Programação

  • AUH 5867 - História da arquitetura e da cidade: teoria e método

    Introdução a distintas abordagens conceituais com vistas a fornecer um arcabouço teórico-metodológico aos alunos com pesquisas na área de concentração História e Fundamentos em Arquitetura e Urbanismo, atentando para as relações entre problemas historiográficos, fontes documentais e referências bibliográficas.


  • Aula 1 Apresentação do curso

    Apresentação do programa, das formas de avaliação e dos temas de pesquisa dos alunos


    dia 7 de agosto

  • MÓDULO 1 – Fazer História

  • Aula 2 Fazer história da arquitetura e da cidade hoje

    Indicação de leitura: SILVA, Joana Mello de Carvalho e CASTRO, Ana Claudia Veiga de. "História e historiografia da arquitetura e da cidade". In: CABRAL, Claudia Costa; COMAS, Carlos Eduardo (Orgs.). Estado da Arte, Anais do IV Enanparq. Porto Alegre: PROPAR UFRGS, 2016. Disponível on-line.


    dia 14 de agosto

    BIBLIOGRAFIA DA AULA

    HISTORIOGRAFIA DA ARQUITETURA

    AZEVEDO, Ricardo Marques de. Antigos modernos: estudos das doutrinas arquitetônicas nos séculos XVII e XVIII. São Paulo: FAUUSP, 2009.

    BANHAM, Reyner. Teoria e projeto na primeira era da máquina. São Paulo: Perspectiva, 1975, p. 93-112.

    COLLINS, Peter. Los ideales de la arquitectura moderna; su evolución (1750-1950). Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1998.

    GINZBURG, Carlo. Relações de força: história, retórica, prova. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

    GRESPAN, Jorge. Revolução Francesa e Iluminismo. São Paulo: Contexto, 2003.

    LASSANCE, Guilherme. Ensino e teoria da arquitetura na França do século XIX: o debate sobre a legitimidade das referências. In OLIVEIRA, Beatriz Santos de ... [ et al] (Orgs.). Leituras em teoria da Arquitetura. v. 1. Rio de Janeiro: Viana & Mosley, 2009, p. 92-112.

    MONTANER, Josep Maria. Arquitetetura e crítica. Barcelona: Gustavo Gili, 2007.

    NOVAIS, Fernando Antonio; SILVA, Rogerio Forastieri da (org.). Nova história em perspectiva. São Paulo: Cosac & Naify, 2011.

    ROCHA-PEIXOTO, Gustavo. A estratégia da aranha ou: da possibilidade de um ensino metahistórico em arquitetura. Rio de Janeiro: Rio Books, 2013.

    WAISMAN, Marina. O interior da arquitetura: historiografia arquitetônica para uso de latino-americanos. São Paulo: Perspectiva, 2013. 

    HISTORIOGRAFIA DA CIDADE

    Sobre o campo da história urbana em geral:

    FREITAG, Bárbara. Teorias da cidade. Campinas: Papirus, 2006

    HALL, Peter, Cidades do amanhã: uma história intelectual do planejamento e do projeto urbanos no século XX (1998). São Paulo: Perspectiva, 2009.

    GORELIK, Adrian, Ciudad. In: ALTAMIRANO, Calos (org.). Términos críticos para un diccionario de sociología de la cultura, Buenos Aires: Paidós, 2002

    GOMES, Marco Aurélio A. F.; PINHEIRO, Eloisa P. (Org.). A Cidade como História; os Arquitetos e a História da Cidade e do Urbanismo. Salvador: EDUFBA; PPGAU/UFBA, 2005

    SCHORSKE, Carl E. A cidade segundo o pensamento europeu - de Voltaire a Spengler. Revista Espaço & Debates, São Paulo: NERU, n. 27, 1989.

    SILVA, Luís Octávio. História urbana: uma revisão da literatura epistemológica em inglês. EURE (Santiago) [online]. 2002, vol.28, n.83, pp.31-44. 

