Programação

  • Aula 1

    Resenha da aula: após cada aula, de preferência na própria quarta-feira, a equipe responsável por sua rotina (na primeira e segunda aula será o professor) deve incluir a resenha descritiva e analítica da aula, incluindo a avaliação feita no final da aula, a relação dos estudantes que estiveram presentes e o que mais considerarem pertinente. A equipe responsável pela aula seguinte, deve analisar essa avaliação feita pelos colegas e aqui postada e começar a rotina do dia comentando-a.

    Resenha Aula 01/08/2018: Com a presença de 35 estudantes tivemos a primeira aula iniciando no horário previsto e encerrando a participação direta do professor por volta de 9:20, ficando o restante do horário disponível para os estudantes realizarem as quatro tarefas previstas para serem realizadas também pelos que optaram por realiza-las em casa. O conteúdo basicamente foi a leitura comentada do Programa, com a justificativa e esclarecimentos feitos pelo professor sobre alguns dos seus itens.

    Na questão das utopias, utopistas, distopias, distopistas que animam (ou desanimam) cada participante, constatou-se a dificuldade para lembrar de alguma (meus heróis morreram todos de overdose?), mas alguns estudantes reagiram afirmativamente à menção de utopias religiosas (Os 10 Mandamentos, por exemplo) e utopistas (Jesus Cristo, por exemplo), ou políticos (Karl Marx e Friedrich Engels, no Manifesto Comunistas, por exemplo) de todos os tempos. E passamos a lembrar alguns filmes (Mother e o Senhor dos Anéis, por exemplo), livros (Admirável Mundo Novo e Harry Potter, por exemplo) e utopias pessoais sincréticas (Lucas e Evelin, lembraram as deles). Os estudantes ficaram também de se organizar em sete equipres que se responsabilizarão pelas rotinas de aulas e pelo trabalho de equipe a ser realizado durante o semestre. Não fizemos avaliação da aula. 

  • Diários de Bordo

    Neste tópico vocês irão postar toda a sua produção escrita, videográfica, de áudios, fotos, desenhos e outras que durante o semestre considerarem pertinente para demonstrar os seus aprendizados e inquietações relacionados ao tema da disciplina.

    Criem uma pasta com o seu nome e dentro dela  coloquem as suas contribuições.

  • Aula 2

    Não houve aula.

  • Aula 3

    Professor sistematizou os diálogos da primeira aula, coordenou toda a rotina do dia e a resenha da aula ficou por conta da Equipe 2 para a px semana.


    Resenha sobre a aula 3 (15/08), elaborada pela Equipe 2:

    Com a presença de por volta de 30 alunos, a aula começou com o professor falando dos objetivos da disciplina e os pontos que teríamos que chegar, como o fazer política pública e dialogar. Comentou das propostas e do projetos que a sala terá que fazer, que consiste na elaboração de um projeto de política para um município da região de Piracicaba, que incorpore o elemento arbóreo, sendo convincente para poder até mesmo apresentar para a comunidade. Divisão da classe em grupos.

    A sala se organizou em um meio círculo para que cada um pudesse ouvir e ver o outro, que de modo voluntário, passou a expor a história da sua vida e sua utopia para os colegas. Tivemos um lanche organizado pelo professor e posterior continuidade da dinâmica, que foi até o final da aula, com a coleta do grupo 2 do feedback da aula.


    Felicito, Critico, Pergunto e Proponho

    Algumas pessoas felicitaram a coragem dos alunos em contar suas vidas, a oportunidade de conhecer histórias de vida de outros.

    Houveram críticas sobre a não participação dos alunos, onde poucos demonstram  interesse na aula, não contribuindo para a formação do espaço e até mesmo a falta de diálogo entre os próprios alunos. 

    Em relação a propostas, alguns alunos sugeriram que o tempo de aula seja mais otimizado, onde não se tenha uma perda de tempo na arrumação da sala de aula.  Além disso, foi proposto que se tenha um maior enfoque em políticas públicas e legislação, aplicada ao cotidiano da Engenheira Florestal. 


