Jornalismo e Editoração
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A disciplina tem por objetivo apresentar importantes questões teóricas para o estudo das chamadas novas mídias, consideradas dentro do âmbito conceitual dos estudos de linguagem, preocupando-se tematicamente de seus mecanismos de interdição constituintes. Chamamos novos meios àqueles que se utilizam de recursos tecnológicos associados ao desenvolvimento da eletrônica e da disseminação dos usos do computador. Pretendemos uma abordagem que analise as práticas midiáticas advindas de seu desenvolvimento e a originalidade de sua articulação narrativa. Assim, consideramos relevante como problemas chave para entender a dinâmica do meio, voltar ao estatuto da palavra, à noção de arquivo e ainda, à formação de rede. Ao longo do curso, apresentaremos conceitos que permitem olhar a forma da produção textual e a condição relacional que se estabelece entre termos. Nosso objetivo é articular sobre como os novos meios apresentam também novas formas de práticas midiáticas e a inserção das mesmas no discurso corrente sobre o fazer comunicacional. Acreditamos que exista neles um embate neles entre dois imaginários: a possibilidade ilimitada de acesso à informação, de um lado, e o exercício de práticas de interdição, de outro. A anunciada perspectiva teórica tem sido muito incipientemente acionada para estudar as questões trazidas pela grande amplitude do uso das novas mídias e das novas tecnologias. Assim, o curso tem um caráter de oferecer abertura teórica diante de um tema atual e que tem alterado as dinâmicas das produções midiáticas, e, ao mesmo tempo, extrair um debate profícuo através de atividades práticas envolvendo a análise de diferentes materiais.
Introduzir e discutir as noções, os elementos fundamentais e as principais características da linguagem visual do design de notícias e do planejamento do produto gráfico-editorial. Apresentar os principais sistemas de impressão e definir as etapas necessárias para a produção gráfica industrial de produtos jornalísticos. Fornecer subsídios teóricos para a análise das informações de natureza imagética, em particular as do jornalismo. Exercitar métodos e procedimentos práticos para a utilização dos elementos da linguagem gráfica, visando especificamente a exploração do potencial discursivo do design de notícias/jornalismo visual.
Introduzir e discutir as noções, os elementos fundamentais e as principais características da linguagem visual do design de notícias e do planejamento do produto gráfico-editorial. Apresentar os principais sistemas de impressão e definir as etapas necessárias para a produção gráfica industrial de produtos jornalísticos. Fornecer subsídios teóricos para a análise das informações de natureza imagética, em particular as do jornalismo. Exercitar métodos e procedimentos práticos para a utilização dos elementos da linguagem gráfica, visando especificamente a exploração do potencial discursivo do design de notícias/jornalismo visual.

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