    STAVE, Bruce, The Making of Urban History. Beverly Hills: Sage, 1977

    VELHO, Otavio (Org.) O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar, 1973

    Sobre o campo no Brasil:

    BUENO, Beatriz. Dossiê Caminhos da história da urbanização no Brasil-colônia. Anais do Museu Paulista. São Paulo.. v.20. n.1. p. 11-40. jan.- jun. 2012

    GOMES, M. A. A. F.; FERNANDES, Ana, A Pesquisa Recente em História Urbana no Brasil: percursos e questões. In: PADILHA, Nino. (Org.). Cidade e Urbanismo: História, Teorias e Práticas. Salvador: Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, 1998

    GOMES, Marco Aurélio A. F.; PINHEIRO, Eloisa Petti, Retraçando Percursos: o Papel dos Seminários de História da Cidade e do Urbanismo na Construção de um Campo de Estudos. In: GOMES, Marco Aurélio A. F.; PINHEIRO, Eloisa P. (Org.). A Cidade como História; os Arquitetos e a História da Cidade e do Urbanismo. Salvador: EDUFBA; PPGAU/UFBA, 2005

    FRIDMAN, Fania. Breve história do debate sobre a cidade colonial brasileira. In: FRIDMAN, Fania; ABREU, Mauricio. (Org.). Cidades latino-americanas. Um debate sobre a formação de núcleos urbanos. 1ed. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2010

    PINHEIRO, Eloisa Petti; GOMES, Marco Aurelio A. de Filgueiras. (Org.). A cidade como história. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2005.

    REIS FILHO, Nestor Goulart. Notas sobre a evolução dos estudos de história da urbanização e do urbanismo no Brasil. São Paulo: FAU-USP, 1999.

    Meneses, Ulpiano T. Bezerra de. Morfologia das cidades brasileiras: introdução ao estudo histórico da iconografia urbana. Revista USP: Dossiê Brasil dos viajantes. São Paulo, SP: USP, CCS, n.30, jun./ ago.,1996.




  • Aula 3 Tempo e história

    Seminário 1: KOSELLECK, Reinhart, "Existe uma aceleração da história?". In: Estratos do tempo: estudos sobre a história. Rio de Janeiro: Contraponto/ Ed. Puc-Rio, 2014, pp. 139-164.


    dia 21 de agosto


    BIBLIOGRAFIA DA AULA

    BARROS, José D'Assunção. O tempo dos historiadores. Petrópolis: Vozes, 2013.

    BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

    BRAUDEL, Fernand, “O mediterrâneo e o mundo mediterrâneo à época de Filipe II”. Extraído do prefácio. In: Escritos sobre a história. São Paulo: Perspectiva, 2011,  pp.  13-16.

    DE CERTEAU, Michel. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense, 1982.

    FEBVRE Lucien. Combates pela história. Lisboa: Presença, 1989.

    HARTOG, François. Regimes de historicidade: presenitismo e experiência do tempo. Belo Horizonte: Autentica, 2014.

    KOSELLECK, Reinhart, Estratos do tempo: estudos sobre a história. Rio de Janeiro: Contraponto/ Ed. Puc-Rio, 2014.

    REIS, José Carlos. Escola dos Annales: A inovação em história. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

    ______. História e Teoria. Historicismo, Modernidade, Temporalidade e Verdade. Rio de Janeiro: ed. FGV, 2017.

    NOVAIS, Fernando; DA SILVA, Rogério Forastieri (Orgs.). Nova história em perspectiva. V. 1. São Paulo: Cosac & Naify, 2011.




  • Aula 4 Espaço e história

    Seminário 2: LEPETIT, Bernard. "Das capitais às praças centrais. Mobilidade e centralidade no pensamento econômico francês". In: SALGUEIRO, Heliana Angotti (org.). Cidades capitais do século XIX: racionalidade, cosmopolitismo e transferência de modelos. São Paulo: Edusp, 2001, pp. 41-63.

    dia 28 de agosto


    BIBLIOGRAFIA DA AULA:

    LEPETIT, Bernard. Por uma nova história urbana. São Paulo: Edusp, 2001 (artigos: Arquitetura, geografia, história: usos da escala; É possível uma hermenêutica urbana? e A história leva os atores a sério?)

