Agenda do Curso


  • HISTÓRIA DA MÚSICA I

    AGENDA 2016

    FEV.     26 - Noções Gerais de Musicologia

    MAR.   04 - Canto Monódico: Cantochão

    11 - Formas Simétricas I: Formas Francas Monódicas

                18 - Formas Simétricas II - Música Secular Monódica

                24 - FERIADO - SEMANA SANTA

    ABR     01 - Polifonia c.1150 - c. 1450

                08 - Estilo Moteto

    15 - Palestra: Prof. Pedro Diniz: Notação Musical nos Séculos XII a XIV

    22 - FERIADO TIRADENTES

    29 - PROVA I

    MAI .   06 - Ars Nova

    13 - Estilos Musicais c. 1450- c.1500

    20 - Polifonia Secular c. 1500-1600

               27 - FERIADO CORPUS CHRISTI

    JUN.   03 - Música Elisabetana

               10 - Estilo Fantástico

               17 - Palestra: Prof. Fernando Schlitler: Musica Theorica em Speculum Musicae, de Jacobus Leodiensis (Século XIV)

               24 - PROVA II

  • 26 DE FEVEREIRO

  • 04 DE MARÇO

    Aula 2 - Canto Monódico: Cantochão

    dialeto romano: 
    prólogo do Evangelho segundo S. João *
    dialeto ambrosiano (milanês): 
    ingressa: "Lux fulgebit hodie super nos" *
    dialeto mozárabe: 
    psallendo: "Beatus vir" *

    canto gregoriano:
    prólogo do Evangelho segundo S. João *
    comunhão: "Viderunt omnes" (antífona-salmo) *
    gradual: "Domine, dominus noster" **
    versus alleluiatici: "De profundis" **

    antífona/salmo: "O admirabili commercium" / "Dixit dominum" ***


    * Ensemble Organum/Marcel Pérès
    ** Nova Schola gregoriana/Alberto Turco

    *** Ensemble Gilles Binchois/Dominique Vellard

  • 11 DE MARÇO

    Aula 3 - Formas simétricas I: formas francas monódicas

    Kyrie eleison (litania) **
    tropo - introito "gaudeamos hodie" - "puer natus est" *
    tropo - introito "hodie cantandus est nobis" - "puer natus est" ***
    hino "jesu nostra redemptio" *
    prosa "victimae paschali laudes" *
    sequentia "natus ante secula" ***

    hino "dum pater familias" ***

    * Ensemble Organum/Marcel Pérès
    ** In Dulci Jubilo/Manuela Schenale
    *** Schola Gregoriana di Veneza/Lanfranco Menga

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

    CROCKER, Richard. New Frankish Forms. In: History of Musical Style. NY:Dover, 1986, p. 25-46 

  • 18 DE MARÇO

    Aula 4 - Formas simétricas II: música profana monódica

    1. Anônimo (Carmina Burana) - Bache bene venies *
    2. Chastelain de Couci (trouvère) - A vous, amours (rétrouenge) **
    3. Adam de la Halle (trouvère) - Ma douche dame et Amours (chanson 
    [rétrouenge]) ***
    4. Guillaume de Machaut (trouvère) - C'est force faire (lai) ****
    5. Ay mi! Dame de valour (virelai) ****
    6. Afonso X - pero que seja a gente (virelai) *** **
    7. Anônimo - Venite a Laudare (Lauda Spirituale) *** *** 
    8. Anônimo - Pange melos lacrimosum (Geisselied) *
    9. Anônimo - In Pro (estampita) *** ****

    intérpretes:
    * Boston Camerata/Joel Cohen
    ** Alla Francesca
    *** Les jardins de Courtoisisanne Delafosse-Quentin
    **** Emmanuel Bonnardot/canto e vièle
    *** ** La Capella Reial de Catalunya/Jordi Savall
    *** *** Obsidienne/Emmanuel Bonardot
    *** **** Pierre Hamon/flauta-doce

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
    CROCKER, Richard. A History of Musical Style. NY: Dover, 1986, p. 47-62
    CAPELÃO, André. Tratado do amor Cortês. SP: Martins fontes, 2000
    SPINA,m Segismundo. a lírica Trovadoresca. SP: EDUSP, 1991
    Cantigas de Santa Maria. Disponível em: http://www.pbm.com/~lindahl/cantigas/

