Programação

  • Tópico atual

    Aula 11 - 25/04 - Trabalhando as MIPs

  • Aula 7, 8 e 9 - 14/04 – Continuidade da MIP inspiradora

    Foi muito bom estar com vocês neste sábado. Gostaria que fosse uma viagem de pelo menos dois dias, para desfrutar mais dos olhares e saberes de cada uma e de cada um, mas foi o possível. Tb gostaria que todos estivessem presentes, mas no momento de máxima lotação eramos 29, as três Isabela, Gabriel Aguiar, Vinícius, Camila, Victoria (foi embora antes do final da manhã, discordando da aula, segundo depoimento das colegas, que eu gostaria de ouvir pessoalmente), Gabriela Gallo, Mayra, Ana Paula, João Pedro, Laura Rossini, Saskia, Barbara, Athaan (tb foi embora no início da tarde), Carla (chegou tarde e saiu logo após o almoço, por não estar bem de saúde), os dois Guilherme, as duas Beatriz, Natália, as duas Amanda, Marcella (precisou ir embora, pois trabalhava na parte da tarde), Rafaela, Marina, Deborah, Júlia Helena e Júlia Vieira,  de 37 estudantes matriculados (Louise, Mariana Maciente e Gabriele Vignola só vieram a tarde). Portanto, 32 estudantes vieram nas aulas do sábado, com maior ou menor participação, mas sentimos a ausência de Laura Souza, Akil, Julia O. Há três estudantes que me parece já terem desistido. Além de outras e outros, cuja relação de faltas Vivian e Isabela estarão com elas na aula do dia 25/04 (alguns já tiveram as 4 faltas possíveis e não gostaria que tivessem nenhuma), para vocês conversarem sobre como será o terço final da disciplina.

    Aproveito  para reproduzir o texto sobre avaliação que está no Programa da disciplina, postado e apresentado desde o inicio do Curso.

    Avaliação: auto-avaliação; avaliação dos e pelos colegas; avaliação pelo professor e monitores, segundo parâmetros definidos coletivamente. Será levado em consideração a presença em todas as atividades propostas e a qualidade do envolvimento com as mesmas. Para tanto, sugiro a elaboração de um caderno de campo ou diário de bordo (postado no stoa), onde cada um anote os seus aprendizados em EA ao longo do semestre (peso 3).Serão também considerados as entregas/postagem das atividades propostas no stoa (peso 3) e o envolvimento com a ação coletiva - MIP (peso 4).


  • Aula 6 - 11/04 – Uma MIP inspiradora "Ética Animal”. Técnicas e métodos de EA

  • Aula 5 - 04/04 - Educação, Ambientalismo e EA

    Ontem tivemos o nosso quinto encontro, encerrando a primeira das três partes da disciplina. Com a presença de apenas 19 estudantes - Saskia C. Lima (seja bem vinda à disciplina! Acredito que ainda é tempo de você correr para se inteirar e fazer as tarefas das três primeiras aulas que você perdeu), Gabriel L. Cantero, Beatriz Lopes, Deborah Campos Taylor, Marina G. Oliveira, Julia Helena Galante Amaral, Natália Correr Ré, Barbara Rertes Barbosa, Marcella Rena (não lembro de sua presença), Julia Vieira, CamilaCosta de Souza, Louise Queiróz, Beatriz T. Silvano, Gabriele Vignola Mariana Maciente, Ana Paula Pazzeti, Amanda de Almeida Rocha, Laura Bortoletti Carrascosa Souza e a visita meteórica de Julia Oriana, demos continuidade à construção da concepção da sala sobre EA, baseada na elucidação dos conceitos de educação e ambientalismo. Sugiro que a equipe da resenha da px aula ( Beatriz Lopes, Laura Souza e Saskia C. Lima) faça, além de uma análise crítica sobre a aula, um primeiro exercício de sistematização sobre a concepção da sala sobre EA, educação e ambientalismo, a partir dos registros próprios e dos registros feitos e postados por Isabela no STOA.

    Lembrem das tarefas registradas no quadro - leitura de pelo menos dois textos e leitura dos possíveis textos complementares sugeridos no Programa da disciplina sobre Contemporaneidade: dilemas e perspectivas, sistematizando aprendizados  na fundamentação da segunda versão da MIP a ser entregue na px aula. Trazer uma fotografia que expresse a compreensão mais profunda de vocês sobre a questão ambiental e os que ainda não o fizeram, preencher o questionário, cujo link Carolina já enviou mas irá enviar novamente.

    Bom trabalho para todas e todos e vamos ver o que e como conseguimos avançar, na segunda parte da disciplina que se inicia hoje e vai até dia 21/04, em nossa construção, individual e coletiva, como educadoras e educadores ambientais - não basta nos informarmos sobre EA e muito menos assinar a lista ou ficar de corpo presente nas aulas para ganhar os créditos da disciplina.

    Abraço e boa sorte para nós!


