Agenda do Curso
-
HISTÓRIA DA MÚSICA I
AGENDA 2016
FEV. 26 - Noções Gerais de Musicologia
MAR. 04 - Canto Monódico: Cantochão
11 - Formas Simétricas I: Formas Francas Monódicas
18 - Formas Simétricas II - Música Secular Monódica
24 - FERIADO - SEMANA SANTA
ABR 01 - Polifonia c.1150 - c. 1450
08 - Estilo Moteto
15 - Palestra: Prof. Pedro Diniz: Notação Musical nos Séculos XII a XIV
22 - FERIADO TIRADENTES
29 - PROVA I
MAI . 06 - Ars Nova
13 - Estilos Musicais c. 1450- c.1500
20 - Polifonia Secular c. 1500-1600
27 - FERIADO CORPUS CHRISTI
JUN. 03 - Música Elisabetana
10 - Estilo Fantástico
17 - Palestra: Prof. Fernando Schlitler: Musica Theorica em Speculum Musicae, de Jacobus Leodiensis (Século XIV)
24 - PROVA II
-
Aula 2 - Canto Monódico: Cantochão
dialeto romano:
prólogo do Evangelho segundo S. João *
dialeto ambrosiano (milanês):
ingressa: "Lux fulgebit hodie super nos" *
dialeto mozárabe:
psallendo: "Beatus vir" *
canto gregoriano:
prólogo do Evangelho segundo S. João *
comunhão: "Viderunt omnes" (antífona-salmo) *
gradual: "Domine, dominus noster" **
versus alleluiatici: "De profundis" **antífona/salmo: "O admirabili commercium" / "Dixit dominum" ***
* Ensemble Organum/Marcel Pérès
** Nova Schola gregoriana/Alberto Turco*** Ensemble Gilles Binchois/Dominique Vellard
-
Aula 3 - Formas simétricas I: formas francas monódicas
Kyrie eleison (litania) **
tropo - introito "gaudeamos hodie" - "puer natus est" *
tropo - introito "hodie cantandus est nobis" - "puer natus est" ***
hino "jesu nostra redemptio" *
prosa "victimae paschali laudes" *
sequentia "natus ante secula" ***hino "dum pater familias" ***
* Ensemble Organum/Marcel Pérès
** In Dulci Jubilo/Manuela Schenale
*** Schola Gregoriana di Veneza/Lanfranco Menga
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CROCKER, Richard. New Frankish Forms. In: History of Musical Style. NY:Dover, 1986, p. 25-46 -
Aula 4 - Formas simétricas II: música profana monódica
1. Anônimo (Carmina Burana) - Bache bene venies *
2. Chastelain de Couci (trouvère) - A vous, amours (rétrouenge) **
3. Adam de la Halle (trouvère) - Ma douche dame et Amours (chanson
[rétrouenge]) ***
4. Guillaume de Machaut (trouvère) - C'est force faire (lai) ****
5. Ay mi! Dame de valour (virelai) ****
6. Afonso X - pero que seja a gente (virelai) *** **
7. Anônimo - Venite a Laudare (Lauda Spirituale) *** ***
8. Anônimo - Pange melos lacrimosum (Geisselied) *
9. Anônimo - In Pro (estampita) *** ****
intérpretes:
* Boston Camerata/Joel Cohen
** Alla Francesca
*** Les jardins de Courtoisisanne Delafosse-Quentin
**** Emmanuel Bonnardot/canto e vièle
*** ** La Capella Reial de Catalunya/Jordi Savall
*** *** Obsidienne/Emmanuel Bonardot
*** **** Pierre Hamon/flauta-doce
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CROCKER, Richard. A History of Musical Style. NY: Dover, 1986, p. 47-62
CAPELÃO, André. Tratado do amor Cortês. SP: Martins fontes, 2000
SPINA,m Segismundo. a lírica Trovadoresca. SP: EDUSP, 1991
Cantigas de Santa Maria. Disponível em: http://www.pbm.com/~lindahl/cantigas/ -
- Feriado: SEMANA SANTA - Não haverá aula
-
Aula 5 - Polifonia c.1150 - c.1300
1. Prosa: Portum in Ultimo. Codex Calixtinus, c. 1130 *
2. Benedicamus domino. Codex Calixtinus * e ***
4. Gradual: viderunt omnes (organum). Leoninus (Magnus Liber, Codex
Wolffenbüttel) *** e MS São Marcial **
5. Gradual: viderunt Omnes (organum). Perotinus (Magnus Liber, Codex
Wolffenbüttel) ****
6. Alleluia: V. Nativitas (organum). Perotinus (Magnus Liber, Codex
Wolffenbüttel) *****
7. Kyrie ***
* Anonymous 4
