Programação

  • Tópico 1

    INTRODUÇÃO

    Tópicos propostos:

    1) Contraponto dodecafônico. Série e suas possibilidades. Teoria dos conjuntos. Complementaridade de hexacordes. Obras dodecafônicas de Webern, Schoenberg e Berg.

    2) Messiaen: 

    • serialismo integral;
    • modos de transposição limitada.

    3) Boulez e a crise do serialismo.

    4) Ligeti e a "micropolifonia".

    BIBLIOGRAFIA

    AVALIAÇÃO

    trabalho: elaboração de obra segundo principio serial, acompanhado das tabelas referentes aos parâmetros selecionados.


  • Tópico 2

    Dodecafonismo

    • A série: hexacordes, tetracordes, tricordes.
    • Matriz serial. As linhas (sentido horizontal) são transposições da série; as colunas (sentido vertical) são inversões da série. Enquanto as versões por transposição são mapeadas pelo mesmo intervalo, as versões inversas são mapeadas pela mesma soma de seus componentes ordenados (ver slide Contraponto Dodecafônico, Salles 2015).
    Relações entre hexacordes (não ordenados)
    • Complementaridade
    • Transposição
    • Inversão
    • Relação Z
    • Invariâncias (sons comuns)
    Bibliografia

    • ALEGANT, B. Cross-Partitions as harmony and voice-leading in twelve-tone music. In: Music Theory Spectrum, v. 23, n. 1, pp. 1-40, Spring 2001
    • BENITEZ, V. A Creative Legacy: Messiaen as teacher of analysis. In: College Music Symposium, v. 40, pp. 117-139, 2000.
    • BOYNTON, N. Formal combinations in Webern’s Variations Op. 30. In: Music Analysis, v. 14, n. 2/3, pp. 193-220, 1995.
    • FERRAZ, S. Música e repetição: a diferença da composição contemporânea. São Paulo: Educ/Fapesp, 1998.
    • GRIFFITHS, P. Anton Webern. In: Segunda Escola Vienense. Série The New Grove. Porto Alegre: L&PM, 1990.
    • HYDE, M. The Telltale Sketches: Harmonic Structure in Schoenberg's Twelve-Tone Method. In: The Musical Quarterly, v. 66, n.4, pp. 560-80, 1980.
    • MARTINO, D. The source set and its aggregate formations. In: Journal of Music Theory, v. 5, pp. 224-73, 1961.
    • OLIVEIRA, J. P. Teoria analítica da música do século XX. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1998.
    • PERLE, G. Serial composition and atonality: an introduction to the Music of Schoenberg, Berg and Webern. 6th ed. Berkeley: University of California Press, 1991.
    • ___. Twelve-tone tonality. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1996.
    • POUSSEUR, H. Stravinsky selon Webern selon Stravinsky. In: Musique en Jeu, n. 4, pp. 21-47, 1971.
    • POUSSEUR, H. e CLEMENTS, M. Stravinsky by Way of Webern: The Consistency of a Syntax. In: Perspectives in New Music, v. 10, n. 2, pp. 13-51, 1972.
    • ______ . Stravinsky by Way of Webern: The Consistency of a Syntax (2). In: Perspectives in New Music, v. 11, n. 1, pp. 112-145, 1972.
    • REID, J. Properties of the set explored in Webern’s variations Op. 30. In: Perspectives in new Music, v. 12, n. ½, pp. 344-350, 1973.
    • SCHOENBERG, A. “Composition with twelve tones”. In: Style and Idea. New York: Philosophical Library, 1950, pp. 102-143.
    • STRAUS, J. Introduction to post-tonal theory. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1990.
    • WEBERN, A. O caminho para a música nova. São Paulo: Novas Metas, 1984.

  • Tópico 3

    Sobre a existência de sociedades complexas na Amazônia:

    http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-05082008-104113/pt-br.php

    http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/as_cidades_perdidas_da_amazonia.html


  • Tópico 4

    Messiaen: modos de valores e intensidades.

  • Tópico 5

    Organicidade (lembrando uma palestra na UNIRIO)

    • Bach 
    • Stravinsky 
    • Ligeti
    Formas de coerência em larga escala

    Sagração: Técnicas de montagem; canto de pássaro; 

    Contraponto em camadas: objetos sonoros com perfis bem-definidos e heterogêneos (como na oposição "mancha x ponto"): melodias (ou fragmentos melódicos) diatônicas; intervalos sustentados por dois sopros; trilos; notas repetidas; figurações em ziguezague com intervalos variáveis.

    Música Ricercata: quase minimalista: a inclusão progressiva de notas diferentes é regulada pelo processo rítmico; as combinações com poucas notas são combinadas em vários registros. 

    Exercícios combinando objetos musicais díspares: contraponto em camadas. Análise de "Myth" (de Makrokosmos III, de George Crumb).

    Leituras: Música Eletroacústica: História e Estéticas (Flô Menezes, org.):

    1) Menezes, Flo: " O impasse da música serial", pp, 37-42;

    2) Dahlhaus, Carl. "Problemas estéticos da música eletrônica".

  • Tópico 6

  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10