Programação

  • Aula 15 - 06/ 06 - Avaliação final

  • Aula 14 - 30/5 - Apresentação MIP e Avaliação

  • Aula 13 - 23/05 - Apresentação MIP e Avaliação

  • Aula 12 - 02/05 - Experiências de EA

  • Aula 11 - 25/04 - Trabalhando as MIPs

    Destaque
    • Aqui está a tabela com as MIPs que estavam arquivadas aqui no STOA. Se alguma ficou de fora peço que mandem para o ikperes@yahoo.com.br e subam aqui, para a atualização da tabela. 

      Lembrem-se que as MIPs devem contemplar todos os eixos apresentados na tabela, tanto na parte prática quanto na parte escrita que deve ser entregue no final da disciplina. Para orientar melhor, segue também o roteiro.

      Na próxima aula trataremos sobre correntes e experiências em educação ambiental e pedimos a leitura dos texto da Isabel Carvalho e da Lucie Sauvé, textos fundamentais para avançarmos no amadurecimento e aprofundamento sobre EA. A partir dele faremos uma atividade em sala de aula, por isso, não deixem de ler.

  • Aula 10 - 18/04 - JURA e Avaliação 1

  • Aula 7, 8 e 9 - 14/04 – Continuidade da MIP inspiradora

    Foi muito bom estar com vocês neste sábado. Gostaria que fosse uma viagem de pelo menos dois dias, para desfrutar mais dos olhares e saberes de cada uma e de cada um, mas foi o possível. Tb gostaria que todos estivessem presentes, mas no momento de máxima lotação eramos 29, as três Isabela, Gabriel Aguiar, Vinícius, Camila, Victoria (foi embora antes do final da manhã, discordando da aula, segundo depoimento das colegas, que eu gostaria de ouvir pessoalmente), Gabriela Gallo, Mayra, Ana Paula, João Pedro, Laura Rossini, Saskia, Barbara, Athaan (tb foi embora no início da tarde), Carla (chegou tarde e saiu logo após o almoço, por não estar bem de saúde), os dois Guilherme, as duas Beatriz, Natália, as duas Amanda, Marcella (precisou ir embora, pois trabalhava na parte da tarde), Rafaela, Marina, Deborah, Júlia Helena e Júlia Vieira,  de 37 estudantes matriculados (Louise, Mariana Maciente e Gabriele Vignola só vieram a tarde). Portanto, 32 estudantes vieram nas aulas do sábado, com maior ou menor participação, mas sentimos a ausência de Laura Souza, Akil, Julia O. Há três estudantes que me parece já terem desistido. Além de outras e outros, cuja relação de faltas Vivian e Isabela estarão com elas na aula do dia 25/04 (alguns já tiveram as 4 faltas possíveis e não gostaria que tivessem nenhuma), para vocês conversarem sobre como será o terço final da disciplina.

    Aproveito  para reproduzir o texto sobre avaliação que está no Programa da disciplina, postado e apresentado desde o inicio do Curso.

    Avaliação: auto-avaliação; avaliação dos e pelos colegas; avaliação pelo professor e monitores, segundo parâmetros definidos coletivamente. Será levado em consideração a presença em todas as atividades propostas e a qualidade do envolvimento com as mesmas. Para tanto, sugiro a elaboração de um caderno de campo ou diário de bordo (postado no stoa), onde cada um anote os seus aprendizados em EA ao longo do semestre (peso 3).Serão também considerados as entregas/postagem das atividades propostas no stoa (peso 3) e o envolvimento com a ação coletiva - MIP (peso 4).


  • Aula 6 - 11/04 – Uma MIP inspiradora "Ética Animal”. Técnicas e métodos de EA

  • Aula 5 - 04/04 - Educação, Ambientalismo e EA

    Ontem tivemos o nosso quinto encontro, encerrando a primeira das três partes da disciplina. Com a presença de apenas 19 estudantes - Saskia C. Lima (seja bem vinda à disciplina! Acredito que ainda é tempo de você correr para se inteirar e fazer as tarefas das três primeiras aulas que você perdeu), Gabriel L. Cantero, Beatriz Lopes, Deborah Campos Taylor, Marina G. Oliveira, Julia Helena Galante Amaral, Natália Correr Ré, Barbara Rertes Barbosa, Marcella Rena (não lembro de sua presença), Julia Vieira, CamilaCosta de Souza, Louise Queiróz, Beatriz T. Silvano, Gabriele Vignola Mariana Maciente, Ana Paula Pazzeti, Amanda de Almeida Rocha, Laura Bortoletti Carrascosa Souza e a visita meteórica de Julia Oriana, demos continuidade à construção da concepção da sala sobre EA, baseada na elucidação dos conceitos de educação e ambientalismo. Sugiro que a equipe da resenha da px aula ( Beatriz Lopes, Laura Souza e Saskia C. Lima) faça, além de uma análise crítica sobre a aula, um primeiro exercício de sistematização sobre a concepção da sala sobre EA, educação e ambientalismo, a partir dos registros próprios e dos registros feitos e postados por Isabela no STOA.

