Programação

  • A PALESTRA DA PROFA. BEATRIZ FLORENZANO MUDOU DE DATA - FOI ADIANTADA PARA A AULA 5 (30 DE AGOSTO - AUDITÓRIO FAUUSP 8H00) E O SEMINÁRIO 3 (TEXTO PAUL VEYNE) ADIADO PARA A AULA 6 (20 SET) - atenção grupos!!


    VISITA AO CENTRO

    DIA 25 DE OUTUBRO - ENCONTRO NO PATIO DO COLÉGIO ÀS 8H00


    Monitoras:

    Lena Império Hamburguer

    Isabella Basso

  • MÓDULO 1 O SURGIMENTO DAS CIDADES – CONCEITOS E HISTÓRIA

  • AULA 1 Cidades, urbanização e urbanismo: Uma aproximação conceitual

    Leitura indicada CACCIARI, Massimo, “Polis e civitas: a raiz étnica e o conceito dinâmico de cidade”. In: A cidade, Barcelona: GG, 2010, pp. 9-23.

     

    Apresentação do programa e dos objetivos da disciplina, discussão das formas de avaliação e definição dos grupos.

  • AULA 2 Os sentidos da urbanização: Estudos do mundo pré-colombiano

    8H00 Aula    


    10H30 Palestra Prof. Dr. Eduardo Natalino dos Santos (FFLCH USP)

     

    Leitura indicada NATALINO DOS SANTOS, Eduardo, “As tradições históricas indígenas diante da conquista e colonização da América”, Revista de História, n. 150, jul 2004, pp. 157-207.

     


  • AULA 3 A cidade antiga: Do surgimento da polis a Atenas do século V

    Discussão de texto 1 (apresentação grupo 1; debate grupo 5; questões: grupos 3/7/9)

    VERNANT, Jean-Pierre, “O universo espiritual da pólis”. In: As origens do pensamento grego. São Paulo, Difel, 2008, p.34-47.

    GRUPO 1|
    Ana Beatriz N.
    Beatriz Moraes
    Bruna Gil
    Isabela Billi
    Isabela Portinari
    Catherine Beatriz
    Amanda Lima
    Guilherme Lacks

  • AULA 4 O helenismo como um mundo cultural: Alexandria e as fronteiras do Império

    Discussão de texto 2 (apresentação grupo 2; debate grupo 6; questões: grupos 4/8/10)

    LÉVÊQUE, Pierre, “O mundo da conquista: a exploração dos reinos - A urbanização”. In: O mundo helenístico. Lisboa: Edições 70, 1987, pp. 59-73.

    GRUPO 2|
    Henrique Carmona
    Livia Frugoli
    Nathalia Fujii
    Vitoria Hassvani
    Luis H. iida
    Claudia Aires
    Beatriz Sacagni
    Natalia Soffner
    Nathan Britto


  • AULA 5 A cidade no mundo antigo: Cultura material e urbanização

    Palestra Profa. Dra. Maria Beatriz Borba Florenzano (LABECA/ MAE USP) 

     

    Leitura indicada FLORENZANO, M. Beatriz, “Pólis e Oîkos, o Público e o Privado na Grécia Antiga”. Anais do I Simpósio Regional de História Antiga, Rondonópolis, M.T, 2001, pp. 113-118. Republicado em Textos LABECA, fev. 2011, disponível on-line. 


    Na segunda parte da aula, visita ao LABEC/ MAE USP - Exposição A cidade antiga (10h30)


  • AULA 6 Cidades romanas entre Ocidente e Oriente: Roma e o domínio do Mediterrâneo

    Discussão de texto 3 (apresentação grupo 3; debate grupo 7; questões: grupos 5/9/1) 

    VEYNE, Paul, “Onde a vida pública era privada”. In: História da vida privada: do Império Romano ao ano mil. São Paulo: Cia de Bolso, 2012, v.1, pp. 93-111.

    GRUPO 3|                                                                                                                                                               
    Jéssica M.
    Juliana B.
    Leticia K.
    Isabel P.
    Natalia P.
    Mariana L.

    Gabriel C. 

     


  • MÓDULO 2 AS CIDADES E A CONSTRUÇÃO DO OCIDENTE – TEMAS E PERSPECTIVAS

  • AULA 7 Território e cidades na Idade Media: A retomada do mundo urbano e a construção da Europa

    Discussão de texto 4 (apresentação grupo 4; debate grupo 8; questões: grupos 6/10/2)

    LE GOFF, Jacques, “Crescimento e tomada de consciência urbana”. In: O apogeu da cidade medieval, São Paulo: Martins Fontes,1992, pp. 3-54.

    GRUPO 4|                                                                                                                                                                            

    Branca Martins  

    Camila Medeiros

    Isabela Faria

    Júlio H. Bressan

    Luisa Lemes

    Roberta Berardo

    Veridiana Terci

    Missael Akyra  


  • AULA 8 Cidades e urbanização na Reconquista: Hibridismos nas fronteiras no território europeu

    Discussão de texto 5 (apresentação grupo 5; debate grupo 9; questões: grupos 7/1/3)

    DEDIEU, Jean-Pierre, “O refluxo do Islã espanhol” e e DE MATEO, Julio Pores e ESCRIBANO, Dolores de Paz, ”Um passeio pela Toledo Medieval” In: CARDAILLAC, Louis (org.). Toledo, séculos XII-XIII. Muçulmanos, cristãos e judeus: o saber e a tolerância, Rio de Janeiro: Zahar, 1992, pp. 33-47 e pp. 148-154.

     GRUPO 5|  

    Mauricio N.
    Carolina D.
    Daniel F.
    Mariana S.
    Mariana Costa
    Elisa C.
    Pedro Simplico
    Sandro


  • AULA 9 Renascimento e cidades: Rupturas e permanências no espaço urbano

    Discussão de texto 6 (apresentação grupo 6; debate grupo 10; questões: grupos 8/2/4)

    ARGAN, Giulio Carlo, “Cidade ideal e cidade real”. In: História da Arte como história da cidade, São Paulo: Martins Fontes, 1998, pp.73-84.

    GRUPO 6|
    Felipe Lakatos
    Fernanda Gastal
    Guilerme O.
    Gustavo Ribeiro
    Maria Rosa
    Mirela Chiara
    Leornado L.
    Giovanni

  • AULA 10 Renascimento e cidades no Novo Mundo: As cidades pré-colombianas e o ciclo das fundações

    Discussão de texto 7 (apresentação grupo 7; debate grupo 1; questões: grupos 9/3/5)

    GRUZINSKI, Serge, “Renacimiento importado”; “El centro del universo”; “El imposible ‘apartheid’”. In: La ciudad de México, Mexico: Fondo de Cultura, 2014, pp.226-256; pp.263-286; pp.305-346.

    GRUPO 7| 

    Beatriz Barsoumian
    Claudia Kodama
    Jayne Silvestre
    Fernando Toma
    Amanda Limone
    Gabriela T.
    Vitor Sato
    Yuri Sato


  • AULA 11 Visita à Colina Histórica de São Paulo

    VISITA AO CENTRO

    DIA 25 DE OUTUBRO - ENCONTRO NO PATIO DO COLÉGIO ÀS 8H00

     

    Leitura indicada REIS FILHO, Nestor Goulart, Introdução. In: São Paulo: vila, cidade e metrópole. São Paulo: Bank Boston, 2004. pp. 14-31.


  • AULA 12 Cidades capitais e a forma barroca: A representação do poder monárquico na Europa

    Discussão de texto 8 (apresentação grupo 8; debate grupo 2; questões: grupos 10/4/6)

    MUMFORD, Lewis, “A corte, a parada, a capital”. In: A cultura das cidades, Belo Horizonte: Itatiaia, 1961, pp. 84-151.

    GRUPO 8|
    Julia Rosas
    Marina Rigs
    Sofia Tonic
    Martim F
    Michael V. 
    André E.
    Daniela Motta

    Danilo Gomes
    José H. Marsola Jr.

  • AULA 13 Barroco nas Américas: Identidade e contaminações nas cidades americanas

    Discussão de texto 9 (apresentação grupo 9; debate grupo 3; questões: grupos 1/5/7)

    FONSECA, Claudia Damasceno, “Títulos, privilégios e funções urbanas”. In: Arraiais e Vilas del Rei, Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011, pp. 334-372.

    GRUPO 9|
    Aline Assoni
    Giovanna Peres
    Lucas Cazula
    Leonardo Franco
    Roberto Shimoda
    Luiz da Silva
    João Roberto
    Mirella Marques

  • AULA 14 Entre razão e natureza: Expansão urbana e racionalismo iluminista

    Discussão de texto 10 (apresentação grupo 10; debate grupo 4; questões: grupos 2/6/8)

    SENNET, Richard, “O mundo público do Antigo Regime. A plateia: um conjunto de estranhos”. In: O declínio do homem público, São Paulo: Cia das Letras, 1995, pp.67-88.

    GRUPO 10|
    Rogeno Conolly
    Nícolas Lener
    Fabio Hayano
    Gustavo Caracuel
    Tiago Schutzer
    João Laginha
    Beatriz Mello

    Lahayda Dreger

  • AULA 15 Finalização do curso

    EXERCÍCIO em sala – leitura do espaço construído – avaliação EM DUPLA


  • AVALIAÇÃO

    Seminários de texto em grupo: (3,5) [resenha (1,5) + exposição do texto (2,0)]; 

    Questão para 3 textos: (1,5) [cada questão (0,5)]; 

    Debate em grupo (2,0); 

     

    VERNANT

    LÉVÊQUE

    VEYNE

    LE GOFF

    DEDIEU

    ARGAN

    GRUZINSKI

    MUMFORD

    FONSECA

    SENNET

    GRUPO 1

    apresenta

     

    questão

     

    questão

     

    debate

     

    questão

     

    GRUPO 2

     

    apresenta

     

    questão

     

    questão

     

    debate

     

    questão

    GRUPO 3

    questão

     

    apresenta

     

    questão

     

    questão

     

    debate

     

    GRUPO 4

     

    questão

     

    apresenta

     

    questão

     

    questão

     

    debate

    GRUPO 5

    debate

     

    questão

     

    apresenta

     

    questão

     

    questão

     

    GRUPO 6

     

    debate

     

    questão

     

    apresenta

     

    questão

     

    questão

    GRUPO 7

    questão


    debate

     

    questão

     

    apresenta

     

    questão

     

    GRUPO 8

     

     questão

     

    debate

     

    questão

     

    apresenta

     

    questão

    GRUPO 9

    questão

     

    questão

     

    debate

     

    questão

     

    apresenta

     

    GRUPO 10

     

    questão

     

    questão

     

    debate

     

    questão

     

    apresenta

     

    Exercício final em dupla (3,0).

    A média final (10,0) é obtida pela soma das avaliações, conforme apresentado no primeiro dia de aula.