Apresentação
LCF5734 - Manejo Florestal Avançado
Sala LAPI - Departamento de Ciências Florestais
Professor Responsável: Luiz Carlos Estraviz Rodriguez Período de atividades: 05/03 a 11/05 de 2018 Período das atividades presenciais: Flexível e a ser combinado com o grupo inscrito Notas de aula: Apostila Programa da Disciplina: clique aqui para o download da versão pdf Programa do Curso - 2018
Dia Turno Atividade Assunto 5/3 a 18/4 - Não presencial Período destinado à elaboração da Tarefa 1 (T1) Módulos 01 - 02
Manhã Aula Presencial Apresentação das atividades do curso e correção da T1 Tarde Princípios de Matemática Financeira - revisão Módulos 03 - 04 Manhã Princípios de Ordenamento Florestal - revisão Tarde Princípios de Ordenamento Florestal - aplicações Módulo 05 Manhã Programação Linear (PL) e aplicações Módulos 06 - 07 Manhã O modelo básico de PL para Planejamento Florestal Tarde Inclusão de variáveis contábeis no modelo básico Módulo 08 Manhã Período destinado à elaboração da Tarefa _ (T_) Módulos 09 - 10 Manhã Fluxo com produção variável em torno da média Tarde Contabilizando estoque de carbono e área por classe de idade Módulos 11 - 12 Manhã Programação por metas e flexibilização de objetivos Tarde Fluxos de produção com máximo desvio minimizado Módulos 13 - 14 Manhã PL para o manejo de concessões na Amazônia Tarde Período destinado à elaboração da Tarefa _ (T_) - Tarefa 1
A T1 se divide em duas partes e deverá ser entregue na manhã da Classe 1. Na primeira parte, os capítulos 2 e 3 de Buongiorno e Gilless (2003), devem ser minuciosamente estudados. Em seguida, numa única planilha Excel, apresente a formulação e a solução do “poet´s problem”, “river polution problem”, “problem 2.8 (cows x sheeps)”, “problem 2.9 (ponderosa pine forest)” e “problem 2.10 (paper mill manager)”.
Organize os problemas armazenando um em cada pasta da planilha. Na segunda parte, os exercícios 1 (pág 6) a 30 (pág 18) da apostila “Matemática Financeira para a Gestão Florestal” devem ser resolvidos e organizados e uma única pasta de uma planilha Excel. Na manhã do primeiro dia de aula cada aluno corrigirá os EDs do outro colega tendo como referência os resultados que estarão sendo apresentados pelo professor em sala de aula.
Cálculo da nota finalA média geométrica das notas das tarefas resulta na nota final do curso. Aos alunos com média geométrica superior a 8,00 será atribuído o conceito A. Alunos com média geométrica entre 7,00 e 8,00 terão conceito B, e alunos com média geométrica inferior a 7,00 receberão conceito C.