  • 24 de MARÇO

    • Feriado: SEMANA SANTA - Não haverá aula

  • 01 de ABRIL

    Aula 5 - Polifonia c.1150 - c.1300

    1. Prosa: Portum in Ultimo. Codex Calixtinus, c. 1130 *
    2. Benedicamus domino. Codex Calixtinus * e ***

    4. Gradual: viderunt omnes (organum). Leoninus (Magnus Liber, Codex
    Wolffenbüttel) *** e MS São Marcial **
    5. Gradual: viderunt Omnes (organum). Perotinus (Magnus Liber, Codex
    Wolffenbüttel) ****
    6. Alleluia: V. Nativitas (organum). Perotinus (Magnus Liber, Codex
    Wolffenbüttel) *****
    7. Kyrie ***


    * Anonymous 4
    ** Ensemble Gilles Binchois/Dominique Vellard
    *** Ensemble Organum/Marcel Pèrés
    **** The Early Music consort of London/David Munrow
    *****The Hilliard ensemble/Paul Hillier

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
    CROCKER, Richard. Parisian Leadership in Part Music. In: A History of Musical Style: NY: Dover, 1986, p. 63-105 
    CROCKER, Richard. French Polyphony of the 13th Century. In: The New Oxford History of Music. NY: Oxford University Press, 1990, p. 636-678 
    GARLANDIA, Johannes. De musica mensurabili. In: STRUNK, Oliver. Source Readings in Music History . NY: Norton, 1998, p. 223-226 
    COLONIA, Franco. Ars cantus mensurabilis. In: STRUNK, Oliver. Source Readings in Music History. NY: Norton, 1998, p. 226-245 
     

  • 08 DE ABRIL

    Aula 6 - Moteto: 1150-1450

     

    01. Codex Montpellier - moteto 185 (Ne sai que je die / Johanne) *

    02. Codex Montpellier - moteto 256 (entre Copin / Je me cuidoio / Bele Ysabelos)  *

    03. Guillaume de Machaut - moteto 4 - triplum (De bon Espoir) **

    04. moteto 4 - motetus (Puis que la douce rousée) **

    05. moteto 4 - completo (De bon Espoir/puis que la douce **

      rousée/speravi) 

    06. Guillaume de Machaut - Kyrie (Missa de Notre Dame) ***

    07. hoquetus "in seculum " (Codex Bamberg) ****

     

     Anonymous 4

    ** Ensemble Musica Nova

    *** Ensemble Organum / Marcel Pèrés

    **** Theatre of Voices / Paul Hillier

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

    CROCKER, Richard. A History of Musical Style. NY: Dover, 1986, p. 121-153
  • 15 de ABRIL

    PALESTRA 

    Palestra: Prof.Pedro Diniz: Notação Musical nos Séculos XII a XIV
  • 22 de ABRIL

    • Feriado - TIRADENTES - Não haverá aula
  • 29 dE ABRIL

  • 06 DE MAIO

    Aula - 7: "Ars Nova" - Formas Profanas Franco-Burgundas e Italianas, c. 1350-1450

    05. Guillaume de Machaut - ballade "De toutes flours n'avoit" *
    06. Maestro Piero - caccia "Or qua, ompagni" *
    07. Francesco Landini - virelai "Adiu, adiu dous dame" *
    08. Francesco Landini - ballata "Ecco la primavera" *
    09. Magister Zacharias - balata "Ad ogne vento" **
    10. Johannes Cicconia - ballata "O rosa bella" *
    11. Guillaume Dufay - chanson "bon jour, bon mois" ***
    12. Gilles Binchois - chanson "Filles a marier" ****
    13. Gilles Binchois - moteto "Te Deum" *** **

    * Alla Francesca
    ** Mala Punica/Pedro Memelsdorff
    *** Allégorie
    **** Ensemble Gilles Binchois/Dominique Vellard
    *** ** Ensemble Chant 1450
  • 13 DE MAIO

    Aula 8 - Estilos musicais c.1450 - c.1500

    01. Johannes Ockeghem. Moteto "Ave Maria" *
    02. Josquin Desprez. Moteto "Ave maria" **
    03. Josquin Desprez. Chanson "Petite Camusette" ***
    04. Constanzo Festa. Frottolla "Quando ritrovo la mia pastorella" ****
    05. Joan Ambrosio Dalza. Intabolatura di liuto *** **
    06. Tielman Susato. Allemaigne *** ***
    07. Diego de Ortiz. Glosas sobre "Romanesca" *** *** *
    08. Tielman Susato. La Morisque *** ***
    09. Claudin de Sermisy. Je n'ay point plus d'affection***
    10. Claudin de Sermisy. Je n'ay point plus d'affection (instrumental)***
    11. Anônimo, séc. XVI. De che le morta mia signora (Biblioteca Marciana, Veneza)

    intérpretes:
    * Oxford Camerata/Jeremy Summerly
    ** La chapelle Royale/Philippe Herreweghe
    *** Ensemble Clement Jannequin/Dominique Visse
    **** Huelgas Ensemble/Paul van Nevel
    *** ** Pier Luigi Polato (alaúde)
    *** *** Piffaro/Joan Kimball & Robert Wiemken
    *** *** * Lachrimae Consort/Philippe Fourlon

