Programação

  • Vejam as possibilidades de estágio previstas para o período em que perdurar a necessidade de isolamento social:


    Possibilidades de Estágio em Didática, de acordo com a

    REORGANIZAÇÃO DO CALENDÁRIO E DAS AÇÕES DA GRADUAÇÃO PARA 2020[1]

    (13 de maio de 2020)

    Paula Perin Vicentini

    Rita de Cassia Gallego

    5. Considerando que todas as nossas disciplinas com estágio têm natureza “teórico-prática”, durante o período em que as medidas protetivas emanadas pelos órgãos de saúde estiverem em vigor serão consideradas válidas atividades que contemplem práticas remotas, tais como:

    5.1 Análise de materiais didáticos, inclusive aqueles produzidos para o ensino remoto pelas redes estaduais, municipais, escolas particulares e cursinhos populares.

    5.2 Criação de plataforma de apoio para estudantes da Educação Básica (algo como um “plantão de dúvidas” com estagiários/as).

    5.3 Apoio a professoras(es) na elaboração de materiais didáticos para Educação Básica, inclusive aqueles produzidos para o ensino remoto.

    5.4 Produção independente de materiais didáticos de apoio para a Educação Básica, inclusive aqueles voltados ao ensino remoto (Labeduc e/ou Feusp em tempos de pandemia).

    5.5 Entrevistas com professores, gestores, famílias e estudantes para compreender suas atividades regulares, bem como levantar como estão vivenciando esse momento de ensino remoto.

    5.6 Produção de ensaios reflexivos (reflexão teórico-prática) sobre o ensino remoto e seus desdobramentos na qualidade social da educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Av. da Universidade, 308 – CEP: 05508-040 – São Paulo/SP (11) 3091-3517 – fe@usp.br - www.fe.usp.br

    5.7 Modalidades e atividades de estágio a serem enfatizadas: estágios coordenados (combinando atividades ligadas a mais de uma disciplina da licenciatura); estágios investigativos; estágios de produção coletiva de materiais de apoio para o ensino de diferentes componentes curriculares [basicamente, o que já acontece, com exceção da ideia dos estágios coordenados], análise de relatórios e/ou outras formas de registro de experiências de estágio produzidas em semestres anteriores, desenvolvidas em situações de ensino presenci


    [1] Marcos Garcia Neira (Diretor); Vinício de Macedo Santos (Vice-Diretor); Rosângela Gavioli Prieto (Presidenta da Comissão de Graduação); Roni Cleber Dias de Menezes (Coordenador da CoC Pedagogia); Claudia Valentina Assumpção Galian (Coordenadora da CoC Licenciaturas) e Vivian Batista da Silva (Coordenadora da Comissão de Estágios, Estudos Independentes e TCC).