Programação

  • Geral

  • Aula 1

    Resenha da aula: após cada aula, de preferência na própria quarta-feira, a equipe responsável por sua rotina (na primeira e segunda aula será o professor) deve incluir a resenha descritiva e analítica da aula, incluindo a avaliação feita no final da aula, a relação dos estudantes que estiveram presentes e o que mais considerarem pertinente. A equipe responsável pela aula seguinte, deve analisar essa avaliação feita pelos colegas e aqui postada e começar a rotina do dia comentando-a.

    Aos onze estudantes que foram para a C1 para a primeira aula, agradeço a presença. Uma pedra no rim deixou-me impedido de estar com vocês, mas na próxima quarta conversaremos sobre os trabalhos que realizaram.

  • Diário de Bordo

    Neste tópico vocês irão postar toda a sua produção escrita, videográfica, de áudios, fotos, desenhos e outras que durante o semestre considerarem pertinente para demonstrar os seus aprendizados e inquietações relacionados ao tema da disciplina.

    Criem uma pasta com o seu nome e dentro dela  coloquem as suas contribuições.


  • Aula 2

    não houve a aula

    • Aula 3

      Resenha elaborada pelo professor: Com a presença de 18 estudantes (Juliana; Carolina; Barbara; Alexandre; Thamires; Susana; Julia; Mariane; Edvangela; Beatriz; Bianca; Maria Clara; Camila; Luiza; Stéfano; Osmar; Dara; Patrícia, como visitante), retomamos a apresentação do Programa com a definição dos sete grupos (equipes) responsáveis elas aulas e pelas propostas de intervenção e começamos a apresentação de cada estudante, sua biografia, utopias e análise conjuntural na qual inseriram as suas expectativas com a disciplina. Fizemos a avaliação ao final, como proposta por Celestin Freinet e a equipe 2 responsabilizou-se por sistematizar e trazer junto com a resenha da aula a ser apresentada na px quarta-feira.

      Todos os estudantes responsabilizaram-se por dar continuidade na redação de um texto sobre contemporaneidade, no qual tragam o seu diálogo com utopias e utopistas, assinalando para onde querem caminhar. 

      • Aula 4

        Aguardando resenha da Equipe 2.

      • aula 5

        Resenha aula 22 de agosto pela equipe 3 (Alexandre Gibau, Caroline Fontolan, Giovana Metzner e Juliana Oliveira). Iniciamos a aula com a continuação das apresentações dos alunos sobre suas histórias de vida. Após algumas apresentações fizemos uma pausa nas mesmas para a apresentação da resenha da aula do dia 15 pelo grupo dois que em seguida apresentou um vídeo do TEDx Talks intitulado “Eu Empregada Doméstica”, apresentado por Preta Rara. A resenha, principalmente na parte das questões influenciou trocas de ideias entre os alunos e o professor que pode também absorver novas ideias e explicar quais sugestões estão ao nosso alcance dentro do projeto da disciplina. O vídeo foi muito interessante na opinião de todos ao abrir espaço para uma conversa em sala de aula sobre a questão das domésticas, suas condições de trabalho, a escravidão e seu legado. Conversamos sobre a avaliação da aula: Felicito: A atividade de biografias dos alunos foi muito felicitada por permitir que cada um conheça mais o outro, foi elogiada a empatia e vulnerabilidade dos alunos que se apresentaram por se abrirem com a sala e permitir que muitos se identifiquem com suas histórias. Disseram que as apresentações foram inspiradoras e admiraram a sensibilidade do professor por deixar os alunos a vontade para se expressarem. Crítico: Ainda que as atividades das biografias tenham sido inspiradoras foram críticas por serem muito longas. Proponho: Devido às criticas pelo tempo das apresentações é proposto um limite de tempo que permita todas as apresentações no mesmo dia. Também é proposto discussões de temas sociais mais voltados a questões de superexploração do meio ambiente, a formação de um banco de dados de músicas e poemas único para a disciplina e dinâmicas fora da sala de aula. Pergunto: Como abrir espaços de conversas com pessoas desconhecidas?