    REIS, José Carlos. Escola dos Annales. A inovação em História. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

    REVEL, Jacques. Jogos de escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1998 (artigos Revel, Microanalise e construção do social/ Lepetit, Sobre a escala na história).

  • Aula 5 Classe, cultura e sociedade

    Seminário 4: WILLIAMS, Raymond, "A fração Bloomsbury". Plural (Online), São Paulo, v. 6, p. 137-168, dez. 1999 (tradução de MARTINS, Rubens de Oliveira; BARROS, Marta Cavalcante de). Disponível em: http://www.revistas.usp.br/plural/article/view/77127/80996 

    dia 18 de setembro


    BIBLIOGRAFIA DA AULA:

    CEVASCO, Maria Elisa. Para ler Raymond Williams. São Paulo: Boitempo, 2001.

    LÖWY, Michael. E. P. Thompson (1924 – 1993): A Religião dos Trabalhadores, História e Perspectivas, Uberlândia (1), jan./jun. 2014, p. 295-311.

    MAGRIS, Claudio, O romance é concebível sem o mundo moderno?. In: MORETTI, Franco (org.), A Cultura do Romance. Tradução de Denise Bottman. São Paulo: Cosac Naify, 2009. p.999-1028.

    MARTINS, Suely Aparecida, As contribuições teórico-metodológicas de E. P. Thompson: experiência e cultura, Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC. Vol. 2 no 2 (4), agosto-dezembro/2006, p. 113-126.

    PASSIANI, Enio. Afinidades seletivas: uma comparação entre as sociologias da literatura de Pierre Bourdieu e Raymond Williams. Estudos de sociologia, Araraquara, v. 14, n. 27, p. 285-299, 2009.

    PONTES, Heloisa. Círculos de intelectuais e experiencia social. GT Pensamento Social XX Encontro da ANPOCS,  outubro de 1996 (http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_34/rbcs34_04.htm)

    SILVA, Sérgio. Thompson, Marx, os marxistas e os outros. In.: NEGRO, Antônio Luigi; SILVA, Sergio (Orgs.). E. P. Thompson: as peculiaridades dos ingleses e outros artigos. 3. ed. Campinas: Unicamp, 1998. v. 2. (Coleção Textos Didáticos).

    THOMPSON, Edward P. A formação da classe operária inglesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. 3V (Introdução e Cap. Comunidade, v. 1).

    ______. Costumes em comum. São Paulo: Cia das Letras, 2001.

    WILLIAMS, Raymond. Bases e superestrutura na teoria cultural marxista (New Left, 1973). Revista USP, São  Paulo, n.65, p. 210-224, março/maio 2005.

    ______.  O campo e a cidade na história e na literatura (1973). São Paulo: Cia das Letras, 2011.

    ______. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade (1976). São Paulo: Boitempo, 2007.





  • Aula 6 Sujeito e história

    Palestra Profa. Dra. Heloisa Pontes (IFCH UNICAMP)

    Indicação de leitura: PONTES, Heloisa, "Elias, renovador da ciência social” In: WAIZBORT, Leopoldo (Org.). Dossiê Norbert Elias. São Paulo: Edusp, 2001, pp. 17-36.

    Seminário 3: ELIAS, Norbert. “Exemplos de atitudes de corte na Alemanha”; “ A classe média e a nobreza de corte na Alemanha”; “Exemplos literários da relação entre a Intelligentsia de classe média alemã e a corte”. In: O Processo Civilizador. Uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994, pp. 29-46.


    dia 25 de setembro

  • Aula 7 Centro, periferia e a circulação das ideias

    Seminário 5: SCHWARZ, Roberto. "As ideias fora do lugar" (1973). In: Ao vencedor as batatas. São Paulo: Duas Cidades e Editora 34, 2001, pp. 9-32.


    dia 2 de outubro


    BIBLIOGRAFIA DA AULA:

    CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. São Paulo: Martins, 1959, 2v. (Introdução)

    ________. “Literatura e cultura de 1900 a 1945 - Panorama para estrangeiros” e “A literatura na evolução de uma comunidade”. In: Literatura e sociedade. São Paulo: T.A. Queiroz, 2000.

