Avaliação 1
A primeira avaliação será feita por meio da entrega de textos individuais, abarcando as questões propostas para a prova que deverão ser entregues no AUH ou no Stoa até dia 15/05.
Enunciado:
Responda a duas das questões enunciadas e desenvolva-as. A questão 1 é obrigatória; a outra, deve ser escolhida entre a 2 e a 3.
Notem que não se exigem respostas factuais, mas, sim, dissertativas, desenvolvendo os temas a partir dos textos estudados e de modo condizente com o tempo da prova.
1. Discorra sobre aspectos da preservação de bens culturais como sistematizados no Brasil com a criação do SPHAN em 1937, conforme as análises de Cecília L. Fonseca (2º seminário); evidencie critérios de identificação dos bens culturais e a forma de atuação nos edifícios do passado, ilustrando o problema através de um dos exemplos sugeridos para leitura (item 2.3 do programa).
2. Discuta a diferenciação entre história e memória como explicitada por Ulpiano B. de Meneses em seu texto “A História, cativa da memória?” (Revista do IEB, texto da 1ª leitura programada) e sua repercussão na preservação de bens culturais, evidenciando a forma de estruturação do texto e os argumentos invocados pelo autor.
3. Analise as principais proposições de Viollet-le-Duc para a restauração, contrapondo-as às visões de John Ruskin sobre o tema, usando como referência os respectivos textos (Restauração e A Lâmpada da Memória, 1º seminário), examinando os argumentos utilizados pelos autores.