  • Aula 4

    Resenha sobre a aula 4 (22/08), elaborada pela Equipe 3:

    A aula passada se deu início com a resenha da equipe 2 acerca da aula anterior. Depois de darem um breve resumo, a equipe apresentou o “presente” que haviam preparado para a turma, o qual foi a leitura dos textos recomendados pelo professor para a aula 4, que foram: introdução do livro Brasil: Uma Biografia; Declaração, isto não é um Manifesto; Pela Mão de Alice; Política (Aristóteles); O Espírito das Leis (Montesquieau) e a tese da Semiramis; a equipe separou os textos dentre os membros do grupo e assim trouxeram um resumo do que haviam lido e suas opiniões, o que gerou um debate, na classe, muito interessante sobre políticas e utopias. Após o debate, tivemos uns 15 minutos para o intervalo, com um lanche preparado pela equipe 2. Na volta do intervalo, o professor propôs que quem ainda não havia falado sobre sua biografia e utopia, podia faze-lo e assim alguma pessoa apresentaram. No fim, o professor tirou ainda algumas dúvidas sobre o trabalho a ser entregue no fim do semestre citando alguns exemplos de como poderíamos fazê-lo.


    Conexão para o vídeo Home: https://www.youtube.com/watch?v=jqxENMKaeCU

    Vejam, se possível, também os outros vídeos sugeridos no Programa da disciplina: Humanos; a trilogia de Geofrey Reggio e Philippe Glass: Koyanisquaatsi/Poaquaatsi/?; o Pesadelo de Darwin; Baraca, ou outros que propiciem diálogos e  reflexões sobre a contemporaneidade.

    • Além do texto de Hardt e Negri vocês podem ler o livro de Boaventura de Sousa Santos - Pela Mão de Alice, ou Política, de Aristóteles, ou outros que lhes ajudem a compreender as relações entre os nossos diálogos já realizados sobre utopias, conjuntura e contemporaneidade e o campo das políticas públicas.

  • Aula 5

    Resenha sobre a aula 5 (29/08), elaborada pela Equipe 4:


    A aula foi iniciada com o feedback sobre a aula anterior partindo da reflexão sobre o que foi escrito pelos estudantes no “Crítico, Felicito, Proponho e Pergunto”. O grupo responsável trouxe o vídeo Wake up Call, possibilitando um breve debate sobre consumo, linha de produção e obsolescência programada. Alguns estudantes enriqueceram o debate com comentários sobre economia circular, o costume de sempre descartar o “velho” para sempre estarmos “atualizados”, o incentivo ao consumo (hoje compensa mais comprar um novo do que arrumar o que quebrou), entre outros.

    Tivemos nessa aula a presença da Diléia que compartilhou conosco suas experiências no INCRA e seu posicionamento sobre a reforma agrária. Trouxe uma discussão riquíssima sobre ”Por que fazer reforma agrária?”, fazendo um panorama histórico da concentração de terra no nosso país, do movimento social pela reforma agrária e das leis e instrumentos criados para desapropriação de terras improdutivas que não cumprem sua função social. A Diléia mencionou também políticas públicas para reforma agrária (ATER), a atuação atual do INCRA como órgão executor e a importância do movimento dos sem terras para identificação das áreas passivas de serem desapropriadas. Explorou-se também a atual preocupação dos assentados com a produção em sistemas agroflorestais e a importância da academia e dos movimentos sociais na pesquisa, aplicação e disseminação da agroecologia no país. Esse modelo agroecológico adotado em alguns assentamentos tem possibilitado maior independência aos produtores e maior visibilizada social, uma vez que esses produtos de melhor qualidade são comercializado nas cidades. Para a Diléia, ainda estamos em um processo de construção de uma política que incentive a agroecologia e a produção orgânica. As pessoas, segundo ela, precisam ser sensibilizadas para adotarem e entenderem a importância de se repensar nossa produção atual de alimentos. Houve muitas contribuições para enriquecimento do debate.

    Após o espaço conduzido pela Diléia, a Joana falou um pouco de como foi sua experiência no evento dos 50 anos do IPEEF, compartilhando conosco sua opinião sobre o evento, sobre os espaços e sobre alguns profissionais presentes.

    No final da aula o professor distribuiu o texto “Plante uma árvore” para cada pessoa presente e mais sete textos para cada grupo, sendo cada membro responsável por uma leitura. Os textos deveriam ser lidos e discutidos nessa aula (12/09).


  • Aula 6

    Resenha sobre a aula 6 (12/09), elaborada pela Equipe 5:


    A sexta aula da disciplina teve a presença de cerca de 32 alunos. O grupo 4 apresentou o trailer de "A Lei da Água (Novo Código Florestal)", filme produzido pela O2 Play Filmes e lançado em 2015, que conta com a participação de políticos, cientistas, ruralistas, entre outros, a fim de esclarecer as mudanças promovidas pelo novo Código Florestal e as controvérsias sobre sua elaboração e aplicação (o filme completo se encontra disponível no YouTube). Houve uma breve exposição de pontos de vista em relação a melhores formas de uso, economia e aspectos de garantia de quantidade e qualidade da água, terminando com uma fala do professor reforçando sobre o estudo do novo Código Florestal e sua importância na legislação brasileira e na criação de políticas públicas.

