Programação
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Esta disciplina deseja contribuir ao entendimento da problemática urbana, bem como capacitar o aluno para desenvolver e aplicar metodologias para gestão dos problemas ambientais urbanos. Além disso, pretende-se que o curso seja um espaço aberto para discussão e troca de informações sobre o tema, fomentando uma reflexão e abordagem integrada do assunto e a busca por soluções para os problemas ambientais urbanos.
Abaixo encontram-se: o programa da disciplina, ofórum de discussão (dêem uma olhada no funcionamento) e o quadro de avisos. Desejamos que todos possam se engajar e aprender o máximo! ;)
Qualquer dúvida, entre em contato com os apoiadores:
Bruno Font (bruno.aranda@usp.br)
Gabriela Palla (gabriela.palla.ribas@usp.br)
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Porcentagem de acerto para as questões respondidas no método TBK/Plickers
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Aproveitamento individual sem as avaliaçṍes em Grupos
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Avaliação das questões TBL em grupos
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Nesta edição do curso, será desenvolvida a metodologia TBL com os/as estudantes. Para que o aprendizado realmente ocorra, essa prática de estudo depende necessariamente de você, estudante. Sua dedicação e engajamento nas atividades farão a diferença!
Para uma visualização resumida, esta será a metodologia das aulas:
- Texto para leitura antes da aula (textos pré-aula);
- Questionário individual realizado via Stoa no ínicio da aula;
- Questionário nos grupos divididos, também no Stoa e no ínicio da aula;
- Solução de questão desafiadora nos grupos;
- Momento discussão e troca de conhecimento com o docente, Prof. Demóstenes.
- Texto para leitura antes da aula (textos pré-aula);
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Aqui estão definidos os grupos que serão usados semanalmente nas atividades. Disponibilizamos os links da astrologia chinesa, método pelo qual os grupos foram definidos. Viva o misticismo!
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Que tal começar do começo? O início das cidades podem nos trazer boas reflexões sobre porque as coisas são assim atualmente!
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Não deixem de ler o conteúdo pré-aula para ter o máximo de aproveitamento e engajamento durante as discussões e avaliações em sala!
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Leitura obrigatória das páginas 31 a 38 e 84 a 93, para as atividades de avaliação durante esta aula!
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Artigo para estudo durante a semana. Será feita atividade TBL com esse artigo.
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Para estudo e atividade TBL em sala de aula
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Para estudo durante a semana e atividade TBL em sala de aula
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Estudar o Material e métodos do trabalho
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Trabalho de geografia sobre zoneamento ambiental. Não será necessário ler para essa semana. Os alunos serão agendados para trabalhar no laboratório para gerar diagnóstico de bacias urbanas de São Paulo. Nesta aula do Dr. Jefferson Polizel vai iniciar a turma no trabalho de classificação temática com instrumental semiautomático,
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Imagens já cortadas das microbacias com o nome do grupo no final do nome do arquivo
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Conceitos e fórmulas de conforto e exemplos
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FILME: Sociedade do Automóvel
39:03 - 13 anos atrás
"11 milhões de pessoas, quase 6 milhões de automóveis; um acidente a cada 3 minutos; uma pessoa morta a cada 6 horas; 8 vítimas fatais da poluição por dia. No lugar da praça, o shopping center; no lugar da calçada, a avenida; no lugar do parque, o estacionamento; em vez de vozes, motores e buzinas. Trabalhar para dirigir, dirigir para trabalhar: compre um carro, liberte-se do transporte público ruim. Aquilo que é público é de ninguém, ou daqueles que não podem pagar. Vidros escuros e fechados evitam o contato humano. Tédio, raiva angústia e solidão na cidade que não pode parar, mas não consegue sair do lugar." O documentário é sobre São Paulo, mas serve para a maioria das grandes metrópoles. -
Vamos abordar a Lei federal
Lei 10.257/2001 - Estatuto da Cidade
conhecida e rever problemáticas relacionadas com a produção do espaço urbano.Apenas para ressaltar que está desatualizada, por conta de mudança feita, pela Lei 13.467/2017, no artigo 10 do Estatuto da Cidade. O artigo agora conta com a seguinte redação: Art. 10. Os núcleos urbanos informais existentes sem oposição há mais de cinco anos e cuja área total dividida pelo número de possuidores seja inferior a duzentos e cinquenta metros quadrados por possuidor são suscetíveis de serem usucapidos coletivamente, desde que os possuidores não sejam proprietários de outro imóvel urbano ou rural.
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Instrumentos do estatuto descritos e comentados
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Ler para aplica;ão em sala de aula
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Para utilizar na sala de aula
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PDF de aula sobre poluição do ar
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Uma nova pesquisa brasileira mostrando quem polui mais.
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A legislação da cidade limpa da capital paulista foi a primeira e conta com bom material explicativo.
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Artigo descreve sobre os problemas dos limites permitidos no Brasil.
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Norma brasileira determina que ruídos dos aparelhos sejam informados em selo específico.
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Estudo encontrou relação entre obesidade e Poluição Sonora.
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O Impacto do Ruído Urbano Sobre a Audição
de Operadores de Tráfego -
Artigo sobre percepção da poluição sonora
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Aqui estão os tutoriais disponibilizados pela graduação para avaliação da disciplina. A avaliação será feita nessa aula!
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https://organicsnewsbrasil.com.br/vida-urbana/os-rios-e-corregos-invisiveis-de-sao-paulo/
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Apostila para orientação do trabalho final - Nessa aula será disponibilizada para finalização do trabalho de grupo.
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Esse é um exemplo da UNISINOS que pode ser usado para essa disciplina! Por favor, usar os dados da Universidade de São Paulo e ESALQ em substituição aos da UNISINOS.
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