Programação

  • Aula 06

    O Gestor Florestal precisa dominar o uso de sistemas de informação geográfica - SIG.

    • TAREFA T01 - Trabalhe nesta tarefa antes da aula

      Os três mapas desta tarefa devem ser entregues em um único arquivo no formato PDF

      Nomeie o seu arquivo PDF usando o seguintge padrão:

      T01_<NoUSP>.pdf    (use o seu número USP para identificar a sua tarefa)


      Esta tarefa oferece a oportunidade de desenvolver as habilidades básicas de preparação de mapas usando um sistema SIG.

      1. Visite a página do IBGE para download de mapas: Portal de Mapas do IBGE
      2. Faça download de shapes, optando por "Exibir por: Extensão", e abra a pasta SHP. Em seguida, na pasta Malhas Territoriais / Malha de unidade da federação, faça o download do shape "Brasil - Unidades da Federação 2016". Em seguida, abra a pasta Bases Cartográficas Contínuas, e faça o download de camadas que você julgue interessantes.
      3. Faça o unzip dos shapes e organize-os no seu micro.
      4. Crie um novo projeto no QGIS usando os shapes disponíveis.
      5. Produza mapas baseados em temas demográficos (use os dados sobre população extraídos do censo 2010 - sugestão: escolha opção BRASIL, e 1.6 como opção de dados).  Uma tabela Excel com quatro colunas CODEST, CODCAP, POPEST e POPCAP poderá auxilia-la(o).  Preencha a coluna CODEST com os códigos de estado, e a coluna CODCAP com os códigos IBGE das capitais. Na coluna POPEST armazene os dados de população do estado em 2010, e na coluna POPCAP armazene os respectivos dados de população das capitais. Um primeiro mapa deve ser produzido com os estados pintados de acordo com uma legenda de cores que divide a população em cinco classes. Produza também um segundo mapa com as capitais identificadas com estrelas de tamanho proporcional à sua população (tarefa "desafio").
      6. Explore no banco SIDRA do IBGE (clique em "versão antiga" no canto superior direito), escolhendo o tema "População" na lista à esquerda e aba "Educação". Clique nos cabeçalhos para montar sua própria tabela. Produza um terceiro mapa com dados extraídos por você nessa busca (procure explorar alguma dimensão que tenha atraído o seu interesse). 
    • TAREFA T02 - Dinâmica durante aula

      Escolha um dos trabalhos citados logo a seguir e produza um único documento PDF com o resultado.

      Nomeie o seu arquivo PDF usando o seguinte padrão:

      T02_<NoUSP>.pdf    (use o seu número USP para identificar a sua tarefa)


      A equipe técnica gestora de ativos florestais conta com a sua colaboração, e lhe entregou dois conjuntos de dados:

      1. um conjunto de shape files e respectivos arquivos de atributos (*.zip)
      2. uma planilha DBF com dados cadastrais (md_cadastro.dbf, use o MS Excel para abrir este arquivo)

      Com base nessas informações:

      • trabalho 1: demonstre o seu domínio de programas SIG produzindo um mapa que sintetize dados de interesse para a equipe de gestão florestal.
      • trabalho 2: existem inconsistências entre as fontes de dados cadastrais. Identifique essas inconsistências e apresente-as da forma que achar mais conveniente em uma tabela.
      • trabalho 3: sugira uma forma de eliminar as inconsistências, apresentando em um mapa os novos valores para aqueles dados que se mostram inconsistentes.
    • TAREFA T03

      Siga as instruções abaixo, organize os resultados em um único documento PDF e submeta-o depois de concluído.

      Nomeie o seu arquivo PDF usando o seguinte padrão:

      T03_<NoUSP>.pdf    (use o seu número USP para identificar a sua tarefa)


      Parte 1 (desenvolva esta parte antes da aula)

      Produza um mapa com os limites dos talhões das fazendas A e B, tendo como fundo a imagem do Google Earth. O Google Earth informa a data em que a foto da imagem foi tirada. Com base nessa imagem, encontre os talhões das Fazendas A e B que parecem já ter sido explorados (na imagem do Google Earth aparecem com o solo exposto, ou com árvores muito novas). Identifique esses talhões pelo seu id_talhao (apoie-se na base de dados da Fazenda Modelo, à qual você tem acesso via apoema.esalq.usp.br) e informe que idade teriam em 01/Jul/2017 se não tivessem sido cortados (esta sentença SQL pode ajuda-la(o) a determinar a idade).


      Parte 2 (desenvolva esta parte durante a aula)

      Produza um mapa das fazendas A e B, com os polígonos que representam talhões já explorados pintados de cinza e os demais de verde.


      Parte 3 (desenvolva esta parte, durante a aula, com a ajuda dos monitores)

      empresa de consultoria PÖYRY produziu um Mapa da Indústria de Base Florestal na América Latina. Esse mapa nos dá uma ideia da diversidade e do tamanho dessa indústria no nosso continente.

      Trabalhe de acordo com as instruções listadas no seguinte roteiro, organize os seus resultados, e inclua-os no texto PDF da sua tarefa, juntamente com as partes 1 e 2, antes de submetê-la.