Programação

  • FEUSP - Curso de Licenciatura                Didática  (EDM 402)           Professora: Paula Perin Vicentini

     

    Reformulação do Cronograma: leituras e encontros virtuais (Maio/2020)[1]

     

    I.    Didática e natureza do trabalho docente

    ü AZANHA, José Mario Pires  Uma reflexão sobre a Didática. 3º Seminário A Didática em questão. Atas, vol. I, 1985, p. 24-32.

    02/06 - Encontro virtual

    ü Tardif, Maurice & Raymond, Danielle  Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, ano XXI, nº 73, Dezembro/00, p. 209-244.

    16/06 - Encontro virtual

    II. Formação, aprendizagem, disciplina e relação com o conhecimento

    ü MEIRIEU, Philippe  Aprender .... sim, mas como?. Porto Alegre: Artmed, 1998, cap. 2 – “O que é aprender?”, p. 47-75.

    30/06 - Encontro virtual

    ü DUBET, François Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Revista Brasileira de Educação, nº 5-6, maio-dez/1997, 222-231.

    ü Guimarães, Carlos Eduardo A disciplina no processo ensino-aprendizagem. Didática, São Paulo, 1982, 18: 33-39.

    ü Leitura complementar: ALMEIDA, Guido de  O professor que não ensina. São Paulo: Summus, 1996, p.15-60.

    14/07 - Encontro virtual

    III. Relação pedagógica, poder e os sentidos da escolarização

    ü NOBLIT, George W. Poder e desvelo na sala de aula. Revista da FEUSP, São Paulo, jul-dez/1995, v. 21, nº 2, p. 119-137.

    ü BOHOSLAVSKY, Rodolfo A psicopatologia do vínculo professor-aluno: o professor como agente socializador. PATTO, M. Helena de S.  Introdução à Psicologia Escolar. São Paulo: T. A. Queiroz Ed., 1991, p. 320-341.

    ü Leitura complementar: BRANDÃO, Carlos Rodrigues.  A turma de trás. MORAIS, Regis (org.) Sala de aula. Que espaço é esse?  Campinas: Papirus, 1994, p. 105-122.

    28/07 - Encontro virtual

    IV. Capital cultural, avaliação e representações sobre a excelência pedagógica: êxito e fracasso escolar

    ü LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares. As razões do improvável. 1ª edição, 2ª impressão. São Paulo: Editora Ática, 2004,  “Prelúdios”, p. 11-16, “O ponto de vista do conhecimento”, p. 17-46 e “Perfis de configurações” (trechos selecionados: variações sobre o mesmo tema e perfis 1 e 26), p. 71-89 e 313-333.

    ü Leitura complementar: BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural.  CATANI, Afrânio & NOGUEIRA, Maria Alice (orgs.) Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 71-80.

    ü BOURDIEU, Pierre & Saint-Martin, Monique  As categorias do juízo professoral. CATANI, Afrânio & NOGUEIRA, Maria Alice (orgs.) Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 185-216.

    11/08 - Encontro virtual

    ü PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991, “Quatro histórias de (re)provação escolar”, p. 287-339.

    ü Leitura complementar: PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991, “Uma incursão nos bastidores: o mundo da sala de aula”, p. 222-268.

    25/08 - Encontro virtual



    [1] Tal reformulação considera duas aulas presenciais (03 e 10/03) e o Encontro virtual, de 19/05, para a retomada da disciplina.