    Em seguida, a atividade principal foi a discussão das leituras distribuídas na aula anterior e a elaboração de perguntas inteligentes sobre "Políticas públicas, legislação e educação florestal" com relação a elas. A turma foi dividida em 7 grupos compostos por alunos com leitura em comum. Cada grupo escreveu suas perguntas em cartolinas e, após o intervalo da aula, apresentou para o resto da sala, falando brevemente sobre o tema de seu texto e relacionando com as questões levantadas. O professor fez várias observações ao decorrer das apresentações, além de sugerir outras leituras e materiais a fim de complementar e fomentar as discussões pertinentes à disciplina.

    Por fim, o Engenheiro Florestal Luã Gabriel Trento explicou para a turma sobre as atividades a serem realizadas no Rancho dos Ipês e na Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga.


    Felicito, Critico, Pergunto e Proponho

    Felicitaram sobre os temas das leituras, a dinâmica e espaço criado para discussões e debates dos textos, a participação dos alunos, a produtividade da aula e o café-da-manhã.

    Criticaram sobre o desinteresse de alguns estudantes que não leram os textos e não formularam perguntas e a falta de respeito da sala com o professor.

    Perguntaram se nós, como estudantes, podemos criar políticas públicas, e como podemos formar "multiplicadores" no município de atuação do trabalho da disciplina.

    Propuseram dar continuidade aos textos, explorando os temas de forma melhor; vídeos, dinâmicas e outras atividades mais práticas voltadas às políticas públicas; e aulas temáticas com desenho ou sarau.

    • Lembrete: leiam atentamente as perguntas e procurem ir construindo as respostas escritas de vocês. Provavelmente as utilizaremos, ou para enriquecer os artigos individuais que estão escrevendo, ou para o trabalho coletivo ou, eventualmente para uma prova que precise ser elaborada ao final do semestre, tendo em vista que uma parte dos estudantes não está conseguindo acompanhar as tarefas semanais.

      De qualquer forma, releiam e incomodem-se na busca de respostas.

      Bons estudos!

  • Aula 7

    Resenha sobre a aula 7 (19/09), elaborada pela Equipe 6: 

    Lembrete à Equipe 6: Não esqueçam de postar aqui a resenha.

  • Aula 8

    Resenha sobre a aula 8 (26/09), elaborada pela Equipe 7:

    No início da aula, houve a apresentação da resenha da aula passada com a equipe 6, composta por Bianca, Daniela, Carolina Zaia, Joana, Victória e Bruna Nayara, e a apresentação de um vídeo, apresentado pela Camila Pitanga, e que fala sobre a natureza "estar falando" conosco. Com este vídeo, foi salientado a importância da amazônia e de como sua degradação pode nos afetar.

    Ao acabar o vídeo, o professor comentou sobre a importância da presença dos alunos nas aulas, pois muitos faltaram no dia.

    Dando continuidade a aula, o professor pediu para que os alunos relembrassem as atividades que foram realizadas no fim de semana na E.E.C.F. de Itatinga. Falaram sobre o histórico que o gestor da estação, Rildo, repassou para todos, se aprofundando um pouco mais que em outras experiências que os alunos tiveram no local, além de analisar os objetivos da estação (cientifico, turístico, etc), pensando sobre como ela pode servir para sociedade. O professor comentou sobre um projeto  que visa a geração de empregos e renda para a população, em uma área de 100 hectares da estação, destacando as inúmeras possibilidades que uma estação experimental pode proporcionar para a melhoria na vida das populações no entorno, como as casas de madeira e uso de diversas espécies florestais, para fabricação de alguns produtos. Foi dito também sobre os SAFs implantados na estação pelo grupo coordenado pelo professor Sorrentino, com abóbora, milho, feijão, mandioca e espécies arbóreas diversas, no qual os alunos elogiaram bastante por não verem com frequência na universidade. Houve também incentivo, por parte do professor e dos engenheiros florestais que acompanharam os alunos na visita, sobre inovação no uso da terra e na permanência no campo.

