Diagrama de temas

  • Leitura Programada 1: Ulpiano Bezerra de Meneses

  • Seminário 1:Ruskin e Viollet-le-Duc

    2.1.1.    Seminário 1: J. Ruskin. A Lâmpada da Memória, Cotia, Ateliê, 2008, pp. 51 a 85.; E. E.Viollet-le-Duc. Restauração, Cotia, Ateliê, 2000, pp. 29-70.


  • Seminário 2: M. C. Londres Fonseca.

  • Leitura Programada 2: Carta de Veneza; Cesare Brandi

    • C. Brandi, Teoria da Restauração, Cotia, Ateliê, 2004, Capítulo 1, pp. 25-33.

      Ver também: 

      BASILE, Giuseppe. “A Atualidade da Teoria da Restauração de Cesare Brandi: Alguns Exemplos”, Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, 2004, n. 16, pp. 143-146.

      ______. Breve perfil de Cesare Brandi, Desígnio, 2006 (2007), n. 6, pp. 49-56.

      KÜHL, Beatriz Mugayar. Brandi e a teoria da restauração, Pós. Revista do programa de pós-graduação em arquitetura e urbanismo da FAUUSP, 2007, n. 21, pp. 198-211.

      http://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43516/47138


    • Ver também:

      Kühl, Beatriz Mugayar. 

      ______. Notas sobre a Carta de Veneza. Anais do Museu Paulista, Dez 2010, vol.18, no.2, p.287-320. ISSN 0101-4714
                      http://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5539/7069

  • Leitura Programada 3: Marly Rodrigues

  • Leitura Programada 4: Nascimento_Scifoni

  • Seminário 3: Choay

    • Seminário 3: F. Choay, O Patrimônio em questão, Belo Horizonte, Fino Traço, 2011, pp. 9-43.


  • Tema 8

  • Tema 9

  • Tema 10

    • A primeira avaliação será feita por meio da entrega de textos individuais, abarcando as questões propostas para a prova que deverão ser entregues no AUH ou no Stoa até dia 15/05.

      Enunciado:

      Responda a duas das questões enunciadas e desenvolva-as. A questão 1 é obrigatória; a outra, deve ser escolhida entre a 2 e a 3.

      Notem que não se exigem respostas factuais, mas, sim, dissertativas, desenvolvendo os temas a partir dos textos estudados e de modo condizente com o tempo da prova.

      1. Discorra sobre aspectos da preservação de bens culturais como sistematizados no Brasil com a criação do SPHAN em 1937, conforme as análises de Cecília L. Fonseca (2º seminário); evidencie critérios de identificação dos bens culturais e a forma de atuação nos edifícios do passado, ilustrando o problema através de um dos exemplos sugeridos para leitura (item 2.3 do programa).

      2. Discuta a diferenciação entre história e memória como explicitada por Ulpiano B. de Meneses em seu texto “A História, cativa da memória?” (Revista do IEB, texto da 1ª leitura programada) e sua repercussão na preservação de bens culturais, evidenciando a forma de estruturação do texto e os argumentos invocados pelo autor.

      3. Analise as principais proposições de Viollet-le-Duc para a restauração, contrapondo-as às visões de John Ruskin sobre o tema, usando como referência os respectivos textos (Restauração e A Lâmpada da Memória, 1º seminário), examinando os argumentos utilizados pelos autores.