      • Aula 6

        Resenha da aula do dia 29/08

        Grupo 4:  Dara Amorim, Osmar Ricci, Stefano Rota e Bárbara Machado                     

         

        Na semana anterior começamos a aula com um vídeo colocado pelo professor, Zugzwang Roteirista e diretor Duto Sperry, com a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros de diferentes áreas, o filme aborda a necessidade da transição da velha economia, fundamentada no uso do petróleo como energia, para uma nova economia, baseada na utilização das energias renováveis.

         Link para o vídeo parte 1:

        Link para o vídeo parte 2:

        Link para o vídeo parte 3:

         

        Posteriormente o 3° grupo apresentou a resenha da penúltima aula, composto pelos alunos Caroline Fantolan, Juliana Oliveira, Alexandre Gibau e Giovana M. Ferreira comandaram aula fazendo uma dinâmica sensorial sobre plantas medicinais, onde foi despertado lembranças de infância assim como outras sensações que os odores e texturas das plantas permitiram, além de auxiliar nosconhecimentos de plantas que podemos utilizar no dia a dia e quebrar a alienação do conhecimento de plantas alimentícias originado pelo uso crescente de industrializados e mercados. Dessa forma, depois de ter feito a dinâmica o grupo prosseguiu com slides expondo e explicando as propriedades das plantas as quais foram utilizadas na dinâmica.

        Encerrado a apresentação do 3° grupo, continuamos com as apresentações das histórias de vida e sobre as utopias de alguns alunos da nossa classe e ao meio dessas apresentações foi feito um lanche com plantas medicinais apresentada pelo grupo 3.

        Quanto aos elogios, críticas e propostas da última aula ficaram:

        Que bom (elogios):

        ·        A atenção dos alunos ao escutarem as apresentações e conhecer a história de vida de outras pessoas;

        ·        A dinâmica do grupo, a qual possuiu uma boa relação com a aula;

        ·        O grupo está mais entrosado;

        Que pena (críticas):

        ·        Ter perdido várias aulas de conteúdo;

        Que tal (propostas):

        ·        Propor mais discussões em torno das questões ambientais seja por vídeos, textos ou filmes;

        ·        O professor sugerir leituras de acordo com o tema da aula;


        • Aula 7

          Resenha elaborada pela Equipe 5:

          • Aula 9

            Resenha elaborada pela Equipe 7:

          • Aula 10

            Resenha elaborada pela Equipe 1:

            • Aula 11

              Resenha elaborada pela Equipe 2:

              • Aula 12

                Resenha elaborada pela Equipe 3:

                • Aula 13

                  Resenha elaborada pela Equipe 4:

                  • Aula 14

                    Resenha elaborada pela Equipe 5:

                    • Aula 15

                      Resenha elaborada pela Equipe 6:

                      • Aula 16

                        Resenha elaborada pela Equipe 7:

                        • Trabalhos das Equipes

                          Neste espaço cada Equipe deve criar uma pasta para o seu trabalho do semestre. Será didático se criar subpastas com as diferentes versões do trabalho ao longo do semestre, assim como para as distintas frentes de atuação de seus subgrupos: sugiro um subgrupo focado no mapeamento, diagnóstico e tipificação do território e seus sujeitos; outro focado na fundamentação teórica, partindo das utopias e distopias e na análise de conjuntura do grupo; um terceiro, focado na dimensão educadora e educomunicadora do trabalho; e um quarto, partindo dos cenários desejados (por quem?) para o território escolhido, com a explicitação do percurso proposto.

                        • Aulas 16/09 rancho dos Ipês

                          No dia 16/09 (domingo) teremos aulas sobre Desenvolvimento Territorial Rural de Piracicaba, no rancho dos Ipês.

                          Início: 8:30 e término 16h com café com prosa. Haverá relatos de experiências de produtores de Piracicaba  e do Sul de MG  grupos de diálogos sobre como transformar a realidade de Piracicaba e região em direção à agroecologia e produção orgânica.

                          Organizado pelo Espaço Pipa, rancho dos Ipês, Oca, Ceagesp, Neapo, Ara-Pira e MST, será uma boa oportunidade para os estudantes incrementarem seus repertórios sobre a questão do desenvolvimento territorial rural (e urbano) e pensarem como a árvore pode contribuir neste sentido.