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

    CROCKER, Richard. A History of Musical Style. NY: Dover, 1986, p. 154-190
  • 20 DE MAIO

    Aula 09 - Música vocal italiana 1530-1600: música profana

    LASSO, O. DI. Susanne un jour (texto: Guillaume Gueroult)
    VERDELOT, P. Ultimi miei sospiri 
    RORE, C. Anchor che col partire (texto: Alfonso d’Avalos, Marquis del Vasto)
    MARENZIO, L. Cruda Amarilli
    VICENTINO, N. Laura che’l verde lauro
    GESUALDO, C. Luci serene e chiare

    REFERÊNCIAS
    ATLAS, A. W. Renaissance Music. New York: W.W. Norton, ©1998, p. 421.
    BROWN, H. M. Music in the Renaissance. Englewood Cliffs: Prentice Hall, ©1976.
    CROCKER, R. L. Diffusion of Franco Flemish Style. In: A History of Musical Style. New York: Dover, ©1986, p. 182-220
    MICHELS, U. Atlas de música, I. Madrid: Alianza Editorial, ©1977, p. 255.


  • 27 DE MAIO

    • Feriado: Corpus Christi - Não haverá aula
  • 03 DE JUNHO

    Aula 10 - Música Instrumental Elisabetana 

     
    Thomas Morley -  fantasia "la rondinella" (bicinia)*

    Anthony Holborne -  pavan "paradizo"**
    Anthony Holborne - galliard "the sighes" **
    John Bull   In nomine (Musica Britannica n° 12)***
    John Bull - jigg "The King's Hunt" ****
    William Byrd -fantasia a 6 n° 1
    ***
    William Byrd - Browning "The leaves be green"
    ***
     
    John Dowland - The most honourable Earl of Essex his Galliard *** **
    John Dowland - canção "Can she excuse my wrongs" (sobre a galliarda anterior) *** ***
     
    Áudios extras (não ouvidos na aula!)
    John Dowland -pavana "semper Dowland, semper dolens" (de "Seven Teares") **
    William Byrd -  fantasia para cravo
    *****

     
    * Marion Verbrüggen/Anneke Uittenbosch, flautas-doces
    ** Hesperion XX/Jordi Savall
    *** Capriccio stravagante/ Skip Sempé
    **** Pierre Hantaï, cravo
    ***** Gustav Leonhardt, cravo 
    *** ** Nigel North, alaúde
    *** *** Andreas Scholl, contratenor/Edin Karamazov, alaúde
  • 10 DE JUNHO

    Aula 11 - Estilo Concertato (Veneza) e Estilo Fantástico

    FRESCOBALDI, Girolamo. Canzona seconda detta "la Bernardinia"
    GABRIELI, Andrea. Caro dolce ben mio (madrigale passeggiato da Giovanni Bassano)
    FRESCOBALDI, Girolamo. Toccata IX "non senza fatiga si giunge al fine"
    CASTELO, Dario. Sonata I de “Sonate concertate in stil moderno”, Lib. II (Veneza, 1629)
      Sonata XIV a 4 (1629)
    SCHÜTZ, Heinrich. Domine, labia mea aperies, de Symphoniae Sacrae I (Dresden,1629) 
    GABRIELI, Giovanni. Magnificat a 33 
    GABRIELI, Giovanni. Canzon in echo duodecimi toni a 10 (Canzoni e Sonate, 1615)


    REFERÊNCIAS 
    BURMESTER, H. R. B. Aspectos do stylus phantasticus nas tocatas para tiorba de G.G. Kapsberger (c. 1580-1651). Disponível em: http://ufpr.academia.edu/RogerBurmester/Papers/368418/Aspectos_do_stylus_phantasticus_nas_tocatas_para_tiorba_de_G.G._Kapsberger_c.1580-1651_ Acesso: maio 2011.
    CROCKER, R. L. Diffusion of Franco Flemish Style; New Italian Dramatic Styles. In: A History of Musical Style. New York: Dover,1986, p. 188-190, 216-219 e p. 243-248.
    MICHELS, U. Atlas de música, I. Madrid: Alianza Editorial, ©1977, p. 251, 26F1, 265. 

  • 17 DE JUNHO

    Palestra - Professor Fernando Schlitler: Musica Theorica em Speculum Musicae, de Jacobus Leodiensis (Século XIV)