  • Aula 4 - 21/03 Ambientalismo, Educação e EA a partir da Água como tema gerador da

  • Aula 3 - 14/03 - Diálogo sobre o que é Educação, EA e Ambientalismo

  • Aula 2 - Diálogo sobre MIP

  • 28/02 - Trajetórias de Vida, Acordos, Programa

  • vídeo 3 segundos

    “Ainda há tempo para nos curarmos de nós?”, questiona Fernando Meirelles

    fernando meirelles

    *Por Fernando Meirelles
    Especial para o Observatório do Clima

    Prince Ea é o nome artístico de Richard Williams, um antropólogo que virou rapper, sentiu que havia uma pobreza geral de ideias na cena artística e fundou o movimento Make S.M.A.R.T. Cool para promover ainteligência. S.M.A.R.T. é a abreviação de Sophisticating Minds and Revolutionizing Thought (Sofisticando as Mentes e Revolucionando o Pensamento).  Mais interessado nas ideias do que na música, ele abandonou o hip-hop e hoje se intitula Spoken Word Artist, faz vídeos nos quais fala sobre temas que considera vitais para uma vida equilibrada. As mudanças do clima entraram no seu radar.

    Com a direção do jovem estudante de cinema australiano Spencer Sharp, Prince Ea criou Man vs. Earth (3 Segundos), o vídeo vencedor do festival Film4Climate de 2016 (que você assiste ao final deste post). Eu era parte do júri do festival, durante a conferência do clima de Marrakesh, e também votei nele. O filme é tocante pela precisão dos argumentos. Te pegam pela cabeça e pelo coração, e aí é xeque-mate.

    A ideia é colocar a relação do homem com o planeta em perspectiva. “A Terra tem 4.5 bilhões de anos, o homem está aqui ha 140 mil anos”, lembra-nos Prince Ea. E então propõe“Se condensarmos a vida da Terra  para 24 horas, um dia, o homem está no planeta há… rufem os tambores… três segundos. Três segundos. E veja o que fizemos.” Sobre imagens da destruição do planeta, Prince ironiza o fato de nos auto-intitularmos Homo sapiens. “Onde está o sapiens?” – pergunta.

    A arrogância talvez seja mesmo a pior doença da nossa espécie.

    Na nossa jornada para explorar a galáxia,
    rejeitamos e negligenciamos o lar que temos agora.
    Então não, isso não pode ser sabedoria.
    A sabedoria é diferente.
    Enquanto a inteligência fala, a sabedoria escuta.
    E nós tapamos os ouvidos para os gritos da Mãe Natureza.

    E esta é a questão central que o filme explora: a nossa desconexão com a natureza, esta senhora que vem aperfeiçoando sua sofisticadíssima complexidade há 4,5 bilhões de anos, mas que temos a pretensão de achar que podemos dominar nos nossos três segundos. Ou bem menos, se pensarmos que foi só a partir do Renascimento, quando os europeus resolveram que o homem era o centro do Universo, que começamos a detonar o planeta com método.

    Ouvir a natureza, para mim, é um tema cada vez mais caro. Tenho me interessado pela agricultura sintrópica, que parte do princípio de que na natureza todas as espécies colaboram e não competem, como aprendemos na escola. Mudando esta perspectiva, ao estudar como se dá esta relação de colaboração, colhe-se resultados impressionantes.

    Se ao assistir o filme você se sentir como parte de uma comunidade de um destes vírus tipo Marburg, que invadem um corpo e o destroem em poucos dias, não estará sozinho. A questão hoje é saber se ainda há tempo para nos curarmos de nós mesmos. Chegaremos ao quarto segundo?

    Fernando Meirelles é cineasta, produtor rural e ambientalista. Dirigiu, entre outros filmes, Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel e Ensaio Sobre a Cegueira

    *O Observatório do Clima vai anunciar as inscrições para o Film4Climate de 2017 em breve. Os filmes devem estar prontos em final de agosto, então podem ir pensando num roteiro. O Brasil, como um responsável da pesada pelo aquecimento global e um país que tem potencial para ser parte da solução, não pode ficar de fora.
    *Texto publicado originalmente em 21/02/2017 no site do Observatório do Clima

    Foto: wikimedia commons


    • Pastas individuais - diário de bordo

      Criem aqui a sua pasta individual/diário de bordo. Você pode ser criativa ou criativo. Não deixe de postar desde o seu auto-retrato, biografia  e respostas às perguntas do início do curso (reproduzindo o que já foi postado na primeira aula), até os fichamentos sobre leituras realizadas, críticas às aulas (felicito; crítico, pergunto, sugiro ou que bom! que pena! que tal?) e outras que considere pertinente. Este será o nosso principal instrumento de coleta de informações sobre os seus aprendizados de EA, para a avaliação da disciplina e do seu desenvolvimento nela.

    • MIP

      Postem aqui as pastas com a MIP de cada grupo. Coloquem as várias versões que ela for assumindo, identificando com a data cada nova versão.