    ________. “Dialética da Malandragem (caracterização das Memórias de um sargento de milícias)”. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, USP, São Paulo, n. 8, 1970, pp.67-89 (republicado em O Discurso e a cidade. São Paulo: Duas Cidades, 1993, pp. 19-53.)

    _________. “O significado de Raízes do Brasil” [1967]. In: HOLANDA, Sergio Buarque. Raízes do Brasil, São Paulo: Cia das Letras, 1997.

    CEVASCO, Maria Elisa e OHATA, Milton. Um mestre na periferia do capitalismo. São Paulo: Cia das Letras, 2007 (artigos indicados: Apresentação; Antonio Candido; Sylvia Lopez; Leopoldo Waizbort; Fernando Novaes, Fernando Henrique Cardoso; Francisco Alembert)

    SCHWARZ, Roberto. “Um seminário de Marx”. In: Sequências Brasileiras. São Paulo: Cia das Letras, 1999.

    WAIZBORT, Leopoldo. A passagem do três ao um: crítica, sociologia, filologia. São Paulo: CosacNaify, 2007.

     

     

     

     

     

     

     


  • Aula 8 Centro, periferia e a noção de transculturação

    Seminário 6: RAMA, Angel. "Os processos de transculturação na narrativa latino-americana" (1974). In: AGUIAR, Flávio e GUARDINI, Sandra (Orgs). Angel Rama: literatura e cultura na América Latina. São Paulo: Edusp, 2001, pp. 209-38. (disponível em: Google Books)


    dia 9 de outubro


    BIBLIOGRAFIA.

    Ángel Rama, explorador de la cultura. (Catálogo de exposição). Montevideo: Centro Cultural de Espanha en Montevideo, 2010.

    AGUIAR, Flávio e GUARDINI, Sandra (Orgs). Angel Rama: literatura e cultura na América Latina. São Paulo: Edusp, 2001, pp. 209-38.

    AGUIAR, Flavio e RODRIGUES, Joana (Ogs.). Ángel Rama: um transculturador do futuro. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 2013.

    BLIXEN, Carina; BARROS-LEMEZ, Alvaro. Cronologia y Bibliografia. Ángel Rama. Fundación Ángel Rama.

    CASTRO, Ana; MELLO, Joana. Cultura urbana sob novas perspectivas. Entrevista com Adrian Gorelik. Novos estudos CEBRAP,  São Paulo, n. 84, p. 235-249, 2009.   <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002009000200013&lng=en&nrm=iso>. access on  14  Oct.  2017.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-33002009000200013.

    GORELIK, Adrián. La Grilla y el Parque. Buenos Aires: Ed. UNQ, 2001.

    LOTUFO, Marcelo F. O papel da teoria da dependência em Roberto Schwarz. Hispania, v. 97, n. 4, dez. 2014, pp. 589-599.

    RAMA, Angel, A cidade das letras (Trad. Emir Sader). São Paulo: Brasiliense, 1986.

    _________, La critica de la cultura en América Latina. Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1985.

    _________, Transculturación narrativa em América Latina. Montevideo: FAR, 1989.

    _________, La ciudad letrada. Montevideo: Arca, 1998.

    ROCCA, P. (Org.), Literatura, Cultura e sociedade na América Latina. Belo Horizonte/ São Paulo: Ed. UFMG/ Humanitas, 2008.



    ATENÇÃO

    o arquivo em português está com problema, salvamos um arquivo do artigo na versão original (em espanhol).

  • Aula 9 Centro, periferia e as leituras do hibridismo cultural

    Seminário 7: CANCLINI, Néstor, "Culturas híbridas, poderes oblíquos" (1990). In: Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2008, pp. 283-350.  


    BIBLIOGRAFIA

    BRAGANÇA, Maurícia de. Entre a transculturação e o hibridismo: uma questão de identidade para a América Latina. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Salvador/ BA - 1 a 5 set 2002.