    Outro ponto abordado durante a aula foi sobre a grade horária do nosso curso, em que o professor nos incentivou a reivindicar possíveis mudanças nela, como a adição de fruticultura como matéria optativa. Márcia reforçou sobre a semana da engenharia florestal que teremos na próxima semana, falando que haverá discussões sobre a grade também.

    Após o intervalo da aula, a doutoranda Isabela, fez uma palestra sobre o código florestal brasileiro. Falou sobre como começou a se interessar pelo assunto desde 2011, indo até em manifestações em Brasília contra o projeto de alteração do código. Foram apresentados fotos com argumentos contra e a favor das mudanças. Ela comentou sobre a ditadura e campanhas governamentais para lucrarem com a amazônia (trans-amazônica). Foi concluído também sobre a polarização que há entre ambientalistas e ruralistas, e que as políticas públicas são importantes para que haja diálogo com outras áreas. 


    Felicito, Critico, Pergunto e Proponho

    Felicitaram a palestra feita por Isabela, com destaque para o importância do código florestal e de políticas públicas para que possa haver mudanças neste.

    Criticaram sobre a sala de aula, na qual era muito abafada, e que o ar condicionado não funcionava.

    Perguntaram qual o papel do engenheiro florestal nas mudanças que podem ser feitas no código florestal atual.

    Foi proposto  dar continuidade aos textos, e aumentar a variedade destes, além da mudança da sala de aula para outro lugar.

  • Aula 9

    Resenha sobre a aula 9 (03/10), elaborada pela Equipe 1:

  • Aula 10

    Resenha sobre a aula 10 (10/10), elaborada pela Equipe 2:

  • Aula 11

    Resenha sobre a aula 11 (17/10), elaborada pela Equipe 3:

  • Aula 12

    Resenha sobre a aula 12 (24/10), elaborada pela Equipe 4:

    Critico: Palestra extensa. Postura dos alunos em sala de aula, alunos que sempre reclamam mas não participam da aula e que não se esforçam na disciplina, que saem todo hora, conversam durante a aula etc.

    Felicito: tema da palestra, rotina do grupo, discussões que surgiram durante a palestra, participação dos alunos na musica, o Grupo que inovou trazendo um música e um tema tão importante diante das proximidades da eleição para presidente.

    Sugiro: melhor organização do tempo da aula, respeitar o tempo do intervalo para a aula acabar no horário estipulado.


  • Aula 13

    Resenha sobre a aula 13 (14/11), elaborada pela Equipe 5:

    A décima terceira aula da disciplina contou com a presença de cerca de 25 alunos. O grupo 4 descreveu a resenha da aula anterior e apresentou um poema e um vídeo como presentes. O vídeo é uma recitação do texto "Eu sei, mas não devia", de Marina Colasanti, por Antônio Abujamra no programa "Provocações" da TV Cultura. O próprio texto é provocador e reforçado pela entonação da fala de Antônio, e instiga a reflexão de como nós nos acostumamos a fazer e aceitar "pequenas" coisas na correria e densidade do dia-a-dia, que propiciam uma apatia e medo de viver a vida. A partir disso, além de relevar apenas os pontos citados por Marina, é poder analisar o que está presente na nossa rotina que potencialmente nos faz infelizes, e se temos capacidade de mudá-lo ou de aceitá-lo por não estar sob nosso controle.

    A essência da aula foi uma exposição contínua de falas e provocações feita pelo professor Marcos Sorrentino, referentes às suas viagens e participações recentes em congressos e cursos na Europa, como em Galícia e Portugal. Esse compartilhamento com a turma foi feito de modo a ligar as experiências e aprendizados das viagens com os objetivos da disciplina e a formação de análise crítica dos alunos.

    Houve a relevância de questões geopolíticas atuais, como as migrações em massa da população de Honduras para o México e os Estados Unidos e das diversas embarcações de refugiados que chegam na Europa, para contextualizar a necessidade de deslocamento de populações humanas que ainda hoje fogem de conflitos de guerra e crimes de Estado, e que no futuro poderá ser causada pelas mudanças climáticas (refugiados do clima).

    Houve também uma abertura de espaço de discussão entre os alunos para retomar as discussões a respeito do cenário político brasileiro, do resultado das eleições de 2018 e de como poderá/deverá ser nosso papel enquanto indivíduos e atuantes na sociedade daqui para frente.

    Por fim, o professor esclareceu e tirou dúvidas em relação à realização e entrega dos trabalhos em grupo e artigos individuais.