** Ensemble Gilles Binchois/Dominique Vellard
*** Ensemble Organum/Marcel Pèrés
**** The Early Music consort of London/David Munrow
*****The Hilliard ensemble/Paul HillierREFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CROCKER, Richard. Parisian Leadership in Part Music. In: A History of Musical Style: NY: Dover, 1986, p. 63-105
CROCKER, Richard. French Polyphony of the 13th Century. In: The New Oxford History of Music. NY: Oxford University Press, 1990, p. 636-678
GARLANDIA, Johannes. De musica mensurabili. In: STRUNK, Oliver. Source Readings in Music History . NY: Norton, 1998, p. 223-226
COLONIA, Franco. Ars cantus mensurabilis. In: STRUNK, Oliver. Source Readings in Music History. NY: Norton, 1998, p. 226-245 -
Aula 6 - Moteto: 1150-145001. Codex Montpellier - moteto 185 (Ne sai que je die / Johanne) *02. Codex Montpellier - moteto 256 (entre Copin / Je me cuidoio / Bele Ysabelos) *03. Guillaume de Machaut - moteto 4 - triplum (De bon Espoir) **04. moteto 4 - motetus (Puis que la douce rousée) **05. moteto 4 - completo (De bon Espoir/puis que la douce **rousée/speravi)06. Guillaume de Machaut - Kyrie (Missa de Notre Dame) ***07. hoquetus "in seculum " (Codex Bamberg) ***** Anonymous 4** Ensemble Musica Nova*** Ensemble Organum / Marcel Pèrés**** Theatre of Voices / Paul HillierREFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:CROCKER, Richard. A History of Musical Style. NY: Dover, 1986, p. 121-153
-
PALESTRA
Palestra: Prof.Pedro Diniz: Notação Musical nos Séculos XII a XIV -
- Feriado - TIRADENTES - Não haverá aula
-
- PROVA (P1)
-
Aula - 7: "Ars Nova" - Formas Profanas Franco-Burgundas e Italianas, c. 1350-1450
05. Guillaume de Machaut - ballade "De toutes flours n'avoit" *
06. Maestro Piero - caccia "Or qua, ompagni" *
07. Francesco Landini - virelai "Adiu, adiu dous dame" *
08. Francesco Landini - ballata "Ecco la primavera" *
09. Magister Zacharias - balata "Ad ogne vento" **
10. Johannes Cicconia - ballata "O rosa bella" *
11. Guillaume Dufay - chanson "bon jour, bon mois" ***
12. Gilles Binchois - chanson "Filles a marier" ****13. Gilles Binchois - moteto "Te Deum" *** **
* Alla Francesca
** Mala Punica/Pedro Memelsdorff
*** Allégorie
**** Ensemble Gilles Binchois/Dominique Vellard
*** ** Ensemble Chant 1450 -
Aula 8 - Estilos musicais c.1450 - c.1500
01. Johannes Ockeghem. Moteto "Ave Maria" *
02. Josquin Desprez. Moteto "Ave maria" **
03. Josquin Desprez. Chanson "Petite Camusette" ***
04. Constanzo Festa. Frottolla "Quando ritrovo la mia pastorella" ****
05. Joan Ambrosio Dalza. Intabolatura di liuto *** **
06. Tielman Susato. Allemaigne *** ***
07. Diego de Ortiz. Glosas sobre "Romanesca" *** *** *
08. Tielman Susato. La Morisque *** ***
09. Claudin de Sermisy. Je n'ay point plus d'affection***
10. Claudin de Sermisy. Je n'ay point plus d'affection (instrumental)***11. Anônimo, séc. XVI. De che le morta mia signora (Biblioteca Marciana, Veneza)
intérpretes:
* Oxford Camerata/Jeremy Summerly
** La chapelle Royale/Philippe Herreweghe
*** Ensemble Clement Jannequin/Dominique Visse
**** Huelgas Ensemble/Paul van Nevel
*** ** Pier Luigi Polato (alaúde)
*** *** Piffaro/Joan Kimball & Robert Wiemken
*** *** * Lachrimae Consort/Philippe Fourlon
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CROCKER, Richard. A History of Musical Style. NY: Dover, 1986, p. 154-190 -
Aula 09 - Música vocal italiana 1530-1600: música profana
LASSO, O. DI. Susanne un jour (texto: Guillaume Gueroult)
VERDELOT, P. Ultimi miei sospiri
RORE, C. Anchor che col partire (texto: Alfonso d’Avalos, Marquis del Vasto)
MARENZIO, L. Cruda Amarilli
VICENTINO, N. Laura che’l verde lauro
GESUALDO, C. Luci serene e chiare
REFERÊNCIAS
ATLAS, A. W. Renaissance Music. New York: W.W. Norton, ©1998, p. 421.
