desc), 7 3M desc), 8 (3M asc), 9 (3m desc), 10 (3m desc).
Seção D1: 1 (3M desc), 2 (2M desc), 3 (2M asc), 4 (2M desc), 5 (4J desc), 6 (5J desc), 7 (3M desc), 8 (3m desc), 9 (3m desc), 10 (3m desc).
Seção D2: 1 (2M asc Ré M), 2 (2M desc Dó M), 3 (3m asc Mib M), 4 (4J desc Mi m), 5 (2M asc Dó M), 6 (3m desc Mi m), 7 (2M desc Dó M), 8 (3m desc Si M), 9 (4J asc Mi m), 10 (2M desc Sol m).
Seção E2: 2, apresentar na prova.


Sistema de avaliação:

- Trabalhos mensais: Serão entregues nos dias determinados no Calendário, durante o horário da aula. Não serão aceitos trabalhos entregues fora da sala de aula, com atraso, ou por e-mail. Se porventura as aulas forem suspensas (devido a greve ou outro motivo), serão considerados para nota os trabalhos entregues, portanto, é importante que os alunos realizem os primeiros trabalhos.

- Avaliações: Nos dias acima especificados teremos três avaliações de leitura (em grupos com 6 alunos), uma Avaliação de Rítmica do Gramani e uma Avaliação Escrita (individual). A Nota das Avaliações será = somatória das notas das Avaliações de Leitura e de Rítmica + nota da Avaliação Escrita : 2.

- Conceito final = nota das Avaliações com peso 3 + nota da entrega dos Trabalhos Mensais com peso 1. Por exemplo, um aluno com nota 8 nas avaliações e 0 nos trabalhos terá média final 6.0 (8x3+0:4=6); um aluno com nota 6 nas avaliações e 0 nos trabalhos terá média final 4.5; um aluno com nota 6 nas avaliações e 10 nos trabalhos terá média final 7.

- Frequência: A chamada será feita após 15 minutos do início da aula e a presença será válida somente se o aluno permanecer na sala até o término da aula. Os alunos que possuírem mais do que 30% de faltas serão automaticamente reprovados (norma USP).

- Plantão de dúvidas: em horário pré-agendado com Roberto Rodrigues (bobs@usp.br), na sala 10A (Laboratório de Percepção e Análise Musical, PAM, coord. pelos Profs. Adriana e Paulo de Tarso).

- Observações: (1) Não há período de recuperação ao final do semestre. (2) Este calendário poderá sofrer ajustes no decorrer do semestre, por decisão do professor, após comunicado prévio.

Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.