    Lembrem das tarefas registradas no quadro - leitura de pelo menos dois textos e leitura dos possíveis textos complementares sugeridos no Programa da disciplina sobre Contemporaneidade: dilemas e perspectivas, sistematizando aprendizados  na fundamentação da segunda versão da MIP a ser entregue na px aula. Trazer uma fotografia que expresse a compreensão mais profunda de vocês sobre a questão ambiental e os que ainda não o fizeram, preencher o questionário, cujo link Carolina já enviou mas irá enviar novamente.

    Bom trabalho para todas e todos e vamos ver o que e como conseguimos avançar, na segunda parte da disciplina que se inicia hoje e vai até dia 21/04, em nossa construção, individual e coletiva, como educadoras e educadores ambientais - não basta nos informarmos sobre EA e muito menos assinar a lista ou ficar de corpo presente nas aulas para ganhar os créditos da disciplina.

    Abraço e boa sorte para nós!


  • Aula 4 - 21/03 Ambientalismo, Educação e EA a partir da Água como tema gerador da

  • Aula 3 - 14/03 - Diálogo sobre o que é Educação, EA e Ambientalismo

    • O grupo de Natália, Bárbara e Athaan nos apresentou o vídeo da youtuber Jout Jout chamado "A falta que a falta faz", que nos ensinou uma lição muito bonita sobre a vida e que somos completos por nós mesmos. Após, distribuíram o presente para a sala, que era um delicioso brigadeiro junto de uma frase sobre o vídeo.
      A sala apresentou a atividade que foi solicitada sobre MIP, utopia e algum trecho do Tratado de E.A. que tenha chamado atenção. As ideias e ideais dos estudantes foram bastante ricos, trazendo como utopias livros, pessoas reais e personagens fictícios, frases e pensamentos, filmes...  Assim, o Prof. Marcos concluiu que as utopias estão ligadas no presente (Cazuza, Guerra dos Tronos, Carlos Drummond de Andrade...).
      O Professor propôs a seguinte questão para refletirmos: "Quando faço uma intervenção comigo mesmo, estou fazendo um processo educador ou um bem-estar social?"
      Após a discussão, Vivian tentou nos mostrar um vídeo feito pela turma anterior explicando melhor sobre um projeto de MIP no Rio Piracicaba, mas infelizmente o vídeo não funcionou muito bem.
      Para finalizar a aula, formamos os grupos para a realização das MIPs.

      Seguem alguns dos bilhetes deixados pela turma no dia 07/03
      Felicito:
      "Foi muito inspirador ouvir as utopias e MIPs de todos" ; "Capacidade de eu ficar mais de 1 hora sem olhar meu celular" ; "Conhecer melhor meus colegas".
      Critico:
      "Explorar a objetividade nos argumentos dos alunos" ; "A MIP deveria ser um projeto que veremos uma diferença positiva acontecer. Mas às vezes pessoas na classe se limitam ao projeto por pessimismo" ; "Falta de comprometimento de certos alunos com as tarefas da aula" ; "Está muito calor! Ar condicionado/ventilador ajuda a amenizar" ; "A falta de fala do Professor. Gostaríamos de saber as ideias dele também".
      Proponho:
      "Sermos mais objetivos nas falas" ; "Aula ao ar livre" ; "Mais tempo de discussão da MIP em aula para melhor planejamento".
      Pergunto:
      "Como me informo mais a respeito do curso de Especialização em E.A. para Sociedades Sustentáveis?" ; "Recomenda-se algum livro sobre o tema de hoje? Qual é o nome do vídeo sobre o Rio Piracicaba?".
    • leiam o capítulo 3, que tem uma importante revisão bibliográfica sobre ambientalismo/ecologismo. se conseguirem, leiam outros.

      É interessante tb ler mais um pouco do livro Rumo ao Paraíso, mas não o tenho em pdf.

      E Natureza, de Serge Moscovici - quem quiser solicite-o para mim.

