Topic outline
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Código da Turma: 2015101 Início: 23/02/2015 Fim: 04/07/2015 -
APRESENTAÇÃO:
propostas da disciplina, métodos e critérios de avaliação, bibliografia.
Bibliografia Fundamental
ANTOKOLETZ, Elliott. The music of Béla Bartók: a study of tonality and progression in Twentieth-Century music. Berkeley, CA: University of California Press: 1984.
BERGER, Arthur. "Problems of Pitch Organization in Stravinsky". Perspectives in New Music. v.2, n.1, Autumn-WInter 1963, pp. 11-42.
BERRY, Wallace. Structural functions in music. New York: Dover, 1987.
BOULEZ, Pierre. A música hoje. São Paulo: Perspectiva, 1981.
BOULEZ, Pierre. A música hoje 2. São Paulo: Perspectiva, 1992.
COOK, Nicholas. A guide to musical analysis. New York: Norton, 1992.
FERRAZ, Silvio. Música e repetição: a diferença na música contemporânea. São Paulo: EDUC, 1998.
FORTE, Allen. The structure of atonal music. New Haven: Yale UP, 1973.
FORTE, Allen. "New approaches to the linear analysis of music". In: Journal of the American Musicological Society, v. 41, n. 2, pp. 315-348, Summer, 1988.
GUIGUE, Didier. "Sobre a estética sonora de Messiaen". In: Opus 7 eletronic@ (CD-ROM do XIV Congresso da ANPPOM), ISSN - 1517-7017, agosto de 1997.
GUIGUE, Didier. Uma demonstração da reflexão Debussysta sobre o Pós-Tonalismo. In: Revista Eletrônica de Musicologia, v. 4, Departamento de artes da UFPr, http://www.rem.ufpr.br/REMv4/vol4/artigo_Guigue/artigo_guigue.htm, junho de 1999.
JARDIM, Gil. O estilo antropofágico de Heitor Villa-Lobos: Bach e Stravinsky na obra do compositor. São Paulo: Philarmonia Brasileira, 2005.
KOSTKA, S. Materials and techniques of twentieth-century music. Upper Saddle River, New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2006.
MENEZES, Flo. Apoteose de Schoenberg. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
MESSIAEN, Olivier. Technique de mon langage musical. Paris: Alphonse Leduc, 1944.
MESSIAEN, Olivier. Traité de rythme, de couleur e d'ornithologie. Tomo I, Paris: Leduc, 1994.
MOREIRA, Adriana Lopes. Messiaen: Inter-relação entre conjuntos, textura, rítmica e movimento em peças para piano. Campinas: Tese de Doutoramento, IA/UNICAMP, 2008.
OLIVEIRA, João Pedro. Teoria analítica da música do século XX. Lisboa: Calouste Gulbekian, 1998.
PERSICHETTI, Vincent. Twentieth century harmony: creative aspects and practice. London: Faber & Faber, 1978.
SALLES, Paulo de Tarso. Villa-Lobos: processos composicionais. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.
SALLES, Paulo de Tarso. "Referências à 9ª Sinfonia de Mahler no Op. 19/6 de Schoenberg". In: Arte e Cultura Santa Marcelina. São Paulo: FASM, pp. 63-72, 2007.
SALLES, Paulo de Tarso. "As Três Marias de Villa-Lobos". In: Anais do 1º Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, pp. 107-114, Curitiba: UFPR, 2005b.
SALLES, Paulo de Tarso. Aberturas e impasses: a música no pós-modernismo. São Paulo: Editora da UNESP, 2005a.
SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Editora da Unesp, 1991.
SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical [1937-48]. São Paulo: EDUSP, 1993.
SCHWARTZ, E. & Godfrey, D. Music Since 1945: Issues, Materials, and Literature. Belmont, CA: Wadsworth, 1993.
STRAUS, Joseph. Introduction to post-tonal theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1990.
WILLIAMS, J. K. Theories and analyses of twentieth-century music. Harbor Drive, Orlando (FL): Harcourt Brace & Co., 1997.
Bibliografia Complementar
ALEGANT, B. "Cross-Partitions as harmony and voice-leading in twelve-tone music". In: Music Theory Spectrum, v. 23, n. 1, pp. 1-40, Spring 2001.
AFONSO, Luís A. E. "Dialogue de l'ombre double” de Pierre Boulez: abordagens interpretativas. Campinas: Tese de Doutorado em Música, IA/UNICAMP, 2006.
BERIO, L. e DALMONTE, R. Berio: entrevista sobre a música contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.
BERNARD, Jonathan. "Voice Leading as a Spatial Function in the Music of Ligeti". In: Music Analysis, v. 13, n. 2/3, pp. 227-253, 1994.