    GAGLIETTI, Mauro e BARBOSA, Márcia Helena Saldanha, A Questão da Hibridação Cultural em Néstor García Canclini, In: Anais do VIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sul – Passo Fundo/ RS, maio 2007 (disponível on-line) 

    HARVEY, David, A condição pós-moderna. São Paulo: Bertrand, 2001.

    JAMESON, Frederic, Pós-modernismo, a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Atica, 1997.

    _______, Pós-modernidade e sociedade do consumo. Novos Estudos, Cebrap, São Paulo, n. 12, jun 1985, p. 16-26.

    dia 30 de outubro

  • MÓDULO 2 – Pensar as fontes

  • Aula 10 A História problema e as fontes históricas

    Seminário 8: LE GOFF, Jacques, "Documento/monumento". História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990, p. 462-478.


    dia 06 de novembro


    BIBLIOGRAFIA


    BURKE, Peter  A escrita da história : novas perspectivas. São Paulo : Editora UNESP, 1992.

    _________. A Escola dos Annales (1929-1989) : a Revolução Francesa da historiografia. São Paulo : Editora UNESP, 1997.

    DOSSIÊ. FAZER HISTÓRIA: O ESTATUTO DAS FONTES E O LUGAR DOS ACERVOS NAS PESQUISAS DE HISTÓRIA DE ARQUITETURA E DA CIDADE NO BRASIL - http://www.redalyc.org/toc.oa?id=%20273%20&numero=49802%20

    CASTRO, Ana Claudia Veiga de; SILVA, Joana Mello de Carvalho e. História e historiografia da arquitetura e da cidade. In: CABRAL, Claudia Costa; COMAS, Carlos Eduardo (orgs.). Anais do IV ENANPARQ, Estado da Arte. Porto Alegre: PROPAR/UFRGS, 2016. Disponível em: https://enanparq2016.files.wordpress.com/2016/09/s42-00-castro-a-mello-j.pdf, consultado em agosto de 2016.

    MENESES, Ulpiano Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, vol. 23, nº 45, jul. 2003, p. 11-36.

    NOVAIS, Fernando e SILVA, Rogério. Introdução. In: ________ (Orgs.). Nova História em perspectiva. São Paulo: Cosac & Naify, 2011, p. 7-70.

    Carla Bassanezi Pinsky, Tania Regina de Luca ; Ana Luisa Martins... [et al.] O historiador e suas fontes. São Paulo : Contexto, 2011.

    PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2008.


    ENTREGA ROTEIRO DO TRABALHO FINAL, CONSIDERANDO OS SEGUINTES ITENS

    ●      Apresentar brevemente a pesquisa e seu problema.

    ●      Apresentar as fontes documentais a serem analisadas no trabalho da disciplina.

    ●      Indicar porque essas fontes são importantes para a pesquisa.

    ●      Definir o que vai abordar especificamente no trabalho a partir dessas fontes.


  • Aula 11 Apresentação e discussão das propostas de trabalho final

    dia 13 de novembro


    14h00-18h00

    Orientação dos trabalhos de:

    Adriana M. C. Dias

    Gabriela K. Cesarino

    Guilherme B. de Souza

    João Carlos Kuhn

    Leonardo D. S. Guimarães

    Luís P. D. Jeronimo

    Maíra A. B. Costa

    Renata M. Siqueira

    Ricardo Lopes Gusmão

    Ricardo R. Assumpção

    Simone do P. Romeo

    Victor M. Minghini

    Victor P. de Prospero

    Yuri Fomin Quevedo














  • Aula 12 Apresentação e discussão das propostas de trabalho final

    dia 27 de novembro


    14h00 às 18h00

    Orientação dos trabalhos de:

    Bianca Manzon Lupo

    Luciano Zoboli

    Luiz G. S. Fernandes

    Alejandra Bruschi

    Gabriela Tamari

    Tânia Knapp da Silva

    Tatiane Oliveira Teles 

    Júlia Savaglia Anversa

    Victor Assuar Panucci

  • ENTREGA DA MONOGRAFIA FINAL

    dia 11 de dezembro