Programação
-
APRESENTAÇÃO
Monitora: Profa. Juliana Ripke
Temas abordados no semestre:
Acordes cromáticos
- Acordes de 6ª Aumentada
- o Sub V
- Acordes cromáticos vizinhos de terça (funções mediantes)
Modulação
- Diatônica
- Cromática
- Enarmônica
- Por uníssono
- Por simetria
- Direta
Empréstimo modal
- Modos gregorianos
- Modos de transposição limitada
Harmonização e análise
- Chopin, Brahms, Schubert, Schumann, etc.
- Tom Jobim, Baden Powell, Nirvana, Caetano Veloso, etc.
- Reharmonização de canções folclóricas, infantis, etc.
Bibliografia básica
- DE LA MOTTE, Diether. Armonia. Barcelona: Idea, 1998. [disponível apenas para consulta na biblioteca]
- PISTON, Walter. Harmony. 5th. ed. New York/London: Norton, 1987. Capítulos 14; 25-28.
- OTTMAN, Robert. Advanced Harmony: Theory and Practice. 5th ed. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 2000.[disponível apenas para consulta na biblioteca].
- MENEZES, Flo. Apoteose de Schoenberg. 2ª ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
- KOELLREUTTER, Hans J. Harmonia funcional. São Paulo: Ricordi, s/d.
- COHN, Richard. Audacious Euphony: Chromaticism and the Triad's Second Nature. New York: Oxford University Press, 2012.
Avaliações
- Trabalho, entrega no início de Outubro (data a ser definida)
- Prova, no final de Novembro (data a ser definida).
- Acordes de 6ª Aumentada
-
Harmonização de melodias "simples"
Materiais-base: acordes de 1ª e 2ª Leis Tonais
Processos:
- estabelecimento da tonalidade
- planejamento das cadências nos pontos estratégicos da sentença (ou período)
- acréscimo de acordes de 3ª Lei Tonal: preparação e valorização de funções específicas além da tônica principal.
- exercícios: escrever em casa, tocar, ouvir e discutir em aula.
- estabelecimento da tonalidade
-
Entendimento do processo de cifragem e harmonização em música popular
Análise de "Corcovado" de Tom Jobim (versão Cancioneiro Jobim).
-
Empréstimo modal
Os modos "gregorianos":
- jônio (Dó), dórico (Ré), frígio (Mi), lídio (Fá), mixolídio (Sol), eólio (Lá) e lócrio (Si)
- modo paralelo (maior x menor)
- Harold Powers (1981): o uso dos modos na polifonia renascentista
- os modos nas culturas: Índia, Espanha, Brasil, o jazz, etc.
- jônio (Dó), dórico (Ré), frígio (Mi), lídio (Fá), mixolídio (Sol), eólio (Lá) e lócrio (Si)
-
Acordes de 6ª aumentada; acorde de 6ª napolitana.
Funções mediantes. Vizinhos cromáticos de terça.
Ciclos hexatônicos (Cohn, 2012).
-
Modulação
- Diatônica
- Cromática
- Enharmônica
- Por uníssono
- Diatônica
-
TRABALHO PARA DIA 09/11/2015
Valor: 5,0 (cinco) pontos. (Haverá prova dia 30 de novembro, complementando a média do semestre).
Tópicos: acordes de 6ª aumentada, modulação, reharmonização.
Ver o arquivo abaixo.
-
Prova dia 30 de Novembro (valor: 5,0)
Tópicos:
- Modulação
- Acordes mediantes
- Acordes de 6ª aumentada
-
-