CLENDINNING, Jane P. Contrapuntal techniques in the music of György Ligeti. Tese de Doutorado, Yale University, 1989.
CONE, Edward T. "Stravinsky, o progresso de um método". Tradução de Antenor F. Corrêa e Graziela Bortz. In: Música Hodie, Revista da UFG, v. 7, n. 1, 2007.
HYDE, Martha. "The telltale sketches: harmonic structure in Schoenberg's twelve-tone music". In: Music Quarterly, v. 66, 1980.
HYDE, Martha. "A theory of twelve-tone meter". In: Music Theory Spectrum, v. 6, pp. 14-51, 1984.MESSIAEN, Olivier. Olivier Messiaen, music and color: conversations with Claude Samuel. Tradução para o inglês de E. Thomas Glasow. Portland, Oregon: Amadeus Press, 1994.
OSMOND-SMITH. From myth to music: Lévi-Strauss's Mithologiques and Berio´s Sinfonia. In: The Musical Quarterly, v. 67, n. 2, pp. 230-260, 1981.
PERLE, George. Serial composition and atonality: an introduction to the Music of Schoenberg, Berg and Webern. 6th ed. Berkeley: University of California Press, 1991.
POUSSEUR, Henri. "Stravinsky selon Webern selon Stravinsky". In: Musique en Jeu, n. 4, pp. 21-47, 1971.
POUSSEUR, H. e CLEMENTS, M. "Stravinsky by Way of Webern: The Consistency of a Syntax". In: Perspectives in New Music, v. 10, n. 2, pp. 13-51, 1972.
POUSSEUR, H. e CLEMENTS, M. "Stravinsky by Way of Webern: The Consistency of a Syntax (2)". In: Perspectives in New Music, v. 11, n. 1, pp. 112-145, 1972.
SHIMABUCO, Luciana Sayure. A forma como resultante do processo composicional de György Ligeti no Primeiro Livro de Estudos para piano. Campinas: Tese de Doutorado em Música, IA/UNICAMP, 2005.
STARR, M. "Webern's Palindrome". In: Perspectives in New Music, v. 8, n. 2, pp. 127-142, 1970.
TYMOTZKO, Dmitri. A Geometry of Music: Harmony and Counterpoint in the Extended Common Practice. New York: Oxford University Press, 2011.
VAN DEN TOORN, Pieter C. The music of Igor Stravinsky. New Haven and London: Yale University Press, 1983.
WESTERGAARD, Peter. "Toward a twelve-tone polyphony". In: Perspectives in New Music, v. 4, n. 2, pp. 90-112, 1966.
WEYL, Hermann. Simetria [1952]. São Paulo: Edusp, 1997.
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Fugas pós-Bach:
- Haydn, quartetos Op. 20
- Beethoven, sonatas Op. 106 e Op. 111, Grosse Fuge
- Liszt, Sonata em si menor
- Ravel, Fuga de Le Tombeau de Couperin
- Villa-Lobos, fugas das Bachianas nº 1,7,8,9
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Contraponto não imitativo em linguagem harmônica pós-tonal
- Bartók: Mikrokosmos
- Debussy: Estudos e Prelúdios para piano
- Villa-Lobos: Estudos para violão; Suítes Prole do Bebê nº 1 e nº 2
- Messiaen: Quarteto para o fim dos tempos
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Estratégias de análise e processos composicionais no sistema igualmente temperado
- teoria dos conjuntos: Lewin, Forte, JP Oliveira, Straus.
- redes harmônicas: da Tonnetz de Riemann a Pousseur.
- simetria: modos de transposição limitada, eixos e ciclos intervalares, escalas e coleções, ritmos não retrogradáveis; espelhamentos. Messiaen, Antokoletz, Salles.
- princípios seriais: parametrização. Boulez, Webern, Schoenberg.
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TRABALHO Nº 1: Composição empregando elementos triádicos e diatônicos (pandiatonismo) organizados segundo estratégias pós-tonais; apresentar tabelas ou outras formas de elaboração prévia dos materiais empregados.
VALOR: 3,0 pontos
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TRABALHO Nº 2: composição a partir de princípio de organização simétrica de alturas, intervalos e/ou ritmo; apresentar tabelas ou outras formas de elaboração prévia dos materiais empregados.
VALOR: 3,0 pontos
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TRABALHO Nº 3: Composição a partir das ideias de Messiaen sobre ritmo (uso do ponto de aumento/diminuição, retrogradação, etc. e organização de alturas; apresentar tabelas ou outras formas de elaboração prévia dos materiais empregados.
VALOR: 4,0 pontos
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Música Contemporânea: história, análises, processos - CMU 0674
Em virtude do sistema não dar acesso a mais de um professor, posto aqui os materiais apresentados nas minhas aulas:1) Minimalismo
2) John Cage
3) Harry Partch
4) George Crumb
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