                          O local, rancho dos Ipês, é um Centro de Equoterapia, localizado ao lado da entrada dois do Clube Cristóvão Colombo, na Rua Nicola Nardo, 240. É no bairro Morumbi, um quarteirão do Ribeirão Piracicamirim, subindo pela rua que tem várias lojas de venda de automóveis.

                          Aguardamos vocês!


                          • Aulas/Excursão para EECF Itatinga 22 e 23/09

                            EXCURSÃO PARA A ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DE CIÊNCIAS FLORESTAIS DE ITATINGA (EECFI)

                            22 e 23 de setembro de 2018

                            DOCENTE: Prof. Marcos Sorrentino

                            APOIADORES: Ony R. de campos,  Rildo Moreira e Moreira; João Menezes, Luã Trento, Fábio Sorrentino, Rodrigo da Cunha

                            DISCIPLINAS:

                            - Políticas Públicas, Legislação e Educação Florestal

                            - Tópicos de Educação Voltados à Questão Ambiental

                            PROGRAMAÇÃO

                             

                            DIA 22 (SÁBADO)

                            7h30: Chegada na entrada principal da ESALQ (A encarnado), para saída às 8h em ponto.

                            11h: Contextualização sobre Itatinga e Histórico do Horto: Diretor de Educação da Prefeitura

                            11h30: Apresentação da EECFI: Rildo

                            12h: Almoço

                            14h: Apresentação: Agroecologia e Educação Ambiental; Mosaico Educo-Florestal Agroecológico; Perguntas.

                            15h: Exercício em Grupos: Observações no território, diálogos, sistematização, socialização

                            18h: banho, descanso, jantar

                            20h: Sarau Florestal: Apresentação Artística dos Grupos; Confraternização

                            DIA 23(DOMINGO)

                            7H: Café da Manhã

                            8h: Atividade Prática Agroflorestal: Plantio e Poda

                            10h30: Diálogos e Avaliação

                            12h: Almoço

                            13h: Cachoeira; Limpeza dos Alojamentos

                            14:30: Encerramento e Partida 15:30.

                            PREPARATIVOS PARA A VISITA

                            ·         CONFIRMAR A IDA

                            ·         OS GRUPOS FALAREM NO E-MAIL QUAL TRABALHO ESTARÃO REALIZANDO (PARA A CONSTRUÇÃO DO DIÁLOGO NO PRIMEIRO DIA

                            ·         OS GRUPOS PREPARAREM UMA APRESENTAÇÃO, SEJA POEMA, MÚSICA, DANÇA, ESTÓRIA, DESENHO, ETC. VINCULADO AO PROJETO AFIM DE APRESENTAR NO SARAU.

                            ·         TRAZER QUITUTES PARA O SARAU

                             

                            OUTRAS INFORMAÇÕES:

                            ü  ALMOÇO (dia 22 e 23)

                            O almoço do sábado e do domingo será marmita. O custo está em torno de R$12,00

                            Obs: lá existe uma cozinha e geladeira, portanto, caso queiram cozinhar existe essa possibilidade, apenas avisem antes para que possamos pensar na logística.

                            ü  JANTAR (dia 22)

                            O jantar do sábado será preparado por nós, um macarrão com legumes e será VEGANO. Caso queiram trazer coisas para complementar existe essa possibilidade, como já citado no item acima.

                            - Na noite de sábado, realizaremos um ˜sarau florestal˜, e os grupos da disciplina estão convidados a trazer algum alimento/quitute/petisco para compartilhar na confraternização.

                            O QUE LEVAR?

                             

                            ü  Calça comprida

                            ü  Sapato fechado

                            ü  Camisa de manga comprida (proteger do sol)

                            ü  Roupa de banho (para a cachoeira)

                            ü   Roupa de frio

                            ü  Roupa de cama

                            ü  Cobertor / saco de dormir

                            ü  Protetor solar

                            ü  Capacete (quem tiver)

                            ü  Repelente

                            ü  Garrafad’água

                            ü  Kit de higiene pessoal

                            ü  Facão / serra de poda / tesoura de poda (quem tiver)