Ementa:

Gestão dos negócios agropecuários; Contabilidade de empresas agrícolas e indicadores de avaliação de desempenho; Estrutura da função de gestão da propriedade rural; Visão sistêmica dos fatores envolvidos na gestão de negócios agropecuários; Custo de produção; Negócio agropecuário e patrimônio; Operacionalização do patrimônio; Capital de giro na agropecuária; Sustentabilidade do negócio agropecuário; Custo anual de recuperação do patrimônio; Custo oportunidade das atividades dos negócios agropecuários; Taxa de retorno e risco do negócio agropecuário; Perdas e ganhos de capital; Retorno total ao patrimônio; Análise de investimento; Capital e crédito; Terra: controle e uso; Políticas governamentais afetando o agronegócio ao redor do mundo.


O conceito de Sistemas Agroindustriais evoluiu desde a sua criação em 1958, tendo se tornado em ferramenta para a definição de estratégias privadas e políticas públicas. A disciplina cobrirá o avanço da pesquisa e da utilização do conceito nas estratégias provadas e políticas públicas.
O curso introduz o aluno à análise econômica das organizações e instituições e faz um contraste da Economia das Organizações com a tradicional Organização Industrial. No caso da Economia das Organizações, o objetivo é familiarizar os alunos com esta abordagem teórica através da leitura e análise de papers clássicos no assunto. As principais teorias abordadas serão: natureza da firma (abordagem de Coase), custos de transação, especificidade dos ativos, risco moral, teoria do agente/principal e direto de propriedade. O objetivo final é proporcionar discussão, reflexão e ativo envolvimento dos alunos em teorias e pesquisas que tratam do comportamento e das relações entre os agentes, indivíduos e organizações empresariais e governamentais, e a sua interação com o ambiente econômico e instituições.
Proporcionar ao aluno subsídios para a compreensão da pesquisa qualitativa e suas diferenças em relação à pesquisa quantitativa; Possibilitar a compreensão do aluno sobre os diversos métodos e técnicas de pesquisa qualitativa; Conceder ao aluno a compreensão sobre as diversas técnicas de análise de dados utilizadas na pesquisa qualitativa; e Permitir com que o aluno entenda a forma de organização, escrita e desenvolvimento das diversas temáticas da pesquisa qualitativa.

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