Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
FLS5298 - Antropologia, Música e Audiovisual (2019)
Início
Ambientes
2019
FFLCH
FLS
FLS5298-2019
Programação
Geral
Avisos
Fórum
Tópico 1
Programa da disciplina
Programa da disciplina
Arquivo
MARTINS, Alice Fátima. "As hiper mulheres kuikuro: apontamentos sobre cinema, corpo e performance". In Soc. estado., Brasília ,
Arquivo
Aula 2: Aula 2 (20/03): Uso de imagens e sons na pesquisa: mapeando os desafios
“Margaret Mead and Gregory Bateson on the use of the camera in Anthropology”
Arquivo
MEAD, Margaret. "Visual anthropology in a discipline of words"
URL
Steven Feld "ETNOMUSICOLOGIA E COMUNICAÇÃO VISUAL"
Arquivo
Aula 3 (27/03): O filme etnográfico e a etnomusicologia: Jean Rouch e Gilbert Rouget
HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. “Rouch Compartilhado: Premonições e Provocações para uma Antropologia Contemporânea”.
URL
ROUGET, Gilbert. "Un film expérimental : Batteries Dogon. Éléments pour une étude des rythmes".
Arquivo
Jean Rouch. "The camera and man".
Arquivo
Aula 4 (03/04): Música e cinema observacional
Aula 5 (10/4): Aula prática
Aula 6 (24/04): Por uma antropologia musical
SEEGER, Anthony. "Etnografia da música". In Cadernos de Campo,
Arquivo
COHN, HIKIJI et alli. “Por que canta Anthony Seeger” (Entrevista). Revista de Antropologia,
URL
Aula 7 (08/05) - Filmando o musicar local
MASSEY, Doreen. “Questions of Locality”. Geography 78 (2): 142–49, 1993.
Arquivo
KIWAN, Nadia, and ULRIKE H. Meinhof. 2011. “Music and Migration: A Transnational Approach”. In Music and Arts in Action 3 (3): 3–20, 2011.
Arquivo
Aula 8 (15/05)- Como filmar a música e os modos de fazer musical?
ZEMP, Hugo. "Filming music and looking at music films". In Ethnomusicology, 1998, vol. 32, no. 3.
Arquivo
ZEMP, Hugo. "Filming Voice Technique: The Making of 'The Song of Harmonics'". In The World of music, Journal of the International Institute for Comparative Music Studies and Documentation (Berlin) Vol. XXXI. n.3, 1989.
Arquivo
Aula 9 (22/05)- Produções colaborativas: etnoficção e videoclipes
BOUDREAULT-FOURNIER, A. "Complicity Through Montage: A Call For An Intercultural Approach To Ethnographic Filmaking", Ethnologies. Vol. 31, 2, 169-188
Arquivo
GIORGIANNI, Eugenio. "Collaborative music video making in the cityscape of Goma (RDC) #visualanth". In Allegra lab, Abril de 2017.
URL
SJOBERG, J. "The Ethnofiction in Theory and Practice Part 1
URL
SJOBERG, J. "The Ethnofiction in Theory and Practice Part 2
URL
Aula 10 (29/05)- Antropologia multimodal, sensorial e música. Profs convidados: Mihai Andrei Leaha e Robbie Campbell.
COLLINS, Samuel Gerald; DURINGTON, Matthew; GILL, Harjant. "Multimodal anthropologies. Multimodality: an invitation". I
Arquivo
NAKAMURA, Karen. “Making Sense of Sensory Ethnography: The Sensual and the Multisensory”. In American Anthropologist,
Arquivo
PINK, Sarah. Doing Sensory Ethnography. London: Sage Publications, (2a edição, Introdução e Parte I – Rethinking ethnography through the senses),
Arquivo
Aula 11 (05/06)- Música e memória. Profa. convidada: Érica Giesbrecht.
GIESBRECHT, E. "Baile para matar saudades – reflexões sobre o uso do vídeo numa experiência de recriação musical". Revista De Antropologia,
Arquivo
REILY, Suzel Ana. "A música e a prática da memória – uma abordagem etnomusicológica". In Música e cultura,
Arquivo
GIESBRECHT, E. "Jongos, Batuques e Sambas de Bumbo: Dançando a Memória Negra de Campinas". Música & Cultura
Arquivo
Aula 12 (12/06). Etnografia musical e audiovisual - escritas híbridas
GUBNER, Jennie. "More than Fishnets & Fedoras: Filming Social Aesthetics in the Neighborhood Tango Scenes of Buenos Aires & The Making of A Common Place (2010)".
Arquivo
SARAIVA, Chico. “A etnografia musical como meio de desenvolvimento artístico. Um relato”. In Revista USP.
Arquivo