Programação
Atividades de avaliação da disciplina
ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO
DISCUSSÃO DE DOIS TEXTOS EM CONJUNTO COM HISTORIA DA ARQUITETURA
2 pontos (um ponto para cada texto)
um encontro seria quarta feira, dia 29 de março e outro numa sexta feira(26 de maio Historia da Arquitetura).
Entrega de fichamento com referencia bibliográfica, apresentação do texto e autor, idéias centrais e comentários: 2 páginas por texto
TRABALHO EM GRUPO SOBRE RUAS E PERCURSOS EM SAO PAULO
07 pontos
Ruas e percursos: movimentos sociais em São Paulo séculos XIX ao XXI
I. fim XIX e primeira metade XX
Caifazes e abolição
As greves de 1917
A guerra 1924
A revolução de 1932
Carnaval na belle époque
II.segunda metade XX
Flavio de Carvalho e new look de verão
Marcha com Deus e família 1964
Maria Antônia em 1968
Diretas Já 1984
Movimentos de moradia
III.seculo XXI
Marcha com Jesus
Parada Gay
Movimento passe livre/ jornadas de junho 2013
monumento marighela
Ghost Bikes
Marcha das vadias
Marchas pro impeachment
O trabalho deverá apresentar e analisar um dos movimentos sociais indicados. A reflexão deverá articular o movimento, seus objetivos e práticas com os usos e apropriações realizadas nas e pelas ruas. Deverão ser incluídos como elementos de análise referências à cidade, espaço construído e apropriado assim como problematizar o significado da rua como espaço público.
Todos os grupos deverão espacializar o tema abordado de forma que ao final do semestre tenhamos produzido um mapa que apresente todos os movimentos e produza uma leitura da cidade.
Cada grupo terá que indicar as ruas e percursos apropriados pelo movimento estudado e selecionar outras marcações que permitam compreender as práticas e questões associadas ao objeto estudado (edifícios, pontos simbólicos, produzir interferências na base cartográfica, conexões com outros espaços e lugares da cidade, etc, etc)
Trabalho constará de:
1 texto de 5 a 10 páginas apresentando o tema, o recorte adotado com discussão bibliográfica, desenvolvimento e conclusão
2 pelo menos um atendimento com monitores/professor
3 inserção de informações na base cartográfica comum
4 produção de cartaz ou lambe
4 apresentação do trabalho
5 dois textos com comentários sobre os outros trabalhos que deverão conter uma avaliação geral e um comentário específico sobre um dos trabalhos apresentados
COMENTÁRIO CRÍTICO
1 ponto
Comentário crítico de 2 textos obrigatórios da disciplina.
Seleção de uma idéia central no argumento do texto selecionado e um comentário sobre ela relacionando com a disciplina texto entre 1 a 2 páginas
Aula 22/03
Apresentação /Capitalismo e modernidade xix
Hobsbawm, E. A era dos impérios, 1875/1914. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988, cap 2
Simmel, G. "A metrópole e a vida mental”
Hobsbawm, E. "Art nouveau”in: Tempos fraturados.São Paulo, Companhia das Letras,2013 pp 142/157
Aula 29/03
Brasil: crise da escravidão, imigração e urbanização. Reformas urbanas e república
Chaloub, Sidney. A cidade febril: cortiços e epidemias na corte imperial. São Paulo, Companhia das Letras, 1986 pp.97/164
Bresciani, M Stella Sanitarismo e configuração do espaço urbano”in: Cordeiro, Simone Lucena(org) Os cortiços de Santa Ifigênia: sanitarismo e urbanização. Arquivo Público, Imprensa Oficial, São Paulo, 2010
Aula 05/04
ATIVIDADE CONJUNTA COM HISTORIA DA ARQUITETURA
aula modernidade
texto Marshall Berman
Data de entrega do fichamento 04/04
Aula 19/04
Imperialismo, Modernidade e modernização: a geração de 30 e o Brasil
Velloso, Monica. História e modernismo. Belo Horizonte, Autêntica, 2010 pp 11/38 e 91/111
Todorov, S.