BROWN, H. M. Music in the Renaissance. Englewood Cliffs: Prentice Hall, ©1976.
CROCKER, R. L. Diffusion of Franco Flemish Style. In: A History of Musical Style. New York: Dover, ©1986, p. 182-220
MICHELS, U. Atlas de música, I. Madrid: Alianza Editorial, ©1977, p. 255. -
- Feriado: Corpus Christi - Não haverá aula
-
Aula 10 - Música Instrumental Elisabetana
Thomas Morley - fantasia "la rondinella" (bicinia)*Anthony Holborne - pavan "paradizo"**Anthony Holborne - galliard "the sighes" **John Bull - In nomine (Musica Britannica n° 12)***John Bull - jigg "The King's Hunt" ****William Byrd -fantasia a 6 n° 1
***William Byrd - Browning "The leaves be green"
***John Dowland - The most honourable Earl of Essex his Galliard *** **John Dowland - canção "Can she excuse my wrongs" (sobre a galliarda anterior) *** ***Áudios extras (não ouvidos na aula!)John Dowland -pavana "semper Dowland, semper dolens" (de "Seven Teares") **William Byrd - fantasia para cravo
****** Marion Verbrüggen/Anneke Uittenbosch, flautas-doces** Hesperion XX/Jordi Savall*** Capriccio stravagante/ Skip Sempé**** Pierre Hantaï, cravo***** Gustav Leonhardt, cravo*** ** Nigel North, alaúde*** *** Andreas Scholl, contratenor/Edin Karamazov, alaúde -
Aula 11 - Estilo Concertato (Veneza) e Estilo Fantástico
FRESCOBALDI, Girolamo. Canzona seconda detta "la Bernardinia"GABRIELI, Andrea. Caro dolce ben mio (madrigale passeggiato da Giovanni Bassano)FRESCOBALDI, Girolamo. Toccata IX "non senza fatiga si giunge al fine"CASTELO, Dario. Sonata I de “Sonate concertate in stil moderno”, Lib. II (Veneza, 1629)Sonata XIV a 4 (1629)SCHÜTZ, Heinrich. Domine, labia mea aperies, de Symphoniae Sacrae I (Dresden,1629)GABRIELI, Giovanni. Magnificat a 33
GABRIELI, Giovanni. Canzon in echo duodecimi toni a 10 (Canzoni e Sonate, 1615)REFERÊNCIAS
BURMESTER, H. R. B. Aspectos do stylus phantasticus nas tocatas para tiorba de G.G. Kapsberger (c. 1580-1651). Disponível em: http://ufpr.academia.edu/RogerBurmester/Papers/368418/Aspectos_do_stylus_phantasticus_nas_tocatas_para_tiorba_de_G.G._Kapsberger_c.1580-1651_ Acesso: maio 2011.
CROCKER, R. L. Diffusion of Franco Flemish Style; New Italian Dramatic Styles. In: A History of Musical Style. New York: Dover,1986, p. 188-190, 216-219 e p. 243-248.
MICHELS, U. Atlas de música, I. Madrid: Alianza Editorial, ©1977, p. 251, 26F1, 265. -
Palestra - Professor Fernando Schlitler: Musica Theorica em Speculum Musicae, de Jacobus Leodiensis (Século XIV)