    Não houve "Felicito, Critico, Pergunto e Proponho".


  • Aula 14

    Resenha sobre a aula 14 (21/11), elaborada pela Equipe 6:

  • Aula 15

    Resenha sobre a aula 15 (28/11), elaborada pela Equipe 7:

  • Aula 16

    Resenha sobre a aula 16 (05/12):

  • Trabalhos das equipes

    Neste espaço cada Equipe deve criar uma pasta para o seu trabalho do semestre. Será didático se criar subpastas com as diferentes versões do trabalho ao longo do semestre, assim como para as distintas frentes de atuação de seus subgrupos: sugiro um subgrupo focado no mapeamento, diagnóstico e tipificação georreferenciada das terras do município; outro focado nos instrumentos legais e administrativos; um terceiro, focado na dimensão educadora do trabalho; e um quarto, focado nos cenários técnicos possíveis para a melhor utilização das terras urbanas e rurais do município.

    • O nosso objetivo é trabalhar com um projeto análogo ao Conservador das águas, porém com enfoque em técnicas mais assertivas de conscientização e recuperação das áreas degradadas.

      O grupo: 

      Alecsandro Moraes, Caio Valente, Davi Faiani D'Lippi, Eduardo Almeida, Felipe, Lucas Vazzola, Lucas Del Lama

      Município: em escolha


      Proposta inicial em aquivo do word

    • O objetivo do trabalho consiste em realizar uma Política municipal de árvores e florestas, que será desenvolvido ao longo do semestre.

      O grupo é composto pelos seguintes membros: 

      Ana Elisa Lemini; Bruno H. Guastala; Hannah Corina; Leonardo Garcia; Milena Yamauchi Walter; Rhayra da Silva Paiva Branco e Victória Carvalho Gouveia Branco.

      Município de implantação da proposta: Rio das Pedras-SP

      Proposta: EM BREVE

      Cronograma de Trabalho: EM BREVE

    • Participantes> Aleda, Analena, Helena, Julia Niero, Maria Clara, Pietro, Shaxahmary e Sofia    

      Proposta>

      Criação de um Sistema agroflorestal comunitário visando a restauração do elemento arbóreo nas comunidades e a produção de alimentos e outros recursos naturais, promovendo o acesso e disponibilidade dos mesmos de forma solidária, utilizando de áreas públicas ociosas.




    • O grupo 4 é composto por: Beatriz Silvestre; Caroline Sperandio; Evely Silva; Marcia Sousa; Carolina Alves; Marcela e Tobias.

      Município: Distrito Assistência em Rio Claro - SP

      Proposta:  Levantamento das irregularidades ambientais no distrito de  Assistência em Rio Claro - SP para o desenvolvimento de um plano de ações formativas para os munícipes de Rio Claro - SP.

    • Nosso objetivo é realizar uma Política Pública municipal com o componente arbóreo e trazemos como proposta a  parceria entre a Prefeitura da cidade escolhida e os habitantes do lugar. O projeto consiste na disponibilização de áreas "sem uso" da prefeitura para os moradores que desejem plantar tanto árvores quanto produtos alimentícios, desse modo aliamos a conservação da cidade e o bem estar dos moradores que dessa forma auxiliarão a sociedade e terão benefícios.

      O grupo é composto por: Maria Eduarda Burgareli, Isadora Vilela, Paula Raduan, Fernanda Hubner e Leonardo Maeoka.

      Município de implantação da proposta: Capivari

    • Componentes da equipe: Fernando Henrique, Gabriel Okabe, João Carlos, Jordi Bitencourt, Rodrigo Moreira e Thomas Müller.

      Município de atuação: São Pedro - SP

      Proposta: INTERVENÇÃO PARA MELHORIA DO CONFORTO TÉRMICO DE MORADIAS EM PROPRIEDADES RURAIS


  • Aulas/Excursão para EECF de Itatinga

    EXCURSÃO PARA A ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DE CIÊNCIAS FLORESTAIS DE ITATINGA (EECFI)

    22 e 23 de setembro de 2018

    DOCENTE: Prof. Marcos Sorrentino

    APOIADORES: Ony R. de campos,  Rildo Moreira e Moreira; João Menezes, Luã Trento, Fábio Sorrentino, Rodrigo da Cunha

    DISCIPLINAS:

    - Políticas Públicas, Legislação e Educação Florestal

    - Tópicos de Educação Voltados à Questão Ambiental

    PROGRAMAÇÃO

     

    DIA 22 (SÁBADO)

    7h30: Chegada na entrada principal da ESALQ (A encarnado), para saída às 8h em ponto.