discussão em sala trabalhos
Aula 26/04
APRESENTAÇÃO TRABALHOS XIX/XX
Cartazes deverão ser afixados nas empenas do corredor das salas de aula
Caifazes e abolição
AZEVEDO, Célia Marinho de. Onda Negra, medo Branco. SP. Anablume, 2004
MACHADO, M. H. P. T. . O Plano e o Pânico. Os Movimentos Sociais na Década da Abolição.. 2o.. ed. São Paulo: EDUSP, 2010
Jornal A Redenção (digital Arquivo Publico do Estado de São Paulo)
QUINTAO, Antonia Aparecida Irmandades negras. outros espaços de luta e resistência. São Paulo, Anablume, 2002
FONTES, Alice Aguiar de Barros. A prática abolicionista em São Pulo: os caifazes(1882-1888). Mestrado Historia, 1976
As greves de 1917
PINHEIRO, Paulo Sergio e HALL, Michael. A classe operária no Brasil. Documentos, v II. São Paulo, Brasiliense
Foot Hardman Nem pátria nem patrão. São Paulo, UNESP, 2002
A guerra 1924
CABANAS, João. A coluna da morte. São Paulo, UNESP,2014 cap I e
Martins, Jose de Souza. Introdução in CABANAS, João. A coluna da morte. São Paulo, UNESP,2014
Doria, Pedro. Tenentes: a guerra civil brasileira. Rio de Janeiro: Record, 2016
A revolução de 1932
Santos, Maro Cabral dos. São Paulo 1932: memória, mito, identidade. São Paulo, Alameda, 2010
artigos de Jose de Souza Martins, Katia Abud
DUARTE, Paulo, Agora nós, crônicas da revolução paulista São Paulo, Imprensa Oficial 2007
Carnaval
SEVCENKO, Nicolau. Orfeu estático da metrópole.SP, Companhia das letras,
SIMSON, Olga Carnaval em branco e negro
SILVA,Zelia Lopes. Os carnavais de rua e de clubs de São Paulo, metamorfoses de uma festa (1923-1938) Livre docência USP, 2008. Ed Unes
FAUSTO, Boris. O crime do restaurante chines
Aula 03/05
Arquitetura e construção nacional
Cavalcanti, Lauro. Moderno e brasileiro: a historia de uma nova linguagem na arquitetura. Rio de Janeiro, Zahar, 2006 pp.17/94
Aula 10/05
Espaço e poder capitalismo e espetáculo
As exposições universais do entre guerras
Espaço e poder nazismo,
Lane, Barbara in Sust, Xavier(org) La arquitetura como simbolo de poder. Barcelona, Tusquets, 1975
Arendt, Hannah. Eichmann em Jerusalém. São Paulo, Companhia das Letras,1999 pp.13/31 e 128/151
Aula 17/05
Espaço e poder cidades,
Vesentini, Jose. A capital da geopolítica. São Paulo, Ática, 1987 pp.123/139
Bomeny, Helena. Utopias de cidade: as capitais do modernismo in Gomes, Angela Castro (org) O Brasil de JK Rio de Janeiro, ed FGV, 2002 (https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/brasilia/trabalhos/HelenaBomeny_Utopiasdecidade.pdf)
Aula 24/05
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS SECULO XX
Os cartazes deverão ser afixados nas empenas do corredor das salas de aula
Dia 26, sexta feira discussão conjunta com História da Arquitetura
Flavio de Carvalho e new look de verão
http://mariantonia.prceu.usp.br/celeuma/?q=revista/4/dossie/flávio-de-carvalho-arqueologia-e-contemporaneidade
CARVALHO, Flavio. A moda e o novo homem
Marcha com Deus e família 1964
Solange de Deus Simões.‘Deus, Pátria e Família: As mulheres no golpe de 1964’)
https://www.youtube.com/watch?v=dzOENN8WiJY
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752005000100012 Marchando com a família, com Deus e pela liberdade – O "13 de Março" das direitas Varia Historia 2005
Revista Estudos Avançados no 80
Maria Antônia em 1968
FERRER, Eliete (org) 68 a geração que queria mudar o mundo: relatos. Brasilia, Imprenta, Comissão da Anistia, 2012
SEVILLANO, Daniel C. Da Maria Antonia a Monte Alegre: movimento estudantil durante o regime militar(1968-1977)
Os acontecimentos da Rua Maria Antonia (2 e 3 de outubro de 1968). São Paulo, FFCLH, 1988
Diretas Já 1984
Henfil Diretas ja. Rio de Janeiro, Record, 1984
Bertoncelo, Edison. A campanha das diretas e a democratização, São Paulo : Humanitas, 2007
Movimentos de moradia
http://www.scielo.br/pdf/op/v18n2/a07v18n2.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n47/v16n47a05.pdf(Maria Gloria GOHN)
KOWARICK, L. (org.). As lutas sociais e a cidade: São Paulo passado e presente. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1988
e professores da FAU: Raquel Rolnik, Renato Cembalist, Paula Santoro,Maria Ruth Amaral de Sampaio, etc, etc
Aula 07/06
Fim das utopias anos 1980
Pierucci, Antonio Carlos. As ciladas da diferença. São Paulo, editora 34, 2013 pp 14/58 e 104/119
Aula 14/06
Culturas locais, culturas globais
Canclini, N A globalização imaginada São Paulo, Iluminuras, 2003 pp.153/166
Bauman
Aula 21/06
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS SECULO XXI
os cartazes deverão ser afixados nas empenas do corredor das salas de aula
Marcha com Jesus
José Rogerio Lopes
Religiões e cidades
Parada Gay
Movimento passe livre/ jornadas de junho 2013
Ghost Bikes
Marcha das vadias
Marchas pro impeachment
runa Mantese de Souza eJosé Guilherme Cantor MagnaniJovens na Me-trópole: etnograas de circuito de lazer, encontro esociabilidaderuna Mantese de Souza eJosé Guilherme Cantor MagnaniJovens na Me-trópole: etnograas de circuito de lazer, encontro esociabilidadeRevista Pontourbe http://pontourbe.revues.org
A cidade no corpo
Diálogos entre corpografia e etnografia
Jovens na Metrópole:Aula 28/06
Desafios da globalização, deslocamentos e contatos: redes sociais, a imigração e refugiados, terrorismo
Silva, Regina Helena (org) Ruas e redes: dinâmicas dos protestosBR. Belo Horizonte, Autêntica, 2014 pp39/67 e 141/187
Bauman, Z video fronteiras do pensamento