  • Aula 2 - Diálogo sobre MIP

    • Aguardando a postagem a ser feita pela equipe responsável pela aula deste dia, adianto aqui que nela tivemos a presença de: Marina Oliveira; Gabriel Coletti; Deborah Taylor; Camila Souza; Mayra Grous; Gabriela Galo; Gabriele Vignola; Louise Queiroz; Julia Amaral; Gabriel Aguiar; Isabela Sabino; João Pedro; Ana Paula Pazzeti; Laura Carrascosa; Laura Rossini; Carla Rangel; Athaan Ingrid; Barbara; Natália Ré; Isabela Lanerte; Victoria Araujo; Mariane Maciente; Beatriz Lopes; Rafaela Barreto; Isabela Godoy; Amanda Maluf; Marcelea Rena; Julia Vieira; Vinicius; Guilherme; Graziele;  Beatriz Silvano; Julia Oriani


  • 28/02 - Trajetórias de Vida, Acordos, Programa

  • vídeo 3 segundos

    “Ainda há tempo para nos curarmos de nós?”, questiona Fernando Meirelles

    fernando meirelles

    *Por Fernando Meirelles
    Especial para o Observatório do Clima

    Prince Ea é o nome artístico de Richard Williams, um antropólogo que virou rapper, sentiu que havia uma pobreza geral de ideias na cena artística e fundou o movimento Make S.M.A.R.T. Cool para promover ainteligência. S.M.A.R.T. é a abreviação de Sophisticating Minds and Revolutionizing Thought (Sofisticando as Mentes e Revolucionando o Pensamento).  Mais interessado nas ideias do que na música, ele abandonou o hip-hop e hoje se intitula Spoken Word Artist, faz vídeos nos quais fala sobre temas que considera vitais para uma vida equilibrada. As mudanças do clima entraram no seu radar.

    Com a direção do jovem estudante de cinema australiano Spencer Sharp, Prince Ea criou Man vs. Earth (3 Segundos), o vídeo vencedor do festival Film4Climate de 2016 (que você assiste ao final deste post). Eu era parte do júri do festival, durante a conferência do clima de Marrakesh, e também votei nele. O filme é tocante pela precisão dos argumentos. Te pegam pela cabeça e pelo coração, e aí é xeque-mate.

    A ideia é colocar a relação do homem com o planeta em perspectiva. “A Terra tem 4.5 bilhões de anos, o homem está aqui ha 140 mil anos”, lembra-nos Prince Ea. E então propõe“Se condensarmos a vida da Terra  para 24 horas, um dia, o homem está no planeta há… rufem os tambores… três segundos. Três segundos. E veja o que fizemos.” Sobre imagens da destruição do planeta, Prince ironiza o fato de nos auto-intitularmos Homo sapiens. “Onde está o sapiens?” – pergunta.

    A arrogância talvez seja mesmo a pior doença da nossa espécie.

    Na nossa jornada para explorar a galáxia,
    rejeitamos e negligenciamos o lar que temos agora.
    Então não, isso não pode ser sabedoria.
    A sabedoria é diferente.
    Enquanto a inteligência fala, a sabedoria escuta.
    E nós tapamos os ouvidos para os gritos da Mãe Natureza.

    E esta é a questão central que o filme explora: a nossa desconexão com a natureza, esta senhora que vem aperfeiçoando sua sofisticadíssima complexidade há 4,5 bilhões de anos, mas que temos a pretensão de achar que podemos dominar nos nossos três segundos. Ou bem menos, se pensarmos que foi só a partir do Renascimento, quando os europeus resolveram que o homem era o centro do Universo, que começamos a detonar o planeta com método.

    Ouvir a natureza, para mim, é um tema cada vez mais caro. Tenho me interessado pela agricultura sintrópica, que parte do princípio de que na natureza todas as espécies colaboram e não competem, como aprendemos na escola. Mudando esta perspectiva, ao estudar como se dá esta relação de colaboração, colhe-se resultados impressionantes.

    Se ao assistir o filme você se sentir como parte de uma comunidade de um destes vírus tipo Marburg, que invadem um corpo e o destroem em poucos dias, não estará sozinho. A questão hoje é saber se ainda há tempo para nos curarmos de nós mesmos. Chegaremos ao quarto segundo?

    Fernando Meirelles é cineasta, produtor rural e ambientalista. Dirigiu, entre outros filmes, Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel e Ensaio Sobre a Cegueira

    *O Observatório do Clima vai anunciar as inscrições para o Film4Climate de 2017 em breve. Os filmes devem estar prontos em final de agosto, então podem ir pensando num roteiro. O Brasil, como um responsável da pesada pelo aquecimento global e um país que tem potencial para ser parte da solução, não pode ficar de fora.
    *Texto publicado originalmente em 21/02/2017 no site do Observatório do Clima

    Foto: wikimedia commons


  • EXTRAS

  • EXTRAS

  • Pastas individuais - diário de bordo

    Criem aqui a sua pasta individual/diário de bordo. Você pode ser criativa ou criativo. Não deixe de postar desde o seu auto-retrato, biografia  e respostas às perguntas do início do curso (reproduzindo o que já foi postado na primeira aula), até os fichamentos sobre leituras realizadas, críticas às aulas (felicito; crítico, pergunto, sugiro ou que bom! que pena! que tal?) e outras que considere pertinente. Este será o nosso principal instrumento de coleta de informações sobre os seus aprendizados de EA, para a avaliação da disciplina e do seu desenvolvimento nela.