    11h: Contextualização sobre Itatinga e Histórico do Horto: Diretor de Educação da Prefeitura

    11h30: Apresentação da EECFI: Rildo

    12h: Almoço

    14h: Apresentação: Agroecologia e Educação Ambiental; Mosaico Educo-Florestal Agroecológico; Perguntas.

    15h: Exercício em Grupos: Observações no território, diálogos, sistematização, socialização

    18h: banho, descanso, jantar

    20h: Sarau Florestal: Apresentação Artística dos Grupos; Confraternização

    DIA 23(DOMINGO)

    7H: Café da Manhã

    8h: Atividade Prática Agroflorestal: Plantio e Poda

    10h30: Diálogos e Avaliação

    12h: Almoço

    13h: Cachoeira; Limpeza dos Alojamentos

    14:30: Encerramento e Partida 15:30.

    PREPARATIVOS PARA A VISITA

    ·         CONFIRMAR A IDA

    ·         OS GRUPOS FALAREM NO E-MAIL QUAL TRABALHO ESTARÃO REALIZANDO (PARA A CONSTRUÇÃO DO DIÁLOGO NO PRIMEIRO DIA

    ·         OS GRUPOS PREPARAREM UMA APRESENTAÇÃO, SEJA POEMA, MÚSICA, DANÇA, ESTÓRIA, DESENHO, ETC. VINCULADO AO PROJETO AFIM DE APRESENTAR NO SARAU.

    ·         TRAZER QUITUTES PARA O SARAU

     

    OUTRAS INFORMAÇÕES:

    ü  ALMOÇO (dia 22 e 23)

    - O almoço do sábado e do domingo será marmita. O custo está em torno de R$12,00

    Obs: lá existe uma cozinha e geladeira, portanto, caso queiram cozinhar existe essa possibilidade, apenas avisem antes para que possamos pensar na logística.

    ü  JANTAR (dia 22)

    O jantar do sábado será preparado por nós, um macarrão com legumes e será VEGANO. Caso queiram trazer coisas para complementar existe essa possibilidade, como já citado no item acima.

    - Na noite de sábado, realizaremos um ˜sarau florestal˜, e os grupos da disciplina estão convidados a trazer algum alimento/quitute/petisco para compartilhar na confraternização.

    O QUE LEVAR?

     

    ü  Calça comprida

    ü  Sapato fechado

    ü  Camisa de manga comprida (proteger do sol)

    ü  Roupa de banho (para a cachoeira)

    ü   Roupa de frio

    ü  Roupa de cama

    ü  Cobertor / saco de dormir

    ü  Protetor solar

    ü  Capacete (quem tiver)

    ü  Repelente

    ü  Garrafad’água

    ü  Kit de higiene pessoal

    ü  Facão / serra de poda / tesoura de poda (quem tiver)


  • Aulas 16/09 rancho dos Ipês e ppt e documentos das palestras

    No dia 16/09 (domingo) teremos aulas sobre Desenvolvimento Territorial Rural de Piracicaba, no rancho dos Ipês.

    Início: 8:30 e término 16h com café com prosa. Haverá relatos de experiências de produtores de Piracicaba  e do Sul de MG  grupos de diálogos sobre como transformar a realidade de Piracicaba e região em direção à agroecologia e produção orgânica.

    Organizado pelo Espaço Pipa, rancho dos Ipês, Oca, Ceagesp, Neapo, Ara-Pira e MST, será uma boa oportunidade para os estudantes incrementarem seus repertórios sobre a questão do desenvolvimento territorial rural (e urbano) e pensarem como a árvore pode contribuir neste sentido.

    O local, rancho dos Ipês, é um Centro de Equoterapia, localizado ao lado da entrada dois do Clube Cristóvão Colombo, na Rua Nicola Nardo, 240. É no bairro Morumbi, um quarteirão do Ribeirão Piracicamirim, subindo pela rua que tem várias lojas de venda de automóveis.

    Aguardamos vocês!

    • Irei postar aqui as apresentações visuais e referencias que os palestrantes forem deixando comigo. 

      A primeira, nesta conexão, é a de Rodrigo Machado, sobre políticas públicas.

      Boa consulta!

    • Direito Ambiental. Vejam especialmente os princípios do direito ambiental (slides 36 para frente), pois não deu tempo de abordá-los em sala de aula e são conhecimentos importantes na área.