Programação

  • HARMONIA I

    Código da Turma:2015101 
    Início:23/02/2015
    Fim:04/07/2015



    ASSUNTO DO SEMESTRE

    Harmonia diatônica, tendo como modelo a música europeia do século XVIII e início do século XIX.

  • Tópico 1

    02/03/2012

    APRESENTAÇÃO: propostas da disciplina, bibliografia, métodos e critérios de avaliação

    "Infelizmente, o entendimento da harmonia de muitos estudantes é superficial e não segue as práticas dos grandes compositores. Isto se deve ao uso generalizado de dois métodos de ensino obsoletos. Um consiste na escrita de vozes sobre um baixo cifrado, tarefa demasiadamente fácil; o outro harmoniza uma melodia dada, tarefa muito difícil. Ambos estão, essencialmente, incorretos" (Schoenberg, Funções Estruturais da Harmonia, p. 13, tradução de Eduardo Seincman).

    Plantão de dúvidas às segundas-feiras e sextas-feiras das 12h45 às 14h, MEDIANTE AGENDAMENTO PRÉVIO. Local: sala 13A - PAM.


    1º TRABALHO: ENTREGA PARA O DIA 30/03/15 - VALOR 2,0

    TEMA: encadeamento de acordes pelo ciclo das quintas (baixar o arquivo pdf abaixo)


    Bibliografia Principal

    BACH, Carl P. E. Ensaio sobre a maneira correta de tocar teclado. [Berlim, 1753-1762] Trad. Fernando Cazarini. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

    PISTON, Walter. Harmony. 5ª ed. Londres e Nova Iorque: Norton, 1987.

    PISTON, Walter. Armonía. Cooper City, FL: SpanPress Universitaria, 1998.

    DE LA MOTTE, Diether. Armonía. Barcelona: Idea Books, 2006.

    KOELLREUTTER, Hans J. Introdução à Harmonia Funcional. São Paulo: Ricordi, s/d.


    Bibliografia complementar

    BRESNICK, Martin. "Review of De La Motte's Harmonielehre". In: Journal of Music Theory, v. 22, n. 2, Autumn, 1978, pp. 319-324.

    DAMSCHRODER, David. Thinking About Harmony: Historical Perspectives on Analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

    KOSTKA, Stefan & PAYNE, Dorothy Tonal Harmony: with an introduction to twentieth-century music. New York: McGraw-Hill, 2004.

    MALER, Wilhelm. Beitrag Zur Durmolltonallen Harmonielehre. v. 1 e v. 2. Leipzig: Leuckart, 1980 [1931].

    PANKHURST, Tom. Schenker Guide: A Brief Handbook and Website for Schenkerian Analysis. New York: Routledge, 2008.

    RAMEAU, Jean-Phillippe. Traité de l'harmonie réduite à ses principes naturels, 1722. English translation: Treatise on Harmony. New York: Dover, reprint edition, 1971.

    RINGS, Steven. Tonality and Transformation. New York: Oxford University Press, 2011.

    SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. Trad. Marden Maluf. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

    SCHOENBERG, Arnold. & STEIN, Leonard. Funções Estruturais da Harmonia. Trad. Eduardo Seincman. São Paulo: Via Lettera, 2004.


  • Tópico 2

    MODO MAIOR: 

    • tríades do campo harmônico
    • funções primárias e secundárias (1ª e 2ª "leis tonais")
    • consonância e dissonância: de Pitágoras a Schoenberg
    • condução de vozes
    • distribuição e organização das linhas melódicas
    • encadeamentos
    • cifras (graus e funções) de Rameau a Riemann
    • dobramento

  • Tópico 3

    • noções de baixo cifrado
    • inversões 
    • textura 
    • cadências e frase


    Mozart, Sonata para piano em Dó maior K545, I (Allegro), 1788.


    Exercício. Analisar os seguintes aspectos (c. 1-12):


    1. Que acordes predominam nos compassos iniciais (1-8)? Como é tratado o baixo nesse trecho?

    2. Faça uma redução harmônica a quatro vozes, privilegiando a condução de vozes. [ver http://www.schenkerguide.com/methodintro.php].
    3. Quantas mudanças texturais ocorrem (c. 1-12)? As frases musicais têm alguma associação com essas transformações?
    4. Há cadências demarcando o final das frases e mudanças de textura? Se sim, de que tipo?
    5. Que eventos melódico/harmônicos importantes ocorrem perto do final do trecho (c. 9-10)?
    6. O acorde de conclusão do c. 12 tem que função estrutural e formal? O que ele estabelece?
    7. Há uma espécie de "discurso tonal" entre os c. 1-12? Como isso se associa à noção de forma?


    TRABALHO Nº 2

    entrega em 04 de Maio; valor: 3,0 (três) pontos.

    Tópicos trabalhados:

    1. Condução de vozes e demais conceitos básicos (disposição dos acordes, dobramentos, inversões, cadências, etc.).

    2. Aplicação do conceito de condução de vozes em análises e outros exercícios

    3. Tonalidade e seus elementos subsidiários: textura, forma, frase, cadência.

  • Tópico 4

    • conceito de tonalidade "clássica": comparação com outros sistemas de organização tonal
    • dominantes e subdominantes secundárias (3ª "lei tonal"); alterações, transformações e "dominantes alteradas" (Schoenberg 2004).
  • Tópico 5

    • notas "estranhas" às tríades
    • aplicação (de todas as noções anteriores) ao modo menor
    1. condução de vozes: evitar trítono e segunda aumentada (iiº-V; V-VI)
    2. campo harmônico de 13 acordes
    3. princípio de empréstimo modal
  • Tópico 6

    Princípios de análise harmônica.

    • Bach: corais, suítes para cravo.
    • Handel: suítes para cravo.
    • Scarlatti: sonatas para cravo.
    • Mozart: sonatas para piano.
    • Beethoven: sonatas para piano.

  • Tópico 7

    • princípios de harmonização de melodias diatônicas e tonais
  • Tópico 8

    • TRABALHO Nº3: Baixo cifrado. Realizar a linha do contínuo de um trecho da Paixão São Mateus de Bach (no arquivo abaixo, pdf). Valor: 2,0 (dois pontos)
    • TRABALHO Nº4: Analisar dois corais de Bach (os arquivos estão abaixo, pdf). Valor: 3,0 (três pontos).
    • Ambos os trabalhos devem ser entregues grampeados, juntamente com capa contendo nome do aluno e nome da disciplina. Observar as indicações constantes em cada um dos trabalhos para sua correta realização. NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS COM RASURAS (borrões, marcas de borracha, ou ilegíveis).
    • Data de entrega: 15 de junho de 2015.

  • Tópico 9

  • Tópico 10