  • MIP

    Postem aqui as pastas com a MIP de cada grupo. Coloquem as várias versões que ela for assumindo, identificando com a data cada nova versão.

    • Tema da MIP: Redução do uso de canudos no Campus
      Objetivo: Reeducar a sociedade Esalqueana frente à necessidade de utilizar canudos
      Integrantes: Athaan Januário, Gabriel Teixeira, Gabriela, Isabela Sabino, Julia Helena Galante, Vinícius Moraes


      A proposta é interessante e começa a ser bem argumentada. Avancem nas duas direções – a da filosofia, ontologia, ideário (fundamentando com mais argumentos sobre consumismos, descartáveis, sociedades dos desperdício, ambientalismo...) e no da epistemologia e metodologia (tecendo argumentos sobre o como fazer e o pq fazer assim).

      É importante vcs pensarem sobre o pq apenas a lanchonete que já é mais alternativa. Pq não fazer tb com a lanchonete principal? E na do Cena? Alinhavem argumentos econômicos e de saúde pública e apresentem alternativas. Descrevam como farão as atividades.

       Bom trabalho!


    • Tema da MIP: Descarte de materiais perigosos
      Objetivo: Conscientização sobre o consumo consciente e descarte de materiais perigosos
      Integrantes: Camila Costa de Souza, Deborah Campos Taylor, Gabriel Coletti Cantero, Guilherme Bertagna da Silva, Julia de Souza Vieira, Mayra Grous

    • Tema: educação.

      Objetivo: pesquisar quais as demandas dos professores de ensino médio e fundamental em relação ao ensino de educação ambiental e desenvolver material de acordo com essa demanda.

      Participantes: Beatriz Silvano, Isabela Lanute, Marina Oliveira, Natália Correr e Victoria Bastos.



    • Objetivo: Viabilizar a construção, aprimoramento dos sentidos e da consciência acerca da origem, da produção até a degustação de alimentos, a partir de técnicas sensoriais de slow food

    • Reforma da Praça


      Grupo:

      Carla K.

      Gabriele Vignola

      Joao Pedro

      Laura Rossini

      Laura Carrascosa

      Louise Queiroz

    • Participantes: Barbara Rentes Barbosa; Mariana Maciente; Beatriz Lopes

      Tema: Consumo Consciente em um processo de mudanças para tornar seu lar em uma moradia sustentável.

      Objetivo: Incentivar o consumo consciente a fim de diminuir a produção de lixo baseando-se no Projeto de Moradias Sustentáveis organizado pelo USP Recicla e pelo Grupo de Pesquisa e Extensão PANGEA, a fim de relatar o processo, no ponto de vista de quem está promovendo, e de quem está participando ativamente do projeto, a possibilidade de tornar o seu lar em uma moradia mais próximo do sustentável possível.

    • Olá pessoal, 

      segue mais algumas revisões e considerações sobre as MIPs de vocês.

      Lembrando que o projeto da MIP deve ser entregue completo de acordo com o roteiro que montamos, com registros visuais e avaliação (tanto do processo - dúvidas, desafios, incertezas, pontos positivos etc.- quanto dos resultados).

      Não esqueçam também de trazerem mais os textos (e a parte teórica como um todo). 

      Estamos a disposição para ajudá-los.

      Isabela e Vivian

    • Olá pessoal, 

      segue mais algumas revisões e considerações sobre as MIPs de vocês.

      Lembrando que o projeto da MIP deve ser entregue completo de acordo com o roteiro que montamos, com registros visuais e avaliação (tanto do processo - dúvidas, desafios, incertezas, pontos positivos etc.- quanto dos resultados).

      Não esqueçam também de trazerem mais os textos (e a parte teórica como um todo). 

      Estamos a disposição para ajudá-los.

      Isabela e Vivian

    • Fralda biodegradável feita de mandioca: http://www.aguasdepontal.com/2018/05/estudantes-brasileiros-criam-fralda.html?spref=fb&m=0

      National Geographic sobre os plásticos: https://www.nationalgeographicbrasil.com/photography/2018/05/galeria-de-fotos-os-perigos-do-plastico-no-meio-ambiente-planeta-reciclagem-poluicao-your-shot