Ciência do Solo
Capacitar os estudantes de graduação a avaliar processos biológicos que ocorrem no solo e sua relação com as transformações biogeoquímicas de diferentes espécies químicas de interesse para a produção agrícola e florestal, bem como para a qualidade do ambiente.
- Apresentar a Geologia ao aluno iniciante em Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal. Fazer entender as relações entre a Geologia e o contexto agronômico e florestal. - Localizar a Agronomia e as Ciências Florestais no Sistema TERRA - Conhecer os principais materiais de origem de solo, seus constituintes minerais, processos de alteração das rochas e formação do solo. - Rochas como matéria prima para corretivos e fertilizantes agrícolas. - Interpretar mapas geológicos visando conhecer a Geologia do Brasil, do Estado de São Paulo e entender as relações com a distribuição dos principais tipos de solos.
Oferecer aos alunos de Mestrado ou Doutorado em seu primeiro semestre no Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas uma disciplina dinâmica e que contemple assuntos de importância para uma adequada elaboração de planos de pesquisa em ciência do Solo.
Conhecer o solo, sua origem e distribuição na paisagem. Identificar e conhecer os processos formadores de solos. Capacitar o aluno a reconhecer no campo os diferentes tipos de solos, interpretando suas vantagens e limitações aos usos agrícola e ambiental. Aprender o sistema brasileiro e conhecer os sistemas internacionais de classificação de solos. Interpretar mapas de solos para fins agrícolas e ambientais.
a. Abordar os temas aplicados da ciência do solo como uma continuidade do desenvolvimento conceitual de suas áreas básicas (física, química, biologia do solo e pedologia); b. Demonstrar e discutir as vantagens e restrições das tecnologias de melhoramento funcional do solo considerando seu papel na produção agrícola, ciclo hidrológico e conservação de recursos naturais e genéticos; c. Capacitar o aluno na elaboração de projetos de planejamento do uso da terra para fins agrícolas e ambientais.
Capacitar o aluno a entender os processos de degradação ambiental, compreender as suas causas, conseqüências e impactos ambientais. Avaliar as formas de recuperação mais adequadas em situações específicas. Estabelecer as ações de recuperação definidas pelas características do entorno e pelo histórico de degradação.
Oferecer aos alunos de Mestrado ou Doutorado em seu primeiro semestre no Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas uma disciplina dinâmica e que contemple assuntos de importância para uma adequada elaboração de planos de pesquisa em ciência do Solo.
- Desenvolver o senso crítico dos alunos em relação ao papel dos fertilizantes na produção de alimentos.

- Apresentar as características e propriedades dos principais tipos de fertilizantes sólidos e líquidos. 

- Preparar o aluno para ter conhecimentos básicos quanto à tecnologia de obtenção, ação e utilização de corretivos, gesso agrícola e fertilizantes minerais.

- Fornecer ao aluno subsídios para o uso, manejo e obtenção de adubos verdes e orgânicos.

- Apresentar aos alunos as melhores técnicas de manejo para uso eficiente dos fertilizantes e corretivos na agricultura brasileira.


- Apresentar ao aluno as principais propriedades físicas do solo relacionadas à estrutura e ao comportamento da água.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP