Programação
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Conteúdo
Nesta edição da disciplina propõe-se analisar certos momentos de inflexão da teoria social contemporânea sobre o campo da arquitetura e do urbanismo, refletindo sobre determinadas figurações do espaço, do corpo e do poder na obra do filósofo Michel Foucault e de outros teóricos de inspiração foucaultiana como Gilles Deleuze, Félix Guattari, Judith Butler e Paul B. Preciado.
Com base na participação nas discussões em sala de aula e elaboração de um trabalho final de cunho etnográfico, documental, áudio-visual ou de intervenção artística acerca das problemáticas tratadas ao longo da disciplina.
O foco desta vez é o desdobramento entre determinadas práticas e técnicas espaciais, corporais e políticas e um conjunto de leituras recentes da cidade, da arquitetura e do urbanismo pelo prisma da biopolítica ou de dispositivos de sexualidade, gênero e raça.
Enquanto tal, além de leituras teóricas, a bibliografia incorpora trabalhos importantes em teoria e história da arquitetura e da cidade. Contaremos ainda com a participação de artistas, arquitetos e antropólogos na discussão de projetos específicos de pesquisa e experimentação relacionados ao tema geral da disciplina.
Didática
Aulas expositivas
Leituras e discussões de textos pré-selecionados
Intervenção de convidados: arquitetos, artistas, atrizes, antropólogos
Avaliação
Com base na participação nas discussões em sala de aula e elaboração de um trabalho final de cunho etnográfico, documental, áudio-visual, ou de intervenção artística acerca das problemáticas tratadas ao longo da disciplina.
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Apresentação da disciplina, bibliografia, dinâmica aulas e atividades discentes
Leitura em classe e discussão do texto:Eliane Brum, "E se a classe média de Pinheiros tivesse se omitido?", El País, 24/07/2017
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Aula expositiva, leitura e discussão de textos em aula
Leitura em classe:
Michel Foucault, “O Olho do Poder”, in Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979, pp. 209-228;
Leitura recomendada:
Daniel Defert, “Heterotopia: tribulações de um conceito entre Veneza, Berlim e Los Angeles”, in FOUCAULT, M., O Corpo Utópico, as Heterotopias. São Paulo: n-1 Edições, 2013, pp. 33-55.
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Aula Expositiva, leitura e discussão de textos em classe
Leitura em classe:
Michel Foucault, “O corpo utópico”, in O Corpo Utópico, as Heterotopias. São Paulo: n-1 Ed., 2013, pp. 7-16
Leituras recomendadas:
Michel Foucault, “Heterotopias”, in O Corpo Utópico, as Heterotopias. São Paulo: n-1 Edições, 2013, pp.19-30
Gwendolyn Wright, Michel Foucault: negotiating colonial space. Copenhagen, Center for Urbanity and Aesthetics, 1998, pp. 1-17 (Working papers). -
Palestra e discussão sobre alguns trabalhos do artista
Atendimento sobre os trabalhos finais
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Aula expositiva, leitura e discussão de texto em classe
Leitura em classe:
Michel Foucault, “O Panoptismo”, in Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1977, pp. 173-204
Leitura recomendada:François Beguin, “As maquinarias inglesas do conforto”, in Espaço e Debates, n. 34, ano XI, 1991, pp. 39-54.
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Aula expositiva, leitura e discussão de texto em classe
Leitura em classe:
Alain Corbin, “As estratégias da desodorização”, in Saberes e Odores: o olfato e o imaginário social nos séculos XVIII e XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, pp. 119-145
Leitura recomendada:
Michel Foucault, “A governamentalidade”, in Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979, pp. 277-293
Atendimento sobre os trabalhos finais
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Apresentação trabalhos etnográficos dos pesquisadores do Depto. de Antropologia da FFLCH
Atendimento em torno dos trabalhos finais
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Aula expositiva, leitura e discussão de texto em classe
Leitura em classe:
Michel Foucault, “Método”, in História da Sexualidade 1: a vontade de saber. Rio: Graal, 1988, pp. 88-97;
Leitura recomendada:
Margareth Rago, “A colonização da mulher”, in Do Cabaré ao Lar. Rio: Paz e Terra, 1985, pp. 61-95
Atendimento sobre os trabalhos finais
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Projeção do filme "Tanaka Min à La Borde" (François Pain, 1987, 25min)
Aula expositiva, leitura e discussão de textosLeitura em classe:
Anthony Vidler, “Homes for cyborgs”, in The Architectural Uncanny. Cambridge: MIT Press, 1992, p. 147-164
Leitura recomendada:
Gilles Deleuze e Felix Guattari, “Como criar para si um corpo sem órgãos”, in Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol.3. São Paulo: Editora 34, 1996
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Apresentação e discussão dos trabalhos do grupo
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Atendimento às equipes (FAU, 14hs)
Palestra do antropólogo e linguista Luca Greco - Sorbonne Nouvelle (FAU, 16hs)
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Aula expositiva, leitura e discussão de textos
Leitura em classe:
Paola Berenstein Jacques, “Rizoma”, in Estética da Ginga. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2001, pp. 103-148
Leitura recomendada:
Felix Guattari, “Espaço e corporeidade”, in Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo, Ed. 34, 1992, p. 151-166
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Apresentação do filme "The naked man city" (Marina Lima e Sofia Tomic, 2016)
Discussão com os participantes do projeto (Cia Uzina Uzona/ Oficina + FAU-USP)
Performance de Aurore Zachayus e Marina Lima: "Salão Judith Butl´Hair"
Leitura em classe:Judith Butler, “Inscrições corporais, subversões performativas”, in Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, pp. 185-201
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